Os novos sistemas eletrônicos que visam ajudar a evitar atropelamento de ciclistas nas estradas vão começar a ser levados em consideração nas avaliações de segurança feitas com os carros. O anúncio foi feito pelo Euro NCAP, entidade que testa a segurança que os carros oferecem na Europa.

Testes de segurança passarão a levar em consideração sistemas que evitam atropelamento de ciclistas

De acordo com as informações que foram divulgadas pela entidade, o primeiro carro que já passou a ser avaliado seguindo as novas regras foi o Nissan Leaf. O modelo conseguiu manter o nível de excelência, quando o assunto é segurança, mesmo com este novo critério, recebendo nota máxima.

Sobre a avaliação do Leaf, o relatório aponta que: “o carro vem com diversos novos recursos de segurança e demonstra que a necessidade de ser ecologicamente correto não implica em menos segurança, tanto dos que estão dentro do carro quanto dos que dividem as ruas com o carro”.

Testes de segurança passarão a levar em consideração sistemas que evitam atropelamento de ciclistas

De acordo com a nota divulgada pelo Euro NCAP, as novas tecnologias são cada vez mais importantes, já que os carros têm se tornado cada vez mais silenciosos. “Pense nos carros elétricos, por exemplo: em relação aos carros a combustão, eles praticamente não fazem barulho nenhum enquanto estão em movimento. Então, é mais difícil para pedestres e ciclistas identificarem quando um desses veículos está se aproximando”, afirmam os responsáveis pelos testes.

Os sistemas, que já podem ser encontrados em alguns carros, geralmente os mais caros, ainda não é comum. O veículo precisa ter uma série de sensores que tenham um ângulo de monitoramento maior do que a maioria dos sensores que fazem atividades diversas. Além disso, o sistema de algoritmos que faz com que a central eletrônica do veículo tome decisões autônomas é mais complexo, tanto para garantir que os ciclistas sejam devidamente identificados, quanto para que o carro não confunda outro objeto como um ciclista.

A entidade também já havia afirmado que pretende incluir análises mais rigorosas neste ano. O Euro NCAP também pretende avaliar os sistemas que prometem identificar pedestres no escuro e aqueles que permitem com que o carro se mantenha na mesma faixa.