A Chevrolet teve que se explicar essa semana pelos resultados negativos obtidos pelo seu SUV Groove nos testes de segurança feitos pela Latin NCAP. De acordo com a entidade, o carro ficou bem aquém do mínimo exigido e acabou sendo classificado como zero estrelas em relação a proteção oferecida tanto para motoristas e passageiros quanto para pedestres.
O relatório final emitido pela entidade, depois da análise de todos os resultados e aplicadas as metodologias e conversões de notas e pontuações, indica que este carro consegue oferecer apenas 39% de proteção para adultos e 36% para pedestres, além de 69% para ocupantes infantis. Todos estes dados são referentes a proteção oferecida no momento que o carro se envolve em um acidente.
Os resultados específicos dos testes, que são feitos com diversas batidas e posterior análise do impacto que elas acabam tendo nos bonecos, que representam os ocupantes do carro naquele momento, afirmam que a proteção proporcionada ao tórax do motorista foi marginal, enquanto a proteção ao peito do passageiro foi boa.
Outra parte do corpo que possui uma análise específica da NCAP é a parte inferior do corpo, mais precisamente os joelhos. No caso do motorista, a proteção foi classificada como marginal, uma vez que podem impactar estruturas perigosas atrás do painel. Já os joelhos do passageiro receberam boa proteção.
Outro destaque negativo do relatório ficou por conta da estrutura do habitáculo, que recebeu críticas por ser "incapaz de suportar cargas maiores". E como o carro não oferece proteção lateral para cabeça como item de série, os testes de impactos laterais não foram realizados.
A resposta da GM para o relatório final da Latin NCAP foi uma nota que dizia, resumidamente, o seguinte:
O Groove possui equipamentos de segurança padrão que incluem 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), freios a disco ABS e EBD nas quatro rodas, controle de estabilidade, câmera de ré e lembrete de cinto de segurança. Na General Motors, levamos muito a sério a segurança de nossos clientes. Todos os veículos que fabricamos em todo o mundo atendem aos padrões de segurança governamentais nos quais são comercializados.