Audi, BMW e Mercedes-Benz compõem uma espécie de triunvirato entre os automóveis premium no Brasil. Nesses tempos bicudos do mercado automotivo nacional, essas três marcas batalham, em especial, pelo segmento de sedãs médios. Mais recente lançamento do segmento, a nova geração do Audi A4 elevou o patamar da briga, após alguns anos no ostracismo. Isso fica evidente na tecnologia embarcada, no requinte e no preço.

Apesar de não aparentar em um primeiro momento, tudo no A4 mudou: desde a plataforma, passando pelo trem de força e chegando à carroceria. O visual manteve o mesmo aspecto da antiga geração e recebeu apenas alguns pequenos ajustes para se adequar à identidade visual atual da marca. Os conjuntos óticos dianteiros e traseiros continuam horizontais, só que agora uma nova assinatura com aspecto que proporciona um olhar mais marcante. Na fita métrica, o ganho foi pequeno. Apenas 2,5 cm no comprimento, 1,6 cm na largura e 1,2 cm na distância de entre-eixos. Agora as dimensões totalizam 4,73 m de comprimento, 1,83 m de largura, 2,82 m de entre os eixos e 1,43 m de altura.

Audi A4 Ambiente

Sob o capô, o 2.0 TFSI de 190 cv, acoplado à transmissão de dupla embreagem com sete velocidades deu um passo à frente em relação ao desempenho e consumo de combustível. Segundo o InMetro, o A4 percorre 11 km/l em ciclo urbano e 14,3 km/l na estrada, com nota A na categoria.

Por dentro, as novidades chamam atenção. Primeiro pelo painel, chamado Cockpit Virtual, já utilizado em outros modelos da marca. Trata-se de uma tela de 12,3 polegadas e que faz o papel de quadro de instrumentos. Através do volante multifuncional, o condutor navega pelas informações do computador de bordo, do sistema multimídia, dos modos de condução – que alteram direção, câmbio e resposta do motor – e do GPS. Tudo independente da tela da central multimídia, que pode rodar informações diferentes das exibidas ao condutor. Além disso, há a opção de um head up display, que projeta no vidro à frente do motorista a velocidade e as direções indicadas pelo sistema de navegação. Contudo, o que chama mais atenção é o refinamento do acabamento, que mescla superfícies em alumínio com revestimentos em couro sintético e plásticos de toque macio.

Audi A4 Ambiente

O problema é que nem mesmo na configuração mais alta da linha o A4 é completo. A versão avaliada foi a Ambiente, que ocupa o topo da gama do modelo. Custa R$ 182.990, mas quando acrescida de Pacote Assistance City (side assist, que monitora o tráfego lateral, pre-sense rear, que prepara o carro para uma colisão traseira, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmara de ré) aumenta o preço em R$ 12.600 e o Pacote Tech (sonorização da dinamarquesa Bang & Olufsen, com subwoofer e 19 alto-falantes, head-up display e partida sem chave) ainda acrescenta R$ 10.200, além da pintura de R$ 2 mil. Uma soma que totaliza a marca de R$ 207.790. O preço é alto levando em consideração que seus concorrentes diretos, como o BMW 320i com pacote M Sport, que custa R$ 189.950, e o Mercedes-Benz Classe C200, que parte dos R$ 186.900. O trunfo é já disponibilizar tecnologias que só devem aparecer nas próximas gerações do Classe C e do Série 3, na virada da década.

Ponto a ponto

Desempenho – O A4 acelera com bastante vigor. O 2.0 turbo é extremamente bem disposto e empurra os 1.405 kg com uma vitalidade impressionante. O torque máximo de 32,6 kgfm está disponível já a partir das 1.450 rpm e se mantém pleno até os 4.200 giros. Ou seja, o A4 se sai bem tanto em tráfego urbano, nas arrancadas, quanto na estrada, em retomadas e ultrapassagens. Nota 9.

Estabilidade – A suspensão é macia e bem adaptada aos desníveis do solo nacional. Sólido em qualquer tipo de condição, o A4 apresenta um comportamento neutro em curvas, o que transmite segurança a quem conduz. Dificilmente é necessária a ajuda dos sistemas eletrônicos de segurança. Nota 9.

Audi A4 Ambiente

Interatividade – A visibilidade é boa em todos os lados e os comandos ficam localizados em espaços de fácil acesso. O cockpit virtual aumenta exponencialmente o prazer em dirigir ao colocar todas as informações no alcance do olho do motorista. A central multimídia é independente e pode mostrar outras informações para os passageiros. A transmissão de dupla embreagem e sete marchas tem aletas no volante para trocas manuais. Nota 10.

Consumo – O InMetro registrou 11/14,3 km/l na cidade/estrada, com consumo energético de 1,77 MJ/km. Os números renderam nota A no segmento e B na geral, com direito ao Selo Conpet de Eficiência Energética fornecido pelo órgão. Nota 9.

