O resultado de algumas pesquisas que foram divulgados esta semana acabou iniciando uma polêmica sobre a qualidade e a segurança dos automóveis que circulam aqui pelo Brasil. De acordo com os levantamentos que foram feitos pela agência de notícias AP, em parceria com o Ministério da Saúde, as taxas de morte no trânsito são quatro vezes maiores que a encontrada nos Estados Unidos.

Especialistas apontam carro brasileiro como menos seguro

Foram utilizados como base os dados divulgados no ano de 2010 do Ministério da Saúde e que apontaram a morte de 9.059 pessoas em acidentes de trânsito. Nos Estados Unidos, durante o mesmo período, foram registrados 12.435 mortes pelos acidentes, mas com um detalhe a ser considerado: a frota dos norte-americanos é 5 vezes maior do que do Brasil.

Em cima dos dados divulgados especialistas fizeram coro na hora de apontar alguns culpados por esta grande taxa de mortes no trânsito, e desta vez o alvo principal foram os próprios carros brasileiros, que seriam mais frágeis e com itens de segurança menos eficientes do que em outros países. Além dos problemas que foram encontrados nos carros, especialistas também apontaram que as péssimas condições das vias e estradas também acabam interferindo diretamente neste índice.

Carros Perigosos

“Os carros de entrada no Brasil são extremamente perigosos, isso não pode ser negado.” Esta frase foi dita, durante uma entrevista, por Maria Inês Dolci, representante da Proteste Associação de Consumidores. E esta não é a primeira vez que a associação levanta problemas relacionados aos carros que são vendidos para os brasileiros. No ano de 2010 a mesma instituição já havia apontado diversas falhas de segurança nos carros nacionais.

De acordo com a opinião da instituição, os fabricantes acabam diminuindo a qualidade dos itens de segurança para tornar os carros mais lucrativos para as montadoras, mesmo o Brasil tendo um dos carros mais caros do mundo. Além disso, a Proteste também afirma que muitas montadoras acabam se aproveitando da falta de consciência e de conhecimento dos brasileiros em relação aos problemas de segurança dos automóveis.

Mudanças na legislação

A partir do próximo ano todos os veículos novos que serão vendidos aqui no Brasil precisam apresentar airbags frontais e também o sistema de freios ABS. A resolução também atinge os modelos conhecidos como de entrada, independente da configuração do carro. Mas existem algumas outras questões que acabaram passando pelo governo, de acordo com os denunciantes. Uma delas estão fato de que o País não possui um laboratório específico para testes de segurança, sendo que todas as informações neste sentido ficam a cargo da Latin NCAP.

Resultados de testes

A própria Latin NCAP já apresentou, em diversas ocasiões, resultados negativos em termos de testes de segurança nos carros brasileiros. Além dos carros nacionais apresentarem notas baixas em diversos quesitos avaliados pela instituição, os testes também demonstram que grandes diferenças entre os carros de mesmo modelos feitos aqui e feitos em outros países.