A picape BYD Shark recebeu 5 estrelas em um recente teste de segurança e proteção de motoristas e passageiros. De acordo com as informações que foram divulgadas, o veículo, que também está disponível no Brasil, foi testado na Austrália, pelo órgão regulador local, o ANCAP. Apesar da nota máxima, algumas ressalvas foram feitas.
De uma forma geral, o resultado final obtido pelo conjunto de testes foi de 5 estrelas, o máximo possível. Destaque para a performance positiva de determinados quesitos, incluindo o de ocupantes adultos e da avaliação do sistema de assistência de segurança, onde a picape registrou pontuações de 85% e 86%, respectivamente.
Mas, apesar da nota máxima, a entidade fez alguns apontamentos e críticas dos responsáveis pelos testes. No caso de colisão, por exemplo, tanto com outros veículos quanto com pedestres, o peso em ordem de marcha de 2.710 kg e o design frontal quadrado. O relatório indica que o veículo, pelo seu tamanho acima da média, representa um risco maior para os ocupantes dos outros veículos.
Outras críticas que foram feitas pelos avaliadores estão relacionadas às provas de proteção para ocupantes infantis. O ANCAP chegou a registrar 95% de proteção, mas alterou a nota no último minuto por conta de complicações no funcionamento do sistema de detecção de presença infantil (CPD). Esse é um sistema que aciona o resfriamento interno do carro caso seja detectada uma pessoa sentada no banco de trás depois que o carro desliga e as portas são trancadas.
A entidade afirmou que o sistema "não atende aos requisitos funcionais da ANCAP", resultando em uma pontuação zero para essa área de avaliação.
Com os apontamentos, o resultado final foi de 87% de aproveitamento em todos os quesitos.