“Vergonhoso”! Foi assim que o Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP definiu o resultado obtido pelo novo Citroën C3 no teste de colisão promovido pela entidade. O carro ganhou zero estrelas, apresentando notas muito baixas em todos os quesitos que são avaliados, incluindo proteção de adultos e crianças.

Citroën C3 zera teste de colisão do Latin NCAP

De acordo com as informações que foram apresentadas nos relatórios, o teste de colisão em adultos, que é o primeiro feito, já foi considerado como desastroso. A entidade afirma que o carro conta com uma proteção fraca na região do peito do motorista. Já para o passageiro a nota foi um pouco melhor, mas ainda considerada inferior ao padrão esperado. Dentre as áreas analisadas neste teste, apenas a região das pernas foi considerada como tendo uma proteção “adequada”.

Já no teste de proteção para crianças, mesmo que o carro tenha apresentado um resultado bom, a entidade afirma que o ISOFIX não oferece a marcação dentro dos requisitos e algumas das cadeirinhas não conseguiram ser instaladas corretamente. Também foi apontada a não existência de um interruptor para desligar o airbag dianteiro do lado do passageiro, impossibilitando o uso de uma cadeirinha na primeira fileira.

Citroën C3 zera teste de colisão do Latin NCAP

Já no teste de impacto lateral, a entidade afirma que existe um alto risco de abertura das portas após uma colisão. Como só tem dois airbags dianteiros em todas as versões, não cumpre os requisitos para o crash-test contra poste.

O teste de efeito chicote também foi considerado como desastroso, mostrando um resultado ruim ao não atender ao pré-requisito do impacto traseiro estrutural do banco. Na proteção para pedestres, mostrou um bom resultado na região do capô, mas perdeu pontos conforme o manequim se aproximava do para-brisa e também na região abaixo dos faróis.

Aprovação mesmo veio somente no teste de estabilidade.

“É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citroën C’, afirmou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

“A Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária. Como consumidores latino-americanos, pedimos encarecidamente que a Stellantis pare de produzir carros que representam um risco tanto para seus ocupantes quanto para os outros usuários da via com os quais compartilham a estrada”, afirma o executivo.

Confira o vídeo com o teste: