Existe uma guerra por espaço nas ruas das grandes cidades entre os motoristas que dirigem automóveis, caminhões, ônibus e outros veículos automotores, com pessoas que preferem andar de bicicleta. Em alguns países, a legislação e a infraestrutura que são oferecidas para um ciclista são maiores. Mas na maioria dos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, os ciclistas se sentem prejudicados, ao mesmo tempo que os motoristas atrapalhados pela presença deles nas ruas.

Volvo lança sistema que detecta ciclistas

No Brasil, são registrados praticamente todos os dias algum acidente envolvendo um veículo automotivo e uma bicicleta em alguma cidade. Muitos deles são acidentes que a maioria das pessoas sequer ficam sabendo, enquanto que outros realmente acabam tendo uma repercussão nacional e internacional, como recentemente aconteceu com um ciclista que teve seu braço amputado depois de ser atropelado em São Paulo e como em 2011, quando aconteceu o atropelamento de diversos ciclistas que estavam fazendo uma passeata em Porto Alegre. São casos que realmente demonstram e ilustram os problemas enfrentados todos os dias.

As montadoras mostram que estão atentas ao que está acontecendo e estão investindo no lançamento de alguns sistemas de segurança que poderão ser utilizados para dar mais segurança tanto para os ciclistas quanto para os motoristas. Um dos mais recentes exemplos disso foi um sistema que foi apresentado pela primeira vez pela Volvo durante a última edição do Salão de

Volvo lança sistema que detecta ciclistas

Genebra

O sistema foi apresentado como o primeiro em termos de segurança que consegue identificar a presença de um ciclista por perto. Mais do que simplesmente reconhecer que existe um ciclista na frente, o carro também consegue antecipar algumas ações da pessoa que está conduzindo a bicicleta. Desta forma, caso encontre alguma situação onde precise acionar os freios, ele fará isso automaticamente, sem que o motorista tenha que fazer isso. Este sistema de segurança já é uma realidade, de acordo com a Volvo, e a partir de maio alguns modelos já contarão com a novidade, como V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80 models.

Segurança inteligente

A Volvo está investindo pesado nestes novos sistemas de segurança. No ano passado a montadora já havia divulgado um sistema que permitia a identificação de pedestres próximos ao veículo. Além disso, também foi a Volvo que lançou o primeiro carro com um sistema de Airbag para o pedestre. O carro inclusive foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado. O Volvo V40 foi apresentado com airbag na parte de fora, diminuindo o impacto de um pedestre no momento de um impacto.

O novo sistema que está sendo lançado pela marca foi batizado de Detecção de Ciclista e de Pedestre, com frenagem automática e total do veículo. A Volvo anunciou também que os motoristas que compraram carros que tinham o sistema de detecção de pedestres poderão ser atualizados com estas novas configurações que também permitem que os carros consigam detectar os ciclistas.

Como funciona

Volvo lança sistema que detecta ciclistas

O sistema de detecção de ciclistas funciona com a integração de duas tecnologias distintas, mas que foram combinadas para este fim: Um radar que consegue detectar o movimento de tudo que se passa do lado de fora do carro e que é instalado na grade frontal dos veículos e também uma câmera que é instalada na parte de dentro do carro, na frente do espelho. Os dois sistemas estão ligados a um outro sistema de controle central.

O sistema funciona basicamente com a detecção de padrões tanto de tamanho quanto de movimentos combinados. Na verdade o sistema consegue detectar a presença de qualquer objeto que fica na frente do carro, tanto pessoas quanto bicicletas e outros veículos. A diferença é que a configuração que está sendo vendida agora consegue detectar determinados padrões que podem ser entendidos como sendo um ciclista ou uma bicicleta. O radar tem a função de calcular a distância e também controlar o movimento do objeto. Já a câmera consegue identificar de acordo com o tamanho e também com determinados posicionamentos que os ciclistas acabam tendo quando estão na bike.

Ao analisar o tempo todo a movimentação do ciclista que vai andando na frente, o sistema consegue se antecipar em determinados momentos. Por exemplo, quando o ciclista der algum sinal de que vai dobrar ou cruzar o carro, o sistema já fica em estado de alerta. Quando a pessoa faz um movimento mais brusco, ele freia o carro automaticamente. A tecnologia também pode ser utilizada como sistema anticolisão também em relação a outros carros.

Confira o vídeo que demonstra o funcionamento do sistema: