A companhia Globan NCap se especializou em fazer testes em modelos de automóveis, de modo a avaliar o nível de segurança dos mesmos. Com o reconhecimento e o sucesso adquirido ao longo do tempo, essa grande empresa começou a estender suas atividades a outras partes do mundo. Atualmente, mediante a Latin NCap, afiliada ao grupo, promove criteriosas análises em veículos automotivos comercializados em toda a América Latina.
As avaliações consistem no uso de bonecos, que representam adultos e crianças, que são colocados no interior dos carros, como se fossem corpos humanos. Com o cinto afivelado corretamente, a LatinNCap submete os modelos a colisões de diversas naturezas, sendo posteriormente analisadas em relação ao nível de dano provocado aos bonecos – uma vez que poderia reproduzir uma situação real, com pessoas, sejam adultos ou crianças.
Testes de Segurança em 4 modelos de carros comercializados no Brasil
Há alguns anos a Latin NCap vem, portanto, realizando testes no Brasil. Na última quarta-feira, dia 27 de novembro, houve a divulgação de mais uma batelada de provas a que foram submetidos 4 modelos de destaque no mercado nacional. A seguir, conheça os principais dados revelados por esse importante e prestigioso estudo.
Hyundai HB20S
No caso deste modelo, especificamente, o Latin NCap, chamou a análise de “retestagem”, uma vez que esse modelo, em versão hatch, já havia passado pelo teste em 2012 – na ocasião, alcançou 1 estrela para proteção de passageiros infantis e 3 para adultos. A empresa sul-coreana trabalhou intensamente em modificações, como alteração para proteção especial de áreas como peito e joelhos do condutor; o que fez com que o carro atingisse nota 4 em 2013. Já para as crianças, houve a instalação do sistema Isofix – que ajuda a fixar de forma mais segura a cadeira para transporte de crianças – alçando o HB20S a um grau 3;
Volkswagen Jetta
Embora conte com fabricação mexicana, este carro tem boa presença em nosso mercado. Por isso, com os testes da Latin NCap foram atribuídos: grau 5 para proteção do passageiro adulto e grau 4 para segurança de crianças. Nesse caso, também houve o uso da tecnologia Isofix para as cadeirinhas;
Ford Focus Hatch
Esse novo modelo, comercializado no Brasil inclusive em versão sedã, foi um a ser agraciado com a nota máxima em uma das análises, isto é, na que se referia ao público adulto. Já para crianças, outra mostra de excelência: 4 estrelas. A fabricação argentina do Focus também faz uso do padrão Isofix para crianças;
Ford EcoSport
Uma nova análise foi feita para esse modelo, sendo a primeira em 2012 – nesse momento, o carro obteve nota 3 para crianças e 4 para o público adulto. Em 2013, a “atualização” do teste – como chamou a Latin NCap – recebeu nota máxima para adultos: 5; resultado que só pode ser obtido graças a dois aspectos: o aviso para afivelar corretamente o cinto de segurança,tanto para o motorista, quanto para passageiros e também a resistência a impactos laterais. A nota para as crianças se manteve: 3 estrelas.