Os sedãs à venda no Brasil têm de responder a exigências bem definidas. Estas qualidades geralmente são exaltadas na publicidade em textos que remetem à ideia de conforto, luxo e status. Os adjetivos até são justificados em grande parte dos automóveis do segmento, mas há uns poucos modelos que extrapolam a singeleza dessas descrições. O Audi S3 sedã é um deles. Apesar dos conceitos o definirem muito bem, não são suficientes para traduzi-lo. O modelo alemão insere uma generosa dose de “pimenta” no conjunto, que inclui 280 cv de potência, 38,7 kgfm de torque, tração integral e transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas.

Audi S3 Sedan

O S3 sedã desembarcou no Brasil em agosto, sete meses depois do três volumes “convencional”. Com o sucesso dessa configuração de carroceria na gama A3, a Audi logo tratou de trazer a variante mais “quente”. E, pelo menos no design, manteve toda a elegância do original. O S3 não tem aparência “vitaminada”, porém as linhas evidenciam sua natureza dinâmica, com um porte atlético e uma forte identidade visual. Na frente, a grade é no estilo “bocão” – presente em todos os modelos Sport –, que vai do capô até a base do para-choque. Ela traz uma moldura cromada e é cortada por sete barras duplas com aparência de alumínio. Nas extremidades do para-choque, as entradas de ar para os freios recebem um acabamento tipo colmeia. O capô liso e o arco do teto achatado alongam visualmente a carroceria. Atrás, um sutil defletor cria um detalhe estético no alto da tampa do porta-malas. O para-choque redesenhado traz na base um extrator cor de chumbo com moldura dupla em alumínio e incorpora as quatro ponteiras ovaladas e cromada do escape.

Apesar da estética comportada, o S3 abriga uma “fera” sob o capô. Os 280 cv aparecem entre 5.500 e 6.200 rpm – no Brasil, a Audi “estrangulou” este 2.0 turbo, que rende 20 cv a menos que na Europa. Já o torque de 38,7 kgfm aparece pleno entre 1.800 e 5 mil giros. A pressão do turbo vai a 1,2 bar e o duplo sistema de injeção de combustível ajuda a equalizar o trabalho do propulsor. Sob solicitação parcial, a injeção indireta melhora a queima e reduz o consumo e as emissões de partículas. Já a injeção direta – chamada FSI – entra em ação na partida e em situações de alta exigência do motor.

Audi S3 Sedan

A força gerada pelo propulsor é distruibuída pelas quatro rodas por meio da conhecida tração integral Quattro. Já a transmissão é automatizada de seis marchas e duas embreagens. Com esse conjunto, o modelo é “catapultado” aos 100 km/h partindo da imobilidade em 4,9 segundos. Já a “ferocidade” máxima é controlada pela eletrônica em 250 km/h – opcionalmente pode ser ampliado para 280 km/h. O carro também traz o sistema Audi Drive Select, que controla o funcionamento do acelerador, da direção assistida e do câmbio. O motorista pode optar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão.

O interior é sofisticado, totalmente preto com insertos em alumínio escovado fosco e acabamento em alumínio polido. O volante esportivo multifuncional tem base reta e é forrado em couro. Já os pedais e apoio de pé são em aço inoxidável escovado. O cluster do S3 é semelhante ao do A3 normal, com pequenas alterações que dão personalidade à versão. Os relógios trazem números e ponteiros brancos. O velocímetro marca até 300 km/h e o contagiros apresenta um logotipo S3 em relevo, juntamente com o mostrador de pressão do turbo. Entre eles, uma pequena tela TFT faz a interface com computador de bordo, GPS, som, etc.

Sedan tem potência de esportivo

Todas as qualidades do modelo alemão desembocam em um preço bem salgado: R$ 215.990 – R$ 3 mil a mais que o S3 hatch. No valor, estão embutidos teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado automático bizona, sistema start/stop, bancos dianteiros esportivos em couro ajustáveis eletricamente, faróis de xenônio, rodas de 18 polegadas e central multimídia com tela retrátil e GPS integrado. Além das pinturas metálicas ou perolizadas, a Audi oferece como opcional, por R$ 41.500, um sistema de som da dinamarquesa Bang & Olufsen, com 13 alto-falantes e um subwoofer de 705 watts. Mas uma prosaica câmera de ré ou botão de partida, itens disponíveis em carros (bem) mais baratos, são recursos que a Audi não se preocupou em disponibilizar no seu esportivo.

