O novo Volkswagen Golf fabricado em solo nacional passou recentemente pelo teste promovido pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCap) que avalia os níveis de segurança que o carro apresenta quando eles passam por colisões e afins.

A avaliação acabou se tornando bastante positiva, uma vez que o Golf recebeu 5 estrelas tanto nas notas que foram recebidas pela proteção de adultos quanto também na avaliação que é realizada para proteção das crianças que estão dentro do veículo. De acordo com as informações que foram divulgadas, o teste foi feito com a versão básica, que conta com 7 airbags.

Os testes levam em consideração tudo o que acontece quando um carro bate em uma parede quando está em uma determinada velocidade. A estrutura do veículo como um todo acaba sendo avaliada, uma vez que se espera que a cabine sofra o menor dano possível quando estamos falando de uma colisão frontal, o mesmo acontece em relação aos sistemas de segurança, que devem funcionar evitando o máximo de lesões físicas possível aos ocupantes do carro.

Golf brasileiro ganha 5 estrelas em teste de colisão

O Golf acabou se tornando o primeiro carro que conseguiu alcançar a nota máxima, de cinco estrelas, depois que os padrões de avaliação se tornaram mais rígidos, o que aconteceu no ano de 2016. Até o momento o programa testou apenas 10 modelos que são vendidos na América Latina desde quem foram implementadas estas alterações nos parâmetros de avaliação.

"Talvez para os NCaps de outras regiões, por exemplo, nas quais são exigidas normativas ONU, isso seja muito normal, mas para nós é algo extraordinário", afirmou em nota María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCap, comentando o resultado obtido pelo Golf brasileiro. Outro veículo também conseguiu nota máxima, que foi o Seat Ateca, lançado recentemente no mercado mexicano.

Além de receberem as cinco estrelas douradas no quesito segurança, os dois veículos também acabaram sendo condecorados com o Latin NCap Advanced Awards, que acaba incentivando a utilização das tecnologias autônomas para a prevenção de acidentes. Essa foi a primeira vez que o prêmio foi dado para um carro fabricado na América Latina.