A Latin NCap divulgou os resultados de uma nova rodada de testes feitos com carros vendidos no mercado brasileiro. O grande destaque ficou por conta da nova geração do Toyota Corolla, que atualmente é fabricada no Brasil. Além disso, passaram também pelo teste os novos HB20, que conseguiu a nota de 4 estrelas, e o Sandero, que conseguiu apenas 3 estrelas.
Confira mais detalhes sobre cada um dos testes feitos:
Toyota Corolla
Os testes feitos com o novo carro acabaram conseguindo o máximo de pontuação na análise da entidade, tanto no que está relacionado a proteção oferecida para as crianças quanto também para os adultos. De acordo com as informações que foram disponibilizadas pela Latin NCap, o resultado engloba todas as versões do Corolla comercializadas na América Laptina e no Caribe, e que são equipadas de série com 7 airbags e controle eletrônico de estabilidade.
Um dos destaques, que ajudou o carro a conseguir a boa pontuação, é o fato de que este modelo já dá cobertura para os vários aspectos de segurança que a entidade vai introduzir no novo protocolo de 2020. A boa nota também para crianças é atribuída ao sistema de ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis.
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Hyundai HB20
Para o modelo que atualmente disputa a 2ª colocação entre os carros mais vendidos do Brasil, a nota foi de 4 estrelas para a proteção dos adultos. Para a proteção visando as crianças, o carro acabou não se saindo muito bem, ficando apenas com 3 estrelas.
O modelo conseguiu atender a praticamente todos os requisitos de segurança para os adultos, oferecendo 2 airbags dianteiros e controle de estabilidade opcional. Mas na proteção para crianças o modelo acabou pecando por uma movimentação excessiva do boneco utilizado nos testes durante a colisão. Além disso, a sinalização da ancoragem Isofix não atendeu aos requisitos e não existe a possibilidade de se desligar o airbag do passageiro.
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Renault Sandero/Logan/Stepway
Os modelos da Renault não conseguiram um bom desempenho na primeira bateria de testes, conseguindo apenas 1 estrela para a proteção dos ocupantes adultos e 4 para proteção das crianças. Depois que passou por melhorias, a entidade fez novos testes, e os modelos conseguiram manter a nota para proteção de crianças, e aumentar o score para 3 estrelas na avaliação dos adultos.
Com as modificações feitas na estrutura dos carros, a entidade destaca que os modelos passaram a oferecer mais proteção para os ocupantes especialmente na região dos quadris e na área de cobertura dos airbags.
Mas o relatório trouxe uma conclusão importante: existe uma diferença entre o airbag dos carros que são fabricados na Colômbia quando são comparados com os modelos feitos na Argentina e no Brasil, com o primeiro oferecendo mais segurança.