O modelo Virtus, da Volkswagen, fabricado em território nacional, conseguiu a nota máxima de estrelas do teste de segurança promovido pela Latin NCAP. De acordo com as informações que foram divulgadas pela entidade, o carro conseguiu basicamente o mesmo desempenho de segurança do que o Virtus fabricado na Índia, que já tinha conseguido as 5 estrelas no ano passado.
Na nota divulgada pela Latin NCAP, a entidade afirma que testou as unidades fabricadas tanto no Brasil quanto na Índia para verificar se ambas têm o mesmo desempenho de segurança e constatou que a performance é correspondente. A entidade informou ainda que a auditoria dos resultados entre as duas versões foi realizada com a repetição de diversos testes, incluindo impacto lateral, impacto em poste, avaliação de proteção para pedestres, controle de estabilidade, entre outros.
"Como as atualizações do Virtus também foram introduzidas na versão produzida no Brasil, o Latin NCAP realizou os testes de auditoria nas unidades fabricadas no Brasil para verificar se o desempenho de segurança está no mesmo nível. O processo de auditoria demonstrou que o Novo Virtus fabricado no Brasil corresponde ao desempenho de cinco estrelas do Latin NCAP do Novo Virtus fabricado na Índia", diz a nota.
O carro teve sua estrutura considerada como estável, apresentando bons resultados nas provas de impacto dianteiro e lateral. A nota de proteção para as crianças foi de 92%, enquanto que para a pontuação geral para os sistemas de assistência à segurança foi de 85%.
A entidade destacou como pontos positivos a presença do sistema AS garantiu pontuação superior, uma vez que o Virtus brasileiro conta com ACC (piloto automático adaptativo) e AEB (frenagem automática de emergência) desde a versão 170 TSI equipada com câmbio automático.