Recentemente pesquisas confirmaram aquilo que as pessoas já sabiam mas que insistem em achar que nada de ruim vai acontecer com elas: o celular é o maior vilão do trânsito. E quanto mais funções um smartphone oferece aos seus usuários, mais perigoso ele se torna, sendo que muitos acidentes que são provocados por causa da atenção dívida entre celular e volante se tornam fatais.

NY tomará medidas mais duras contra quem usar celular enquanto dirige

Tendo como base estes números, governantes estão adotando medidas duras para tentar reduzir o número de acidentes, pensando especialmente no grande prejuízo que os machucados acabam dando, já que eles utilizam o sistema de saúde público. Um dos exemplos mais recentes acabou sendo dado pelo estado de Nova York, nos Estados Unidos. Agora, os motoristas mais jovens que forem pegos dirigindo e mandando SMS terão suas carteiras suspensas.

Direção suspensa

A lei foi assinada pelo governador do estado e já está dando o que falar, especialmente sobre a punição que está sendo considerada bastante severa. De acordo com esta nova lei, todos os condutores que tiverem menos de 18 anos de idade e que forem pegos mandando SMS, terão sua carteira de motorista apreendida por um período que pode ir de 60 dias até seis meses. O fator que via ser referência para a aplicação da multa será o fato do motorista ser reincidente ou não.

Além dos motoristas que tiverem menos de 18 anos de idade, a nova lei também vale para os motoristas que tiverem tirado sua carteira recentemente. A nova lei também prevê punição para os demais estudantes que forem flagrados ao telefone, mas será mais branda, apenas a perda de pontos na carteira.

Alvo são os jovens

Uma das polêmicas relacionadas a esta lei é justamente a diferenciação que foi feita entre motoristas mais jovens e motoristas mais experientes. Isso foi feito porque, de acordo com o governador, este é um problema mais sério entre jovens, principalmente estudantes. A ideia é dar o exemplo mais pesado no início para que, quando eles forem adultos, percam este vício.

Recentemente uma outra pesquisa foi feita nos Estados Unidos, e revelou que 45% dos estudantes do ensino médio admitem que mandam mensagens enquanto estão dirigindo.