A Toyota confirmou essa semana que vai fazer o maior recall do Brasil para troca dos airbags que apresentam defeitos e que foram fabricados pela empresa Takata, no caso que ficou conhecido como “airbags mortais”. As peças com defeitos foram vendidas para milhões de veículos espalhados pelo mundo, e já foi responsável pela morte de 10 pessoas.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa neste comunicado de recall, serão chamados 538 mil veículos dos modelos Corolla, Etios, Hilux e SW4. A quantidade de veículos que serão chamados de cada modelo serão as seguintes: 223.518 unidades do modelo Corolla, 138.346 do modelo Etios e 176.866 da picape Hilux e do SUV SW4.
A falha que faz com que essa grande quantidade de carros seja chamado para o recall é a peça de metal que tem como principal funcionalidade armazenar o fás que faz com que a bolsa de abra no momento do acidente. A peça com defeito pode acabar trincando com o tempo e também com a umidade.
Esse problema faz com que a bolsa de airbag abra com uma força maior do que deveria, se partindo em pedaços, o que pode atingir os ocupantes, causando uma série de ferimentos mais graves. A empresa Takata já foi responsabilizada diretamente por 10 mortes ao redor do planeta.
Como serão feitos os reparos
A Toyota confirmou que a troca das peças com problemas poderá seguir caminhos diferentes, de acordo com o modelo e com a peça que apresenta o problema. Em alguns modelos, a troca será feita em apenas uma etapa, com a substituição do airbag do motorista.
Nos modelos que for necessária a troca de airbag do passageiro, a troca será realizada em duas etapas diferentes. Na primeira, o airbag será desativado e um adesivo informando que o airbag está desativado temporariamente será fixado. Na segunda etapa, a troca será efetivamente feita e o airbag voltará a funcionar normalmente.
As informações completas deste recall poderão ser obtidas através do site da Toyota.