Nesta semana o Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina, conhecido também apenas como Latin NCAP, divulgou os resultados dos últimos testes de segurança que foram realizados com carros nacionais. O objetivo do Latin NCAP é justamente fazer uma bateria de testes com diversos modelos e marcas de carros que são vendidos aqui no continente sul-americano para verificar o nível de segurança dos veículos. Uma das principais provas que é feita com os carros pela entidade é chamada de Crash Test ou Teste de Impacto traduzindo para o português.

JAC J3 recebeu a pior nota: 1 estrela

Na fase que teve os resultados divulgados na última semana foram escolhidos oito modelos de carros, sendo que todos que passaram desta vez pela bateria de testes estão sendo vendidos no mercado brasileiro. Por isso, para os motoristas que estão pensando neste momento em fazer a compra de um novo carro e se os itens e níveis de segurança são fatores importantes na hora de fazer sua compra, então é muito importante que os motoristas prestem atenção nos resultados e também nos vídeos que foram divulgados pela entidade.

Os testes

Ford New Fiesta e Honda City

Os dois modelos de carros que conseguiram se destacar nestes últimos testes foram o Ford New Fiesta e também o Honda City. Os carros realmente mostram uma preocupação com itens de segurança desde o início, já que os veículos já saem de fábrica equipados com airbag duplo e também ISOFIX (sistema de engate para cadeirinhas infantis, item muito importante especialmente no mercado brasileiro já que o uso deste item pelas crianças é obrigatório desde o ano passado). Os dois carros foram avaliados com uma nota final de quatro estrelas tanto para adultos quanto para crianças. A nota máxima deste sistema de avaliação utilizado pela entidade é de 5 estrelas, sendo que nenhum veículo conseguiu esta nota máxima.

A nota final foi data para o veículo após um dos testes mais importantes realizados pela entidade que é a batida frontal, que é realizada a 64 m/h dentro de um grande pavilhão de testes. O carro é jogado nesta velocidade contra uma barreira deformável descentralizada, possuindo dentro do carro quatro manequins, sendo que dois possuem tamanho e peso médio de adultos enquanto os outros dois bonecos que estão dentro do carro imitam as medidas médias de uma criança de 3 anos de idade e outro de uma criança de 1 ano e meio.

Toyota Etios

Ainda de acordo com os testes realizados, outro carro que acabou se saindo muito bem no resultado final é o Etios, um dos modelos mais recentes lançados pela Toyota. A nota final do carro depois dos testes ficou em quatro estrelas par aos adultos. Mas o grande problema é que a média acabou ficando muito baixa para as crianças, recebendo apenas duas estrelas nos testes realizados para os pequenos que viajam no interior do veículo. Mesmo assim, os engenheiros afirmam que o resultado foi muito bom. Isso porque os profissionais estão utilizando como parâmetro de avaliação uma comparação entre os populares nacionais e os carros similares europeus, e historicamente os brasileiros acabam se saindo muito pior do que os carros importados.

Renault Fluence

Outro carro que também conseguiu uma boa nota ao final dos testes foi o Fluence, da Renault, que também conseguiu atingir suas quatro estrelas para proteção aos adultos que viajam no carro, e também acabou conseguindo duas estrelas par aos ocupantes menores de idade dentro do carro. Mas os técnicos da entidade fizeram uma ressalva em relação aos testes no Fluence, dizendo que era nítido que se os carros tivessem uma colisão um pouco mais forte teriam resultados mais críticos.

Volkswagen Polo e Bora

O Polo da Volkswagen conseguiu se sair um pouco melhor no resultado final, ficando com quatro estrelas de proteção para os adultos e outras três estelas para as crianças.

Baixo desempenho

JAC J3 e Renault Sandero

Agora, a informação mais pertinente talvez par aos motoristas que estão pensando em comprar um carro novo está relacionada a quais os carros que não conseguiram um bom desempenho nos testes realizados pela entidade. O Renault Sandero e o JAC J3 foram os piores nos resultados nestes últimos testes realizados. O carro da Renault, que acabou sendo avaliado sem os airbags, alcançou apenas uma estela para segurança dos adultos e mais duas estrelas para a segurança das crianças. O resultado é considerado péssimo pela Latin NCAP.

Outro carro que acabou recebendo um resultado muito ruim é o JAC J3, que mesmo sendo avaliado equipado com airbag duplo, ganhou apenas uma estrela de segurança par aos adultos e duas estrelas para as crianças. A pontuação geral do carro chinês acabou sendo menor do que a do Sandero.

Sobre os testes

De acordo com as informações que são divulgadas pela Latin NCAP os testes que estão sendo realizados utilizam veículos cedidos pelas marcas ou patrocinados por instituições que acabam apoiando o programa de um modo geral.

O teste que é realizado de colisão do veículo é sempre feito com bonecos de teste que são colocados dentro dos veículos que tem 40% de sua parte frontal chocada contra uma barreira deformável, sendo que sempre o veículo bate a uma velocidade de 64 Km/h.