Os procedimentos de recall quase sempre geram danos à imagem das montadoras envolvidas e em muitos casos, podem representar, inclusive, uma queda considerável nas vendas de veículos.

Pois este procedimento, que tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje, inclusive no Brasil, visa evitar que acidentes ocorram em virtude dos problemas e defeitos de fábrica apresentados por modelos.

A “bola da vez” é a Volkswagen, que decidiu convocar um recall para os proprietários do sedã Jetta e do compacto Beetle, sendo que este recall é válido apenas para os consumidores da China e dos Estados Unidos.

O problema

Volkswagen convoca recall para Jetta e Beetle

A Volkswagen informou que o recall para os dois modelos citados anteriormente se tornou necessário em virtude de uma falha apresentada no processo de fabricação, que resultou no problema na suspensão.

A suspensão do total de aproximadamente 1,1 milhão de unidades do Jetta e do Beetle que apresenta problemas é a traseira, podendo ocasionar mau funcionamento e levando a acidentes.

As unidades afetadas

Ainda segundo informações da própria Volkswagen, só nos Estados Unidos, nada menos do que 442.265 unidades do Jetta (de 2011 a 2013) e 41.663 unidades do Beetle (2012 e 2013) foram afetadas.

Na China, o problema afetou um total de 581.090 unidades dos dois modelos, e também algumas do modelo chamado de Sagitar, que é exclusivamente vendido no mercado asiático.

No Canadá também houve unidades afetadas, sendo que o total chega a 126 mil unidades dos dois modelos, que apresentam o mesmo problema na suspensão traseira.

A montadora alemã afirmou que caso alguma destas unidades afetadas sofra uma batida na sua parte lateral traseira, danos poderão ser ocasionados em seus suportes da suspensão traseira.

Se o problema não for percebido pelo proprietário, todo o conjunto da suspensão poderá se quebrar durante o uso do veículo, o que poderá levar a acidentes com danos maiores e mais intensos.

Recall Volks

Os procedimentos

Com a clara intenção de sanar os problemas de fabricação, a Volkswagen pretende que os proprietários dos veículos afetados compareçam a uma concessionária para que seja realizada a inspeção e a possível troca.

Os procedimentos incluem, quando necessário, a instalação de uma parte de metal que fará um barulho diferente caso se quebre, sendo que para os casos em que ela já estiver quebrada, o reparo será feito de modo totalmente gratuito.

Até o momento, a Volkswagen informou que nenhum acidente em decorrência do problema lhe foi reportado, o que reforça que a iniciativa é totalmente preventiva.