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 2.0 TFSI de 280 cv de potência e 38,7 kgfm de torque tem disposição de sobra. Em conjunto com a trasmissão S-tronic de seis marchas e duas embreagens, é capaz de se tornar uma fonte de adrenalina para os ocupantes. As acelerações e retomadas são fortes e progressivas. A prova está nos números: zero a 100 km/h em 4,9 segundos e velocidade máxima “freada” pela eletrônica em 250 km/h. Nota 10

Estabilidade – O três volumes esportivo gruda no asfalto. O conjunto suspensivo rígido impede a carroceria de rolar e dá um comportamento exemplar ao carro. A tração integral também ajuda ao aliviar a sensação de torque no volante, comum aos modelos de tração dianteira, e dá bastante equilíbrio ao carro. A suspensão trabalha bem e impede que a carroceria role, com total controle das reações do carro. O acerto mais firme passa muita segurança em velocidades mais elevadas, com pouquíssima flutuação. Nota 9.

Audi S3 Sedan

Interatividade – O volante multifuncional de base reta tem uma ótima pegada e os (poucos) comandos estão bem localizados. A posição baixa de condução é amplamente ajustada pelos controles do banco e também do volante. O painel de instrumentos é bem completo, com destaque para o pequeno mostrador da pressão do turbo, que acende “luzinhas” brancas conforme a solicitação do acelerador. A falta de câmera de ré não se justifica em um modelo de mais de R$ 200 mil. Nota 8.

Consumo – O Audi S3 sedã não está no Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro. Mas com todas as tecnologias para diminuir o consumo de combustível, o sedã esportivo, durante a avaliação, registrou uma média de 8,9 km/l em circuito misto. Não é um número para se orgulhar, ainda mais quando se trata de um propulsor apenas a gasolina. Nota 6

Interior do S3 segue o padrão da marca alemã

Conforto – O sedã vai bem nesse sentido. Os bancos são macios e ao mesmo tempo que passam uma gigantesca esportividade, o condutor e o passageiro desfrutam de bons espaços. O acerto firme da suspensão que pode “pegar” em alguns momentos, como ruas esburacadas e quebra-molas. Mas nada que impeça dirigir o modelo por muitas horas ou no uso diário. O isolamento acústico impressiona positivamente. Nota 8.

Tecnologia – O S3 sedã é feito sobre a nova plataforma MQB, do Grupo Volkswagen. O motor 2.0 litros TSFI tem injeção de combustível direta e indireta. O modelo ainda traz faróis de xenônio, ar-condicionado dual zone, sistema start/stop, tração integral, teto solar elétrico, câmbio de dupla embreagem e sistema multimídia. Tudo moderno mas nada fora da curva do segmento. Nota 9.

Detalhe lanternas traseiras

Habitabilidade – Apesar do evocar o lado esportivo, o S3 é um sedã. E tem características de tal. Duas pessoas viajam tranquilamente na parte de trás e o porta-malas aceita 390 litros – volume que não impressiona. O porta-copos logo em frente à alavanca de câmbio serve também para descansar objetos de uso pessoal, como chave, carteira e celular. O caimento do teto “rouba” alguns centímetros de espaço para a cabeça de quem vai atrás. Nota 8.

Acabamento – Apesar do preço vitaminado pela esportividade, o S3 é um A3 sedã. Ou seja, os materiais usados no habitáculo seguem os conceitos de sedãs de entrada de marcas de luxo: encaixes das peças e revestimentos de boa qualidade, mas sem extremo requinte. O revestimento em couro e os detalhes de personalização da versão dão sofisticação ao interior. Tudo na medida certa e sem exageros. Nota 8.

Traseira do Audi S3 Sedan

Design – O S3 sedã é um esportivo sem “anabolizantes” visuais. O design não transparece as aptidões dinâmicas do sedã. A grade característica dos carros Sport da Audi e as quatro saídas de escapamento são os destaques. O perfil é marcado por um grande vinco na lateral, o caimento do teto em direção à traseira e pelas rodas de 18 polegadas com cinco raios. Tudo bem harmônico. Nota 9.

Custo/benefício – A esportividade do S3 sedã tem preço. E ele é alto: R$ 215.990. Com o sistema de som premium Bang & Olufsen e pintura metálica/perolizada, a conta pode chegar aos R$ 260 mil. Não há um rival direto entre as marcas de luxo. O mais próximo é o Mercedes-Benz CLA45 AMG, que custa R$ 298.900 mas tem muito mais potência – 360 cv. Já BMW M3 ultrapassa os dois, tanto em preço quanto em cavalagem: R$ 394.950 e 431 cv. Quem se aproxima do S3 sedã em preço e desempenho é o Mitsubishi Lancer Evolution X, que custa R$ 220.990 e traz um 2.0 litros turbo de 295 cv e 37,1 kgfm de torque. Nota 6.

