A Goodyear e a ZF apresentaram durante a CES 2024, feira de tecnologia e inovação que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, um novo sistema que terá como principal objetivo evitar a aquaplanagem durante a condução dos veículos. A novidade funciona integrando duas tecnologias desenvolvidas internamente por cada uma das empresas para aumentar a segurança dos modelos.
Aquaplanagem é um risco sério para a segurança tanto dos motoristas quanto dos passageiros, e basicamente acontece quando os pneus passam por determinadas áreas da pista com água, causando uma perda momentânea na aderência. Isso pode acabar fazendo com que o veículo perca a trajetória definida pelo motorista.
De acordo com as demonstrações que foram feitas, as tecnologias funcionam de forma integrada com o objetivo de transmitir dados adicionais sobre pneus e estradas para sistemas de segurança a bordo, possibilitando uma melhor experiência de direção com mais conforto, controle e eficiência.
Uma das tecnologias utilizadas é a SightLine da Goodyear, um software capaz de detectar antecipadamente a aquaplanagem parcial, reduzindo o risco e fornecendo recomendações em tempo real sobre a velocidade ideal. Já o software cubiX utiliza dados de leitura dos pneus para detectar uma alta probabilidade de aquaplanagem. A partir disso, ele consegue mover os atuadores do chassi - como o sistema de direção elétrica, por exemplo - para aplicar medidas corretivas, estabilizando o carro.
"Os pneus são a única parte do veículo em contato com a estrada e, ao digitalizar essa conexão e equipar os atuadores de controle do veículo com informações inteligentes, podemos ajudar a otimizar o desempenho e a segurança do veículo. Essa colaboração com a ZF é uma ótima maneira de demonstrar o quanto a inteligência relacionada aos pneus, as previsões confiáveis e os aplicativos de software de elite podem fazer pela mobilidade," comentou Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear, durante sua apresentação.