Quando foi lançado, em 2009, o A5 Sportback se destacou pelo visual ao mesmo tempo dinâmico e imponente. O estilo arrojado do cupê de quatro portas da Audi, criado pelo consagrado designer italiano Walter de Silva, rendeu prêmios em todo o mundo. Com poucos retoques, sua carroceria manteve até setembro do ano passado praticamente as mesmas linhas, até que a segunda geração do modelo foi apresentada no Salão de Paris. Agora, o novo A5 desembarca nas concessionárias nacionais, carregando grandes expectativas da Audi do Brasil.

Audi A5 Sportback

Como é comum em automóveis onde o design é tão relevante, o novo A5 optou por atualizar o visual sem mudar demais. Os traços são basicamente os mesmos, embora o rejuvenescimento estilístico esteja disseminado em todo o carro. A distância entre-eixos foi alongada, enquanto a dianteira e traseira foram sutilmente encurtadas. O capô alongado ressalta o aspecto dinâmico do modelo, assim como as protuberâncias pronunciadas sobre os arcos das rodas. A grade tridimensional é mais plana e larga que na geração anterior. A traseira exibe um design horizontalizado e a tampa do porta-malas termina em um elegante spoiler. O coeficiente aerodinâmico (cx) é de 0,28. Segundo a Audi, a carroceria do novo A5 Sportback é a mais leve de seu segmento – é 15 kg mais leve que seu antecessor. O peso total da nova geração diminuiu até 85 kg, dependendo da versão.

Por dentro, o novo A5 também cresceu sutilmente. Seu interior ganhou 17 milímetros, o espaço para os ombros para o motorista e o passageiro de frente ficou 11 mm maior e o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros cresceu 24 mm. Em termos de design, o interior segue a lógica estilística adotada do lado de fora do carro – renovar sem revolucionar. O bagageiro tem 480 litros de capacidade e conta com acionamento elétrico para abertura e fechamento da tampa.

Audi A5 Sportback

Sob o capô, o A5 Sportback é oferecido no mercado brasileiro o motor 2.0 TFSI a gasolina com 1.984 cm³ de cilindrada. O coletor de exaustão é integrado ao cabeçote e o motor conta com sofisticações técnicas como gerenciamento térmico com válvula rotativa, sistema de levantamento de válvulas AVS, a válvula de alívio elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Nas versões Attraction e Ambition, o propulsor desenvolve 190 cv de potência e torque de 32,63 kgfm entre 1.450 e 4.200 rpm. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 239 km/h. Já na versão topo de linha Ambition e sua variante Ambition Plus, o 2.0 TFSI rende 252 cv de potência e 37,73 kgfm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A Audi afirma que o novo A5 Ambition chega aos 100 km/h em 6 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Todas as versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem. Apenas as versões Ambition vêm equipadas com o sistema de tração integral permanente Quattro.

Audi A5 Sportback

Mas não é só de estilo e motores potentes que se faz um carro de luxo. Os exigentes consumidores do segmento também esperam muita conectividade em sistemas de entretenimento e tecnologias de segurança de primeira linha. O A5 Sportback agora vem o chamado Audi Virtual Cockpit, uma tela de 12,3 polegadas de TFT (thin film transistor) com resolução de 1.440 X 540 pixels. Junto ao MMI Plus com sistema de navegação, que é de série nas versões Ambiente e Ambition e inclui monitor no console central de 8,3 polegadas, forma a unidade de informação. O comando do terminal MMI é um botão rotatório que também funciona como touchpad. Em termos de segurança, os destaques são os sistemas de assistência ao motorista, o atual fetiche da indústria automotiva mundial. O Active Lane Assist ajuda a manter o carro na sua faixa de rodagem e o Traffic Jam Asssist pode assumir a direção do veículo quando o trânsito está congestionado. Mas a lista de equipamentos de série inclui também equipamentos mais “prosaicos”, como faróis bi-xenônio com luzes diurnas e lanternas de leds, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sensor de luz e chuva.

Com tanto estilo e tecnologia, o A5 Sportback não é um “brinquedo” barato. Os preços do novo modelo da Audi começam em R$ 189.990 para a versão Attraction, vão a R$ 213.990 na Ambiente, passam pelos R$ 239.990 na versão Ambition e atingem R$ 268.990 na “top” Ambition Plus. 

Ponto a ponto

Desempenho – Em relação ao “powertrain” anterior, que tinha 170 cv e câmbio CVT, o novo motor 2.0 de 252 cv com câmbio S tronic de 7 marchas que move as versões Ambition e Ambition Plus do A5 Sportback dá a impressão de estar bem mais “esperto”. As passagens de marchas são praticamente imperceptíveis e o carro parece estar sempre disposto a acelerar. Nota 9.

Estabilidade – O comportamento da suspensão é surpreendentemente agradável. O ajuste da suspensão do novo A5 se aproximou mais do padrão confortável do A4, com que divide a plataforma, sem perder a característica rigidez desejável em um esportivo. O modelo transmite percepção de estabilidade e uma reconfortante sensação de segurança. A suspensão traseira permanece independente multibraços, mas evoluiu do sistema de braços trapezoidais para um five-link, similar ao usado na dianteira. O sistema de tração integral permanente Quattro, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade, é de série na versão "top". Nota 10.

Audi A5 Sportback

Conforto – O A5 Sportback se sai bem nesse aspecto. O espaço interno é decente e os bancos são acolhedores. O isolamento acústico funciona bem, embora, como se espera em um esportivo, o nível de ruído do motor no habitáculo seja propositalmente maior. A suspensão é enrijecida, como em qualquer esportivo, sem deixar de ser confortável. Nota 9.

