A EuroNCAP divulgou nesta semana os resultados de uma nova bateria de testes de colisão feitos com os modelos que foram lançados recentemente por lá. O principal destaque negativo ficou com a nova geração do Sandero Stepway, que conseguiu atingir uma nova de apenas duas estrelas de cinco possíveis.

Novo Sandero 2022 recebe 2 estrelas em teste de colisão na Europa

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a expectativa era de que o modelo conseguisse pelo menos tirar uma nota de 3 estrelas no mínimo. O resultado também acabou ficando abaixo do esperado justamente por se tratar de um projeto novo, recém-lançado e desenvolvido sobre uma plataforma segura (CMF-B).

A explicação, de acordo com a Dacia, foi provavelmente uma mudança no protocolo de homologação das provas, que pode ter deixado o teste mais rígido. Na prática, o Sandero acabou pagando o preço por ser um modelo mais barato, de proposta comercialmente acessível e não dispor de todos os recursos assistência à condução.

O modelo que está sendo vendido na Europa oferece sistema de frenagem automática de emergência, mas com funcionamento limitado. Como resultado de tudo isso, não existe a possibilidade do reconhecimento de pedestres e ciclistas. Essa acaba sendo uma ausência passível de punição de acordo com as novas regras da EuroNCAP.

Novo Sandero 2022 recebe 2 estrelas em teste de colisão na Europa

O novo Sandero atingiu 70% nos resultados em relação ao quesito impacto, o que pode ser considerado como mediano na proteção para adultos. O relatório afirma que o carro não se comportou como deveria em relação à proteção do tronco do ocupante em caso de colisão frontal e à proteção da cabeça do motorista em caso de colisão lateral.

Já nas avaliações relacionadas com a pontuação infantil, o carro atingiu 72% - resultado que só não foi melhor pela falta de engate Isofix na frente e pela proteção mediana para crianças mais velhas em caso de colisão frontal.

Por enquanto, o Sandero 2022 ainda não está confirmado no Brasil.