Como tem se tornado prática comum nos últimos anos, sempre que uma montadora identifica alguma falha técnica de fabricação em seus veículos que pode comprometer a segurança de seus consumidores, é realizado um recall para que a falha (ou as falhas) seja sanada.

Pois foi exatamente o que ocorreu com a Volvo, que divulgou no dia 17 de dezembro último, uma convocação para os proprietários dos seguintes modelos: o utilitário XC60 e o sedã S60.

Segundo a montadora sueca, o recall afetará cerca de 120 veículos produzidos no inicio de 2012 (os XC60 entre 26/01 e 12/02; os S60 em 12/02). A nota de convocação diz que o problema detectado refere-se ao risco de formação de estalactites no assoalho externo da carroceria. Isso resulta do processo de aplicação e da secagem do produto de proteção antirruído dos veículos.

Volvo XC60

Essa falha afeta a segurança dos veículos, pois pode gerar um atrito com a linha de combustível localizada na parte inferior do veículo. Esse atrito pode causar vazamento de combustível, o que aumenta os riscos de incêndio.

Aos consumidores que atenderem à convocação para a realização do recall, serão feitas verificações em seus veículos para conferir se há necessidade de remover as estalactites do assoalho externo e também se há necessidade de se trocar a linha de combustível localizada na parte inferior externa dos veículos.

A Volvo afirma que nenhum incidente em decorrência dessa falha foi detectado até o momento e que a medida preventiva visa minimizar os riscos aos consumidores desses modelos, já que agindo desse modo, não há riscos de que problemas maiores ocorram num futuro breve.

Volvo S60

Tanto o SUV XC60 quanto o sedã S60 são duas apostas da montadora sueca para recuperar o fôlego perdido nos últimos anos dentro do mercado brasileiro. O utilitário, para competir com modelos similares das alemãs Mercedes-Benz e BMW, e o sedã para competir com similares dessas montadoras europeias e com os asiáticos que vêm fazendo muito sucesso e roubando espaço da Volvo por aqui. Porém, esse tipo de noticia não contribui muito para a imagem da Volvo junto aos consumidores, já que para esses casos, aquela velha máxima de que “qualquer publicidade” é boa não se aplica. Resta torcer para que todos os proprietários convocados respondam ao chamado e que nenhuma ocorrência grave ocorra, pois isso sim seria considerado um desastre, não só para as pretensões da montadora sueca, mas principalmente para as pessoas envolvidas.