Foram divulgados esta semanas alguns vídeos e resultados de testes que foram feitos pela Latin NCap, que é o braço para a América Latina da mesma organização europeia que realiza os mesmos tipos de testes ao redor do mundo. A chamada fase 4 de testes de colisão foram feitos com veículos que são feitos no México e que são distribuídos para outros países.

Latin NCap divulga novo testes de segurança

Mas além dos carros mexicanos, também entraram para a lista de testes o Agile, que é vendido no Brasil. Também acabou entrando nos testes o Clio argentino. Ao todo foram avaliados 6 modelos nesta fase dos testes.

Sem estrelas

E o destaque negativo ficou justamente com o Agile, que atualmente é fabricado na Argentina mas que teve todo o seu projeto desenvolvido aqui no Brasil. Apesar do veículo ser vendido no Brasil com airbag duplo, o que será obrigatório para todos os carros a partir do próximo ano, a unidade que foi testada pela entidade não tinha a proteção e acabou ficando sem nenhuma estrela na avaliação de segurança para adultos. Já no quesito de proteção de crianças o carro ficou apenas com duas estrelas.

De acordo com a conclusão do relatório divulgado juntamente com os vídeos, a entidade acaba destacando especialmente a falta do airbag e também uma deformação do carro em uma colisão, que acaba colocando em risco os passageiros, especialmente na região da cabeça, do pescoço e dos ombros.

Outro destaque negativo foi do Clio Mio, que é fabricado e também vendido na Argentina e que acabou também não ganhando nenhuma estrela pelos mesmos motivos apresentados no Agile. O resultado acabou sendo ainda pior, porque zerou no quesito de segurança para adultos e ainda por cima ganhou apenas uma estrela na proteção para crianças.

Outros carros que também não receberam nenhuma estrela no quesito de segurança para adultos neste teste mas que não são vendidos no Brasil foram Suzuki Alto K10 e o Nissan Tsuru.

Destaque positivo

Apesar de tantos carros recebendo zero estrelas no quesito de segurança para adultos, um carro mereceu o destaque de receber a nota máxima em termos de segurança. O destaque foi para o novo Seat Leon, que também não é vendido aqui no Brasil.

De acordo com o relatório o carro realmente consegue ser um modelo global que oferece ao motorista e aos passageiros uma proteção praticamente idêntica da sua versão vendida na Europeia. Dentre os destaques no quesito segurança está a estrutura sólida do veículo e também a eficiência de todos os dispositivos de segurança.

Confira os vídeos dos testes: