Duas montadoras confirmaram recall envolvendo o mercado brasileiro. A Toyota já havia anunciado uma chamada global que atingiria cerca de 3,39 milhões de carros, mas o Brasil foi confirmado apenas na semana passada como presente no recall. Já a Renault já divulgou comunicado nos veículos de imprensa convocando os donos do Grand Tour devido a problemas encontrados na tampa do porta-malas do veículo.

Toyota e Renault anunciam recall no Brasil

Toyota

A confirmação da Toyota em relação ao recall aconteceu na última quinta-feira, confirmando que alguns veículos que estão circulando pelas ruas de cidades brasileiras estarão incluídos dentro dos 3,39 milhões de veículos chamados em diversos países. De acordo com o comunicado que foi emitido hoje pela montadora, o problema que está sendo encontrado nos carros é relacionado ao airbag.

Os problemas que estão sendo apontados pela Toyota também afetam outras montadoras, como Nissan, Honda e Mazda. Entretanto, os detalhes relacionados a este recall ainda não foram divulgados pela montadora, sendo que a promessa é de uma divulgação de maiores informações ainda esta semana.

Toyota convoca recall também no Brasil

Até agora, a maioria das informações relacionadas a este recall estão vindo do Japão. Todos os veículos que foram incluídos neste recall foram fabricados entre os anos 2000 e 2004, e o problema apontado diz que o airbag não é aberto corretamente no momento que o carro se envolve em um acidente, o que pode elevar os riscos de ferimento dos motoristas durante o acidente. Os airbags foram fabricados pela mesma empresa, a também japonesa Takata, segundo o ministério.

A Toyota emitiu um comunicado oficial para a agência de notícias Reuters confirmando que deve convocar 1,73 milhão de veículos para o recall: 320.000 no Japão, 580.000 na América do Norte, 490.000 na Europa e 340.000 em outras regiões. Já a Honda afirmou que deve reparar 1,135 milhão de veículos na Ásia, América e África dos modelos Civic e CR-V. Já a Nissan divulgou um recall de 480.000 veículos, sendo 137.000 no Japão. No Brasil, as duas montadoras analisam se há unidades no mercado brasileiro. A Mazda declarou que 45 mil carros seus serão afetados.

Pode ser que alguns veículos da Honda aqui no Brasil também tenham que passar pelo recall, mas a montadora declarou que ainda está analisando os veículos.

Renault

Já a Renault confirmou para o Brasil o recall de mais de 35 mil carros do modelo Grand Tour. De acordo com o comunicado, todos os veículos envolvendo fazem parte da configuração 1.6 16V mecânica e também 2.0 16V mecânica e automática.

Grand Tour n Brasil é convocado para recall

O recall está sendo feito e virtude de um problema no spoiler traseiro, acabamento superior da tampa do porta-malas. A convocação envolve 35.428 veículos fabricados entre agosto de 2005 e junho de 2012 (chassis de 6E149988 a DJ362382).

No comunicado oficial que foi emitido pela montadora existe um risco de que o spoiler se solte, o que pode causar acidentes durante um fluxo de trânsito mais intenso.

A montadora diz que será feito um trabalho de reforço na fixação da peça. O tempo previsto da operação com o carro dos clientes será cerca de 2h30 minutos. Os clientes que se encaixam neste perfil deverão entrar em contato com a Renault através do site www.renault.com.br ou pelo telefone 0800-0555615.