As balizas geralmente são consideradas como as tarefas que mais rodam os motoristas que estão tentando tirar sua habilitação durante as provas. Este é o momento que os instrutores devem ensinar aos alunos como eles podem estacionar os seus carros da forma correta, reduzindo os riscos de batidas. Na grande maioria dos casos, eles costumam ser bastante rígidos nesta avaliação.

Quase metade dos acidentes acontecem ao estacionar

E esta rigidez acaba tendo motivo, mesmo que muitos motoristas pensam o contrário. O momento do estacionamento do carro pode ser considerado aquele mais delicado no que diz respeito as chances de batidas e pequenos acidentes. De acordo com um levantamento realizado pela Allianz Seguradora e pela Continental AG, cerca de 40% dos acidentes acontecem neste momento.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas duas empresas, os estudos foram conduzidos pelo Centro de Tecnologia da Seguradora, que tem o maior interesse em saber quais são os momentos em que mais acidentes de carro acontecem, uma vez que essa informação acaba impactando diretamente no negócio de qualquer seguradora de automóvel.

Motivos

O estudo, além de tentar identificar os momentos que os carros se tornam mais propícios e sofrer qualquer tipo de dano, também tentou entender quais são os motivos que podem levar a tais acidentes, sendo que um dos principais é o aumento nas mudanças nos formatos dos veículos nas últimas décadas.

Quase metade dos acidentes acontecem ao estacionar

De uma forma geral, os modelos que são vendidos nos dias de hoje acabaram se tornando mais largos e também mais compridos. Além disso, os motoristas também teriam perdido, no decorrer das últimas décadas, visibilidade. Isso aconteceria basicamente em função das alterações que foram feitas no design das áreas com vidro dos carros.

Em contrapartida, as vagas de estacionamento não aumentaram, acompanhando os veículos. Muito pelo contrário, os motoristas precisam encarar vagas cada vez mais apertadas, já que é preciso conseguir espaço para a grande quantidade de carros que circulam hoje pelas grandes cidades.

O estudo afirma também que a grande maioria dos acidentes acontecem quando o motorista está em marcha ré. Cerca de metade das indenizações pedidas para a seguradora são decorrentes de batidas de um veículo que estava estacionado e dando marcha à ré contra outro que estava parado.