A Volkswagen americana anunciou a necessidade de realização de um recall para os modelos VW Tiguan e VW Jetta Hybrid. Estima-se que essa convocação atingirá ao menos 66 mil proprietários desses veículos. Segundo a montadora, serão 62.155 unidades do SUV Tiguan e 3.837 unidades do sedã Jetta Hybrid.
O anuncio foi feito juntamente com a National Highway Traffic Safety (NHTSA), o órgão máximo que regulamenta a situação de segurança dos veículos nos Estados Unidos.
O motivo do recall do Tiguan refere-se a um fusível que pode derreter, comprometendo o funcionamento das luzes externas do veículo. Os veículos afetados foram fabricados entre julho de 2007 e junho de 2011. O ano dos modelos desses veículos varia de 2009 a 2011.
O problema que motivou o recall do Tiguan é o mesmo de outro recall ocorrido recentemente em veículos da montadora.
Já o motivo do recall do sedã Jetta Hybrid é um problema apresentado na transmissão de dupla embreagem, o que poderia afetar a segurança do veículo. Os veículos afetados, segundo a montadora, foram fabricados entre outubro de 2012 e outubro de 2013. Além do problema na transmissão, há também a possibilidade de esses veículos apresentarem aditivos corrosivos no fluido, o que motivaria, eventualmente, a ocorrência de um curto-circuito. Isso aumentaria substancialmente a probabilidade de os veículos sofrerem panes.
Esse é o segundo anúncio de recall feito por uma montadora nos Estados Unidos na última semana. O primeiro envolveu a Acura, que também veio juntamente com a NHTSA para convocar 19.197 proprietários do crossover MDX. Os veículos afetados foram produzidos entre maio e outubro de 2013. O problema apresentado pelos modelos refere-se ao eixo de transmissão, que possui parafusos mal fixados. Isso representaria um perigo muito grande aos usuários do veículo, já que aumentaria substancialmente o risco de acidentes.
Esses dois casos mostram como é importante a atuação de um órgão de regulamentação como o NHTSA americano, e também, infelizmente, demonstra com a frequência com que tais recalls ocorrem, os métodos de produção dos veículos precisam ter melhorados seus sistemas de segurança, pois os problemas citados, nestes dois casos recentes, representam altos riscos de acidentes, o que diminui a segurança dos proprietários e dos passageiros.
No Brasil, o órgão equivalente seria o DENTRAN (Departamento Nacional de Trânsito), e segundo ele, por aqui, muitos proprietários não atendem aos chamados de recall, contrariando o bom senso. Nos Estados Unidos, ao contrário daqui, os proprietários comparecem quase que em sua totalidade quando são convocados pelas montadoras.