Não tem jeito, em praticamente todos os carros e motos, sempre existe algum defeito de fabricação que acaba passando despercebido na fase de desenvolvimento e montagem do veículo e que é percebido apenas com o uso diário e possíveis problemas que acontecem por causa do defeito em questão.
E é exatamente por causa disso que existem os recalls, chamadas feitas pelas montadoras que convocam todos os seus veículos que podem apresentar defeitos para realizar o conserto ou substituição gratuita da peça ou peças que estão dando defeito e inclusive podem apresentar riscos graves para os ocupantes do veículo.
E a montadora da vez a convocar as suas peças para um recall foi a Yamaha, que na última quinta-feira (30) anunciou que sua nova YZF-R3 modelo 2016 pode apresentar alguns defeitos em peças que devem ser trocadas.
A motocicleta em questão é uma versão de baixa cilindrada da tradicional R1 da marca, contando assim com um motor de 320,6 cc, e é considerada uma rival da Kawasaki Ninja 300. No Brasil, a moto da Yamaha começou a ser vendida apenas em setembro de 2015.
O recall da R3 da Yamaha
Os chassis das motocicletas convocadas para o recall são os seguintes. Da YZF-R3 vai de 9C6RH0910H0000101 a 9C6RH0910G0002140 e da YZF-R3A vai de 9C6RH0920G0000101 a 9C6RH0920G0001220.
Segundo informações divulgadas pela fabricante, algumas motocicletas dos modelos mencionados acima apresentam montagem incorreta do anel de trava do eixo de câmbio e também apresentam inconformidades tanto em sua bomba de óleo quanto na placa da embreagem.
Esse problema em questão pode resultar no travamento do motor ou da roda traseira e também na perda de dirigibilidade por causa da dificuldade que pode aparecer para a troca das marchas. Tudo isso é responsável por aumentar o risco de acidentes e também de lesões não só ao piloto da motocicleta, como também de terceiros que possam estar envolvidos em acidentes.
As motocicletas que forem convocadas para o recall devem agendar o quanto antes o reparo das peças que apresentam problemas. O conserto do veículo é completamente gratuito e deve levar cerca de duas horas, que vão servir para que seja realizada a troca da bomba de óleo e também da placa de embreagem.
Além disso, a vistoria no câmbio para a busca de possíveis problemas vai levar apenas 12 minutos. Porém, caso seja confirmado que o veículo apresenta problemas de montagem, o conserto total do câmbio vai levar mais cinco horas.
É de extrema importância que, caso a sua moto seja convocada, você saiba a importância de comparecer ao recall o quanto antes. Isso porque qualquer defeito que um veículo apresente é considerado algo sério, por mais simples que ele possa parecer. Isso porque qualquer alteração indevida na produção de uma motocicleta pode ser a responsável por causar acidentes que podem ser muito graves e inclusive envolver danos físicos e materiais para o motorista e também para terceiros.