Os testes com o carro que anda sozinho que foi desenvolvido dentro da universidade de Oxford continuam, mas desta vez a intenção dos pesquisadores e engenheiros envolvidos no projeto é levar o veículo para a Europa. A Grã-Bretanha será o próximo passo do carro para a realização do teste. O anúncio foi feito pelo Departamento de Transportes do País.
O experimento faz parte de um grande projeto que vai custar aos cofres públicos cerca de 28 bilhões de libras na tentativa de melhorar o transito nas vias que são mais congestionadas. Este projeto com o veículo autônomo será conduzido pela mesma equipe da Universidade Oxford, que também conduziu os testes com o veículo nos Estados Unidos.
O carro, que está sendo chamado de RobotCar na verdade é um Nissan Leaf que foi modificado para receber o sistema que permite que o carro ande sozinho. De acordo com o projeto, em um primeiro momento o veículo vai rodar em estradas rurais e também no subúrbio, sendo que durante estes primeiros testes ele vai rodar em um sistema semiautônomo.
Neste modo, um motorista estará sentado no banco da frente e poderá assumir o controle do veículo caso aconteça algum problema com o sistema, mas o carro já estará andando sozinho.
Alta tecnologia
Para dar vida a este sistema que consegue conduzir o veículo sem a interação direta de um motorista, a equipe da universidade de Oxford juntou uma série de tecnologias modernas. Um computador que está instalado dentro do veículo tem como principal função se comunicar com o passageiro através de um tablet. Ao redor do carro estão instalados uma série de câmeras e de laseres que conseguem fazer a leitura do que está em volta e assim fazer o caminho correto.
A ideia do sistema é permitir que o carro consiga fazer trajetos que sejam sempre os mesmos, por exemplo, quando o motorista precisa se deslocar da sua casa para o trabalho ou para a escola de seus filhos. As câmeras e os laseres conseguem memorizar este caminho, permitindo que o sistema faça sozinho a partir da segunda vez que o carro será conduzido por este trajeto.
Além de permitir o deslocamento, sempre respeitando todas as leis de trânsito, o sistema também permite que o carro consiga detectar a presença de possíveis obstáculos, como pedestres, ciclistas, ou outros carros que possam representar algum perigo.