Audi A4 Ambiente

Conforto – O espaço é grande e quatro pessoas viajam sem grandes problemas. Os bancos têm boa densidade e recebem bem os ocupantes. A suspensão é bem confortável, absorvendo com eficiência os impactos do péssimo asfalto brasileiro. Nota 9.

Tecnologia – A plataforma modular MLB Evo é nova e usa materiais nobres e chapas de aço mais finas na carroceria. O motor 2.0 turbo é moderno, mas peca por não ser flex. A lista de itens de série do A4 contempla diversos itens de segurança e conforto. Contudo, os que poderiam ser considerados diferenciais, são vendidos em pacotes opcionais. O ar-condicionado, por exemplo, é trizone, mas a câmara de ré é opcional e integra um pacote que custa R$ 12.600. Nota 7.

Audi A4 Ambiente

Habitabilidade – Há bons espaços para guardar celular, chave, carteira e outros objetos. O acesso aos bancos dianteiros e traseiros é tranquilo, graças ao bom ângulo de abertura das portas. O porta-malas de 480 litros é compatível com a categoria. Nota 8

Acabamento – Um dos pontos altos do A4, o acabamento impressiona. Seja pela qualidade dos materiais empregados ou pela combinação que eles proporcionam. O habitáculo é extremamente elegante e aconchegante. Todos os plásticos têm um toque agradável e o ambiente é sóbrio. Nota 10.

Design – Tudo é bem harmônico no desenho do A4, inclusive a mistura de sua forma clássica com elementos que reforçam uma imagem moderna e esportiva. O faróis e lanternas com luzes de leds se destacam, assim como as vistosas rodas de 18 polegadas. Nota 8

Audi A4 Ambiente

Custo/benefício – O Audi A4 Ambiente começa em R$ 182.990, mas seus pacotes de opcionais elevam seu preço final a R$ 207.790. Quase R$ 20 mil a mais que seus concorrentes diretos BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C nas suas versões topo de linha. O nível de tecnologia embarcada justifica, em parte, a diferença. Nota 6.

Total – O Audi A4 Ambiente somou 85 pontos em 100 possíveis.

Primeiras impressões

Ao apertar o botão de start no console, o motor 2.0 de 190 cv ganha vida, mas é quase imperceptível. O silêncio na cabine é impressionante. Ponto positivo para o ótimo isolamento acústico do modelo. Em movimento, o comportamento do modelo se modifica de acordo com o modo de condução escolhido (Eco, Normal, Sport ou Individual). Em cada um deles o A4 se transforma, mas sempre sem abrir mão conforto O conjunto de suspensão absorve muito bem as irregularidades do asfalto. Em determinados momentos, o A4 passa a sensação de flutuar sobre a terra. A direção é extremamente direta e bem modulada, facilitando a tarefa de conduzir o sedã em qualquer ambiente, mesmo que ele seja uma garagem apertada. Segundo a Audi, o A4 é capaz de fazer de zero a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, número digno de carro com vocação esportiva. As acelerações impressionam e colam o corpo no banco. As trocas de marcha do câmbio de dupla embreagem são extremamente rápidas e ajuda nesse desempenho digno de esportivo.

Audi A4 Ambiente

Basta um olhar um pouco mais concentrado pelo interior para notar a qualidade de construção do A4. Os materiais melhoraram, com superfícies em borracha macia, couro e alumínio. A combinação cria um ambiente sofisticado e aconchegante, que não é encontrado nos rivais diretos. O cockpit virtual da marca é um caso à parte, visto que é completamente configurável e aumenta o prazer de dirigir o sedã.

Audi A4 Ambiente

O nível de equipamentos do A4 é alto, assim como seu preço. Seus concorrentes, nem mesmo em versões mais caras, possuem alguns dos equipamentos de segurança que o modelo de Ingolstadt oferece. Caso do útil Side Assist, que monitora o tráfego lateral e facilita na hora de executar uma troca de faixa, por exemplo. O panorama é claro: Mercedes e BMW precisarão melhorar seus sedãs médios para concorrer com a nova geração do A4. 

Ficha técnica

Audi A4 2.0 TFSI 

MotorGasolina, dianteiro, longitudinal, com quatro cilindros em linha, turbo-compressor, 1.984 cc, quatro válvulas por cilindro e duplo comando com válvulas de abertura variável. Duplo sistema de injeção, direta e multiponto
TransmissãoCâmbio de dupla embreagem sequencial de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração
Potência máxima190 cv entre 5 mil e 6 mil rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h7,3 segundos
Velocidade máxima240 km/h
Torque máximo32,6 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm. 
SuspensãoDianteira independente do tipo multilink com triângulos de alumínio e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multilink com barra de ligação flexivel. Oferece controle de estabilidade
Pneus225/50 R18
FreiosDiscos nas quatro rodas. Oferece ABS com EBD
CarroceriaSedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,73 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,43 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos. Oferece airbags full size frontais, laterais e de cabeça. 
Peso1.405 kg
Porta-malas480 litros
Tanque de combustível54 litros
PreçoR$ 207.790

Audi A4 Ambiente

Autor: Fabio Perrotta Junior (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge