O Citroën Aircross nacional acabou se tornando um destaque negativo nos testes mais recentes realizados pela Latin NCAP. De acordo com as informações divulgadas pela entidade, o carro recebeu uma avaliação de zero estrelas, com desempenho ruim em todas as categorias analisadas nas batidas monitoradas.
O veículo passou por todos os testes previstos pela entidade, já que traz como itens de série dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC). O modelo foi avaliado em impactos frontal, lateral e de chicotada cervical. Além disso, também foi analisada a proteção para pedestres e a funcionalidade do ESC.
Na análise do comportamento do carro no impacto lateral, a entidade apontou intrusão significativa na cabine, o que aumenta os riscos de lesões graves, especialmente devido à ausência de airbags de cabeça. Já no impacto frontal, a proteção para o peito do passageiro foi considerada fraca, enquanto o teste de chicotada cervical apontou deficiência na proteção do pescoço dos ocupantes dianteiros.
Os resultados não foram melhores para o público infantil. A entidade identificou problemas na sinalização das ancoragens ISOFIX, que estão fora dos padrões. Além disso, o carro não possui um sistema que permita desativar o airbag frontal, comprometendo a instalação de sistemas de retenção infantil (SRI) voltados para trás.
As avaliações relacionadas à proteção de pedestres foram classificadas como marginais a fracas nos diversos pontos considerados. Outros sistemas de segurança, como frenagem autônoma de emergência e assistentes de manutenção em faixa, não estão disponíveis, nem como opcionais.
Confira aqui o relatório completo com os resultados dos testes:
Após a divulgação dos resultados, o grupo Stellantis emitiu uma nota à imprensa:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a segurança veicular e destaca que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta, com ampla proteção ao habitáculo.”
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