Institutos de segurança no trânsito dos Estados Unidos estão preocupados não apenas com o impacto das colisões de carros no lado do motorista, mas também no lado do passageiro. Uma das mais importantes, a IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) confirmou essa semana que pretende adotar uma série de novos protocolos e modalidades de avaliação para os carros no país.

Instituto americano quer começar a testar impacto de batida no lado do passageiro

De acordo com as informações que foram confirmadas pela IIHS, a partir destas novas políticas, todos os veículos testados terão que passar também por algumas provas específicas de simulação de impacto no lado direito do veículo. A ideia é levar em conta exatamente o os danos sofridos do lado onde geralmente está o carona do carro.

Ainda de acordo com o comunicado IIHS, existem diversos fatores que acabaram provocando essas mudanças nos parâmetros de avaliação dos modelos que passam pelo seu crivo. Mas as que mais tiveram impacto são as acusações de negligencia de parte de algumas montadoras em relação aos ocupantes do carro fora o motorista.

Ao longo do ano passado o Instituto acabou se deparando também com uma série de dados preocupantes em relação ao desempenho de segurança de alguns modelos testados. Os dados mais preocupantes foram detectados na análise de modelos SUVs, especialmente em provas de Sobreposição.

Instituto americano quer começar a testar impacto de batida no lado do passageiro

Nos relatórios apresentados, 7 deles alcançaram classificações positivas nos impactos do lado do motorista, mas distorções suspeitas na proteção para passageiros. Também chamado de “small overlap”, este teste submete o veículo a um impacto de quina contra obstáculo pequeno a uma velocidade de 64 km/h. Ele foi implementado pela primeira vez em 2012 e desde então 13 fabricantes promoveram mudanças estruturais em pelo menos 97 veículos.

Agora com as mudanças que estão sendo promovidas nos protocolos de testes do IIHS, somente receberão o prêmio Top Safety Pick+ (que atualmente é considerada como a maior honraria no segmento de segurança dos carros) os modelos que obtiverem classificação “boa” ou “aceitável” no que diz respeito a proteção para os passageiros.