Total – O Audi S3 sedã somou 81 pontos em 100 possíveis.

Detalhe da grade dianteira

Impressões ao dirigir

Mesmo que o Audi S3 tenha um visual discreto, impossível não notar que se trata de um produto da linhagem S. Ao todo, são 9 logos “S3” distribuídos no carro: grade, tampa traseira, soleiras das portas dianteiras, volante, contagiros, encostos dos bancos dianteiros e alavanca de câmbio. Para todo lugar que se olhe, o condutor é “avisado” de que o S3 não é um sedã comum. E isso fica bem claro quando o pedal da direita – pivotado no assoalho – é esmagado. O S3 dispara feito um rojão. O motor 2.0 TFSI de 280 cv e 38,7 kgfm faz o leva a cumprir o zero a 100 km/h em menos de 5 segundos e atingir a máxima de 250 km/h – limitada eletronicamente. Porém, mais que o fetichismo dos números, o S3 é um modelo que aguça os sentidos.

O carro responde instantaneamente aos comandos do motorista – o sistema de dupla injeção praticamente elimina o “turbo lag” –, o câmbio de seis marchas com paddle shifts no volante e duas embreagens executa as trocas com perfeição e o ponteiro do velocímetro sobe rapidamente. Tudo ainda é acompanhado por um agradável “pipoco” no escapamento a cada mudança de marcha. Em frações de segundo, a coluna do condutor é pressionada contra o banco e as mãos instintivamente “colam” e transpiram no volante esportivo forrado brilhantemente em couro.

Parece um sedan comum, só que não

O três volumes esportivo “engole” as curvas com facilidade – graças à tração integral – e os pneus parecem “ventosas” ao grudar no asfalto. A sensação – e também realidade – é que não falta equilíbrio e força em nenhum momento. A qualidade construtiva também contribui para esse sentimento. O Audi S3 sedã usa a plataforma MQB do Grupo Volkswagen – a do Golf, por exemplo –, que abusa de alumínio e aços de alta tensão. O resultado dessa receita é um peso abaixo de 1,5 toneladas e um comportamento bastante explosivo.

O S3 sedã ainda é capaz de mostrar a outra faceta de ser um carro para o dia a dia. A estética não é espalhafatosa e, quando não instigado, o sedã é um veículo bem suave. A posição de dirigir é baixa, mas o corpo se ajusta bem aos bancos e ao volante. O habitáculo é minimalista e oferece poucos botões – todos nos devidos lugares. A suspensão esportiva torna o S3 sedã 2,5 cm mais baixo que o A3 “civil” e, mesmo em modo Comfort, pode transmitir algumas trepidações aos passageiros nas esburacadas ruas brasileiras. Mas nada que ofusque a sua esplêndida dinâmica.

Motor entrega 280cv

Ficha técnica

Audi S3 sedã

MotorGasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta e indireta de combustível, turbocompressor e comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico
TransmissãoAutomatizada de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral com controle antipatinagem
Potência máxima280 cv entre 5.500 e 6.200 rpm
Torque máximo38,7 kgfm entre 1.800 e 5 mil rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h4,9 segundos
Velocidade máxima250 km/h (limitada eletronicamente)
Diâmetro e curso82,5 mm x 92,8 mm
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira multilink com barra estabilizadora. Amortecedores de rigidez variável Oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus225/40 R18
FreiosDiscos ventilados na frente e atrás, com ABS e EBD de série
CarroceriaSedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,47 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,39 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais e laterais
Peso bruto1.460 kg
Capacidade do porta-malas390 litros
Tanque de combustível55 litros
ProduçãoGyor, Hungria
Lançamento mundial2013
Lançamento no Brasil2014
Itens de sérierádio multimídia com sistema de navegação, Bluetooth, bancos dianteiros esportivos em couro ajustáveis eletricamente, volante esportivo multifuncional em couro com shift-paddles, ar-condicionado digital automático de duas zonas e teto solar panorâmico, airbags frontais para motorista e passageiro, airbag de joelho para o motorista e airbags laterais dianteiros de cabeça, controle de pressão de pneus, faróis bi-xênonio, sensor de estacionamento traseiro e sistema start/stop
PreçoR$ 215.990

Autor: Raphael Panaro (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias