O Citroën Aircross nacional acabou se tornando um destaque negativo nos testes mais recentes realizados pela Latin NCAP. De acordo com as informações divulgadas pela entidade, o carro recebeu uma avaliação de zero estrelas, com desempenho ruim em todas as categorias analisadas nas batidas monitoradas.

Citroën Aircross brasileiro zera teste de segurança da Latin NCAP
Citroën Aircross brasileiro zera teste de segurança da Latin NCAP / Créditos: Reprodução

O veículo passou por todos os testes previstos pela entidade, já que traz como itens de série dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC). O modelo foi avaliado em impactos frontal, lateral e de chicotada cervical. Além disso, também foi analisada a proteção para pedestres e a funcionalidade do ESC.

Na análise do comportamento do carro no impacto lateral, a entidade apontou intrusão significativa na cabine, o que aumenta os riscos de lesões graves, especialmente devido à ausência de airbags de cabeça. Já no impacto frontal, a proteção para o peito do passageiro foi considerada fraca, enquanto o teste de chicotada cervical apontou deficiência na proteção do pescoço dos ocupantes dianteiros.

Os resultados não foram melhores para o público infantil. A entidade identificou problemas na sinalização das ancoragens ISOFIX, que estão fora dos padrões. Além disso, o carro não possui um sistema que permita desativar o airbag frontal, comprometendo a instalação de sistemas de retenção infantil (SRI) voltados para trás.

As avaliações relacionadas à proteção de pedestres foram classificadas como marginais a fracas nos diversos pontos considerados. Outros sistemas de segurança, como frenagem autônoma de emergência e assistentes de manutenção em faixa, não estão disponíveis, nem como opcionais.

Citroën Aircross brasileiro zera teste de segurança da Latin NCAP
Citroën Aircross brasileiro zera teste de segurança da Latin NCAP / Créditos: Reprodução

Confira aqui o relatório completo com os resultados dos testes:

Após a divulgação dos resultados, o grupo Stellantis emitiu uma nota à imprensa:

“A Stellantis reforça seu compromisso com a segurança veicular e destaca que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta, com ampla proteção ao habitáculo.”