Foi exatamente há um ano que a Audi lançou a motorização 1.4 flex para seu menor SUV no Brasil, o Q3. Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, o modelo usa em suas versões mais em conta o propulsor que também equipa o sedã Audi A3 e o Volkswagen Golf, entre outros modelos. Inicialmente, o motor chegou nas três versões de acabamento, Attraction, Ambiente e Ambition. Atualmente, no entanto, fica restrito às duas primeiras, sendo a Ambiente a mais completa com este propulsor. Um trunfo que, mesmo com o visual datado do Q3 – uma nova geração deve ser apresentada ainda este ano pela fabricante alemã – e seu recheio tecnológico um tanto defasado, ainda é capaz de movimentar as vendas do modelo. A ponto de ter fechado 2017 com média de 337 emplacamentos mensais, apenas oito a menos que os 345 exemplares registrados pelo BMW X1, o SUV premium mais vendido do país no ano passado. E é justamente na versão Ambiente do Q3 que o trem de força bicombustível 1.4 se sobressai no line up do carro.

Audi Q3 Ambiente

A potência máxima fica em 150 cv, disponível entre 4 mil e 6 mil rpm, e o torque de 25,5 kgfm dá as caras entre 1.500 e 3.500 giros, tanto com etanol quanto com gasolina no tanque. O propulsor turboalimentado tem injeção direta de combustível e, para receber os dois combustíveis, passou por pequenos ajustes. Peças que mantêm contato com o combustível, como tanque, galerias e bombas de alimentação, entre outras, tiveram tratamento específico para interagir com o etanol. Alterações que, na verdade, não chegaram a modificar o comportamento dinâmico do Q3 – ele alcança os 100 km/h, partindo da inércia, em 8,9 segundos, e é capaz de atingir velocidade máxima de 204 km/h com ambos os combustíveis.

A transmissão é automatizada de dupla embreagem e seis velocidades, com shift paddles para trocas manuais junto ao volante. Para melhorar a eficiência e, consequentemente, diminuir as emissões de CO2, o veículo conta com sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro é freado por completo, religando-o ao voltar a acelerar. O motor tem um sensor que reconhece a mistura antes da queima, devido à maior precisão exigida por um sistema com turbina, criando uma referência para o módulo de injeção – que também tem calibração diferente.

Audi Q3 Ambiente

A lista de itens de série do Q3 Ambiente não chega a ser tão extensa, mas engloba equipamentos que garantem uma imagem requintada. Rodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro com ajuste elétrico para motorista e faróis de xenônio com limpadores são entregues já a partir dos R$ 167.990 iniciais pedidos. Entram nesse pacote também o freio de estacionamento elétrico, rádio com conexões auxiliar e bluetooth, computador de bordo e sensores de estacionamento, luz e chuva, além de controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos rebatíveis com ajustes elétricos e rodas com 18 polegadas. Por R$ 9.500 a mais, é possível adicionar teto solar panorâmico, abertura e fechamento elétricos do porta-malas e pacote interno de luzes de leds.

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 1.4 TSI bicombustível de 150 cv entre 4500 e 6 mil rpm move o Audi Q3 Ambiente com bom vigor. Não é o mais potente disponível para o modelo – ele pode receber um 2.0 turbo de 180 cv, exclusivo da configuração de topo Ambition –, mas cumpre bem seu papel ao aliar desempenho instigante e eficiência. O torque máximo de 25,5 kgfm aparece entre 1.500 e 3.500 giros, ou seja, quase assim que se pisa no acelerador. O quase fica por conta de um breve “turbo lag” nas arrancadas – é preciso encher um pouquinho o motor para o Q3 ficar mais “decidido”. Assim, o zero a 100 km/h se dá em 8,9 segundos, com máxima de 204 km/h. Suficiente para garantir uma boa dose de diversão. Nota 8.

Estabilidade – Apesar da altura e do porte, o Q3 Ambiente se comporta de maneira muito estável nas curvas e a impressão que se tem é de que dificilmente se desgrudará do chão. A configuração intermediária não conta com tração integral, mas garante uma pegada esportiva com bastante sensação de segurança mesmo quando encara estradas mais sinuosas. As rolagens da carroceria são controladas e não incomodam. Nota 9.

