Uma notícia chamou a atenção de quem acompanha o mercado de motocicletas: a Yamaha anunciou um recall para a XTZ 150 Crosser, que foi simplesmente o seu maior lançamento em 2014.
Como normalmente ocorre com este tipo de processo, o recall convocado pela Yamaha indica que se trata de uma ação preventiva, já que nenhum acidente com vítimas foi registrado por conta do problema.
O problema
O comunicado oficial feito pela Yamaha indica que o recall da XTZ 150 Crosser tem a ver com uma falha de fabricação localizada no cubo que faz parte do conjunto da roda traseira da motocicleta.
Por conta de um erro de fabricação que não estava previsto no projeto original, os raios da roda traseira simplesmente podem se quebrar, o que irá causar grande instabilidade e poderá levar a acidentes graves.
As versões afetadas
Segundo informações da própria Yamaha, as versões afetadas pelo recall são as seguintes: a versão mais completa, a XTZ 150 Crosser ED e a versão intermediária, a XTZ 150 Crosser E.
A numeração de chassis afetada pelo recall para a versão ED vai do número 9C6DG2510F0000101 ao número 9C6DG2510F0026300, enquanto que a numeração de chassis afetada pelo recall para a versão E vai do número 9C6DG2520F0000101 ao número 9C6DG2520F0005600.
A Yamaha afirmou que o tempo médio para que os reparos necessários sejam feitos é de 1 hora, sendo que o que será feito será a troca do conjunto da roda traseira, para evitar acidentes.
A montadora japonesa disponibilizou um telefone aos proprietários para que informações possam ser obtidas e também para que agendamentos sejam realizados, sendo que este telefone é o seguinte: 0800 7743738.
Um grande lançamento
Lançada no mercado brasileiro com grande alarde no ano passado, a Yamaha XTZ 150 rapidamente se tornou um grande sucesso de vendas dentro do Brasil, atingindo a terceira posição dentro de seu segmento.
O modelo ficou atrás em vendas apenas de dois modelos da rival Honda, a NXR Bros 150, que é a campeã disparada e a XRE 300, que também apresenta boa aceitação.
Com este processo de recall, como normalmente ocorre, é bem provável que a imagem do modelo acabe ficando um tanto arranhada, o que pode acabar se refletindo nas vendas, que poderão cair.
Mas como se trata de um processo preventivo, e como a Yamaha prontamente se movimentou para sanar as dificuldades, pode ser que a imagem não fique tão arranhada assim.