O Kia K4, modelo apontado como o sucessor do Cerato, passou por testes recentes feitos pela Latin NCAP, conseguindo a nota máxima de desempenho. De acordo com as informações do relatório que avaliou o sedã médio, o crash test resultou em 5 estrelas de avaliação final, 91,87% na proteção de adultos e 90,38% para crianças.
O modelo passou pelos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste, chicotada cervical, além de avaliações dos sistemas de frenagem autônoma (AEB), controle de estabilidade (ESC) e assistência de velocidade (SAS). O carro que foi utilizado para avaliação é produzido no México.
O relatório indica que a estrutura do veículo foi considerada estável, garantindo boa proteção para cabeça, pescoço e tórax nos impactos frontal e lateral. Para crianças, os resultados foram completos, embora a instalação de cadeirinhas no assento central traseiro com cinto de segurança ainda possa ser melhorada.
Além dos resultados para proteção dos adultos e das crianças que ocupam o interior do veículo, também são analisadas as proteções aos pedestres e as assistências à segurança, conseguindo 77,10% e 84,30% de aproveitamento respectivamente. Nos critérios que são analisados para proteção aos pedestres, o desempenho foi de bom a adequado na maior parte da carroceria, mas com pontos fracos próximos ao para-brisa e aos pilares A. Já o AEB demonstrou resposta robusta em todos os cenários testados. Os sistemas de detecção de ponto cego e assistência de faixa estão disponíveis como opcionais, mas não foram avaliados pela entidade.
O K4 conta com motor 1.6 turbo a gasolina de 193 cv e 26,9 kgfm, acoplado a câmbio automático de 8 marchas na sua versão de entrada. Além disso, o carro também conta com uma opção de motor 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm, herdado do Cerato, neste caso ligado ao câmbio CVT. Por enquanto, o K4 ainda não está confirmado para o mercado brasileiro.
Confira aqui o relatório completo.