Audi Q3 Ambiente

Interatividade – Até por não se tratar de uma variante de topo, o Q3 Ambiente não assusta com um monte de comandos espalhados pela cabine. Ao contrário: tudo que há de mais essencial para o motorista fica bem localizado e com uso intuitivo. Faz falta uma tela sensível ao toque, prática que as marcas premium alemãs aos poucos vêm abandonando. O volante multifuncional recebe borboletas para trocas de marcha manuais e o painel de instrumentos tem visualização clara, embora não esteja disponível o virtual cookpit. A direção é leve, o que ajuda nas manobras. Nota 7.

Consumo – O Audi Q3 com motor 1.4 flex não foi avaliado ainda pelo InMetro. Mas a versão anterior, somente a gasolina, não tinha um consumo absurdo e ainda tinha a ajuda do sistema start/stop. A média era de 10,1 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, com 1,99 MJ/km. Isso rendeu uma nota B na categoria e C no geral. Nota 6.

Audi Q3 Ambiente

Conforto – O Q3 é um carro justo em termos de espaço. Ele acomoda bem quatro adultos, mas não oferece tanto conforto assim para o quinto ocupante – até pelo desenho do assento central. Atrás, por sinal, os mais altos podem bater com a cabeça no teto. Na frente há área suficiente em todas as direções. A suspensão é rígida, mas não chega a prejudicar o conforto. Nota 7.

Tecnologia – O Q3 usa a plataforma PQ35 do Grupo Volkswagen, inaugurada em 2003. Apesar de já estar no mercado há algum tempo, tem boa rigidez torcional, mas não é à toa que alguns recursos que aparecem em modelos até mais em conta – como o virtual cookpit – fiquem de fora dele. Já o trem de força é moderno, tem respostas rápidas e passou por ajustes recentes para se tornar flex. A lista de equipamentos de série é curta para um carro desta estirpe, sendo essa uma questão a ser resolvida só numa próxima geração. Nota 6.

Audi Q3 Ambiente

Habitabilidade – Há bons porta-objetos no interior do Q3 e o porta-malas carrega 460 litros – nada mau, levando-se em consideração o tamanho do carro, que não é muito grande. A altura não é tanta a ponto de prejudicar a entrada no modelo e as portas se abrem em ângulo suficiente para que seja fácil entrar na cabine, tanto na parte da frente quanto de trás. Nota 8.

Acabamento – O Q3 é um carro racional nesse sentido e a presença de um sistema de rádio um tanto antiquado já denota um pouco a condição de geração antiga, que fica evidente em seu visual interno. Há bons materiais, mas longe de ostentar luxos ou mesmo requinte. Os encaixes são precisos e bem feitos e as peças têm o cuidado certo na montagem final. Mas está longe de impressionar. Nota 6.

Audi Q3 Ambiente

Design – O desenho do Q3 é bem conservador – a Audi não ousou no design do utilitário quando o lançou, há sete anos. O face-lift apresentado em 2014 mudou pouco isso, apenas aplicou a atual identidade visual que a marca apresenta em toda a sua linha e introduziu no SUV. É um desenho harmonioso, mas que não se destaca nas ruas. Nota 6.

Custo/benefício – O Audi Q3 Ambiente começa em R$ 167.990 e chega a R$ 177.490 completo, quando se insere um pacote de opcionais com teto solar panorâmico, luz interna em leds e abertura e fechamento elétricos do porta-malas. O preço se equilibra com o Mercedes-Benz GLA 200 Advance, de R$ 175.900, e é bem mais em conta que os R$ 191.950 iniciais pedidos pelo BMW X1. Mas trata-se de um modelo que, em breve, ganhará nova geração no exterior e cujo recheio tecnológico é um tanto datado em função do uso de uma plataforma que já tem 15 anos de vida. Nota 6.