Interatividade – Os controles do A5 Sportback têm uma boa ergonomia. No volante multifuncional, é possível controlar som, telefonia e navegação. As “borboletas” atrás do volante permitem que o motorista as mudanças nas marchas. A direção eletromecânica facilita bastante as manobras. O controle do MMI através do botão giratório/touchpad no console central requer um certo aprendizado para ser utilizado com desembaraço. Nota 8.

Consumo – A versão Ambition avaliada, com seu motor de 252 cv, teve nota B na avaliação do Inmetro, enquanto o motor de 190 cv levou uma nota A. Nada mau para um esportivo. As novas tecnologias incorporadas ao "powertrain", inclusive o sistema Start/Stop, mostram seu valor nessa hora. Nota 8.

Audi A5 Sportback

Tecnologia – Nesse aspecto, o A5 ostenta. Sistema Start/Stop, faróis bi-xenônio com luzes diurnas de leds, computador de bordo com display colorido, Audi Virtual Cockpit, MMI Plus com sistema de navegação, Active Lane Assist, Traffic Jam Asssist... Dá para os “geeks” de plantão humilharem os vizinhos. Nota 10.

Habitabilidade – Os espaços no interior são generosos. O ângulo de abertura das portas é bom, e o porta-malas leva ótimos 480 litros. Os porta-objetos do habitáculo são ergonômicos e funcionais. Nos bancos traseiros, em virtude do caimento do teto característico dos cupês, o acesso é um pouco mais complicado. Nota 8.

Acabamento – Os revestimentos são de boa qualidade e o acabamento é bastante preciso. Tudo no interior é agradável ao toque, num padrão coerente com os modelos de marca premium. Nota 9.

Audi A5 Sportback

Design – O novo A5 Sportback aperfeiçoa o aspecto dinâmico e arrojado que marcou a primeira geração. Embora as mudanças estilísticas em relação ao modelo anterior não sejam tão drásticas, é um carro totalmente novo e ganhou uma aparência bem mais contemporânea. Nota 9.

Custo/Benefício – O A5 Sportback parte de R$ 189.990 para a versão Attraction e atingem R$ 268.990 na versão "top" Ambition Plus. São valores que o deixarão longe da maioria das garagens brasileiras, mas são competitivos dentro o segmento de consumidores endinheirados onde o A5 Sportback atua. Nota 6.

Total – O novo Audi A5 Sportback totalizou 86 pontos em 100 possíveis.

Primeiras impressões

Assim caminha a dirigibilidade

São Paulo/SP - Em um circuito de pouco mais de 150 km, que mesclou o eternamente engarrafado trânsito paulistano com alguns revigorantes trechos da Rodovia dos Bandeirantes, foi possível avaliar dinamicamente a versão “top” Ambition Plus do novo A5 Sportback. E o cupê de quatro portas mostra que evoluiu agradavelmente em diversos aspectos em relação à geração anterior, que já era um carro bem interessante.

Audi A5 Sportback

O “powertrain” é um dos fatores onde tal aprimoramento é mais notável. O antigo motor de 170 cv associado a um CVT não chegava a fazer feio, mas a parceria formada pelo novo motor 2.0 de 252 cv da versão “top” Ambition com o câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem é consideravelmente mais instigante. O carro ganha velocidade de forma mais homogênea e desembaraçada, algo que transmite bastante confiança ao motorista nas ultrapassagens, além de reforçar a percepção de consistência do conjunto. A nova suspensão também dá sua contribuição nesse aspecto e está ainda mais confortável e equilibrada que a anterior. Usar os comandos manuais das marchas no volante pode tornar a tarefa de dirigir ainda mais divertida.

Audi A5 Sportback

Apesar de tremendamente tediosos, os engarrafamentos paulistanos tiveram alguma função útil na avaliação do A5 Sportback. Criaram diversas ocasiões para colocar em ação o Active Lane Assist e o Traffic Jam Asssist, tecnologias de direção autônoma que se tornaram o atual fetiche da indústria automotiva mundial. Ao serem ativados, os sistemas assumem o controle do veículo em velocidades de até 65 km/h para manter o carro na faixa e igualar sua velocidade à do carro da frente, mantendo uma distância segura. Algo bastante oportuno quando o trânsito está congestionado e só o que há a fazer é acompanhar cada um dos pequenos avanços do carro da frente e evitar bater nele. Na avaliação, a tecnologia mostrou-se efetiva e funcionou com precisão, cumprindo a função de tornar o trajeto de trânsito travado bem mais relaxante para o motorista.

Ficha técnica

Audi A5 Ambition Plus

MotorGasolina, dianteiro, transversal, com quatro cilindros em linha, turbocompressor, 1.984 cv, quatro válvulas por cilindro e duplo comando com válvulas de abertura variável. Duplo sistema de injeção, direta e multiponto
TransmissãoCâmbio de dupla embreagem sequencial de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Tem controle eletrônico de tração
Potência máxima252 cv entre 5 mil e 6 mil rpm
Aceleração de zero a 100 km/h6,0 segundos
Velocidade máxima250 km/h
Torque máximo37,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm
SuspensãoDianteira independente do tipo multilink com triângulos de alumínio e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multilink com barra de ligação flexível. Oferece controle de estabilidade
Pneus245/40 R18
FreiosDiscos ventilados nas quatro rodas. Oferece ABS com EBD
CarroceriaSedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,73 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,39 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos. Tem controle de estabilidade. 
Peso vazio1.555 kg
Capacidade do porta-malas480 litros
Capacidade tanque de combustível58 litros
Preço da versão Ambition PlusR$ 268.990

Audi A5 Sportback

Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/CZN e Divulgação