O carro elétrico da Renault, o Megane E-Tech, conseguiu a nota máxima de 5 estrelas nos testes que foram feitos de segurança do Euro NCAP. Por enquanto, o modelo está sendo vendido somente no exterior, com foco na Europa, mas em breve o carro deve ser lançado oficialmente no mercado brasileiro.

Megane E-Tech recebe nota máxima no EuroNCAP

Os testes feitos pela EuroNCAP se tornaram referência no quesito de colisão e de segurança oferecido pelo carro testado.  De acordo com o relatório final dos testes que foram feitos pela instituição, o E-Tech conseguiu uma nota de 85% para proteção de ocupantes adultos, 88% em proteção à ocupação infantil, 65% para pedestres e 79% para tecnologias de assistência ao motorista.

No relatório, a instituição também destaca alguns dos principais recursos oferecidos pelo carro para o seu motorista e para os passageiros e que acabaram contribuindo bastante para a segurança do veículo de uma forma geral. Foram citadas a sua estrutura rígida, o sistema que conta com 7 airbags e os 26 Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) que se dividem em três categorias: condução, estacionamento e segurança.

Megane E-Tech recebe nota máxima no EuroNCAP

O pacote oferecido pelo veículo conta com Active Driver Assist, que reúne controle de cruzeiro adaptativo com 'stop & go', assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência que funciona em marcha a ré. Também há limitador de velocidade inteligente, saída segura do ocupante, que avisa se um veículo, moto ou ciclista se aproxima ao abrir a porta do carro e por fim um código QR afixado no para-brisas, que em caso de acidente pode ser rapidamente escaneado pelas equipes de resgate para revelar a localização da bateria do carro e airbags, o que agiliza o processo de resgate.

O carro está confirmado para ser lançado no mercado brasileiro, mas os detalhes em relação as versões e aos preços ainda não foram revelados. Na Europa, o carro é disponibilizado em duas opções diferentes: uma com 96 kW (130 cv) e 25,5 kgfm e bateria de 40 kWh e outra com 160 kW (218 cv) e 30,6 kgfm e bateria de 60 kWh.