Total – O Audi Q3 Ambiente somou 69 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

O Audi Q3 está longe de ser um carro feio ou sem graça. Mas é inegável que depõe contra ele o fato de estar prestes a ganhar uma nova geração e de seu design já ser conhecido há sete anos. O desenho, apesar do face-lift recebido em 2014, é datado e pouco atraente, principalmente diante de seus principais concorrentes, o Mercedes-Benz GLA e o BMW X1, projetos mais modernos. O Q3, na verdade, é o único SUV da Audi que ainda não é montado sobre uma plataforma modular – no caso dele, trata-se da PQ35, que estreou em 2003.

Audi Q3 Ambiente

O motor, no entanto, é moderno e já em sintonia com a nova tendência de downsizing adotada para reduzir os índices de poluentes no planeta, a de propulsores menores, porém mais fortes a partir da adoção de sobrealimentação. No caso da versão Ambiente, é um 1.4 litro de 150 cv que, no ano passado, se tornou bicombustível, ou seja, foi adaptado para rodar tanto com gasolina quanto com etanol. O torque máximo de 25,5 kgfm aparece já a partir das 1.500 rotações, proporcionando vigor pleno praticamente a partir do momento em que se pisa no acelerador. O resultado é um desempenho que impressiona, com ultrapassagens e retomadas seguras e um comportamento esportivo. Nas arrancadas, porém, é preciso encher um pouco o motor, para contornar o leve turbo lag que o modelo apresenta, muito por conta de seus 1.405 kg.

Audi Q3 Ambiente

A tração não é a tradicional Quattro da marca alemã, mas sim dianteira. Em compensação, a estabilidade é constante no Q3 Ambiente, mesmo diante de estradas com curvas fechadas encaradas em velocidade alta. A transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades trabalha em perfeita sintonia com o motor, mas há aletas atrás do volante para trocas manuais capazes de tornar a direção ainda mais divertida.

Audi Q3 Ambiente

Se o motor impressiona, por outro lado, a lista de itens de série vai no sentido oposto. Nem mesmo câmara de ré aparece, algo um tanto decepcionante para um carro que não sai da loja por menos de R$ 167 mil. Um dos principais destaques dos últimos lançamentos da Audi, o virtual cookpit, também não aparece sequer como opcional. Para quem busca desempenho instigante, o Q3 Ambiente certamente é capaz de agradar. Mas a falta de um recheio mais condizente com sua etiqueta de preço não passa despercebida.

Ficha técnica

Audi Q3 Ambiente

MotorGasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.395 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Duplo sistema de injeção de combustível, direta e multiponto. Acelerador eletrônico e turbocompressor com intercooler
TransmissãoCâmbio automatizado de dupla embreagem com seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração
Potência máxima150 cv entre 4 mil e 6mil rpm
Aceleração 0-100 km/h8,9 segundos
Velocidade máxima204 km/h
Torque máximo25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente do tipo multilink, com braços sobrepostos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Controle eletrônico de estabilidade
Pneus235/55 R17 (Attraction) e 235/50 R18 (Ambiente e Ambition)
FreiosDiscos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS e EBD
CarroceriaUtilitário esportivo em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,39 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Oferece airbags duplos frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina
Peso1.405 kg
Capacidade do porta-malas460 litros
Tanque de combustível64 litros
ProduçãoSão José dos Pinhais, Paraná
Lançamento mundial2011
Lançamento no Brasil2012
Face-lift2015
Itens de sérieRodas de liga leve de 18 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro com ajustes elétricos para motorista, faróis de xenônio com limpadores, freio de estacionamento elétrico, volante multifuncional revestido de couro, rádio com conexões auxiliar e Bluetooth, computador de bordo, sensores de luz e chuva, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, espelho interno com função antiofuscante automática, controle de velocidade de cruzeiro, soleiras de alumínio, retrovisores externos rebatíveis com ajustes elétricos. 
PreçoR$ 167.990
OpcionaisTeto solar panorâmico, luz interna em leds e abertura e fechamento elétricos do porta-malas. 
Preço completoR$ 177.490

Audi Q3 Ambiente

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/CZN