Por AutoPress

publicado em Testes

A palavra liderança é íntima da Fiat há 14 anos quando se fala em picape. Mas a linha 2014 da Strada, lançada em outubro do ano passado, atingiu um novo patamar. O modelo conseguiu o que a própria fabricante italiana não previa: foi o carro mais vendido do Brasil no mês de março, com 13.020 unidades emplacadas. Nos cinco primeiros meses de 2014, a picape já comercializou 64.757 exemplares, cerca de 28% a mais que os 50.256 registrados no mesmo período do ano passado. Pulou da sexta colocação para a terceira no acumulado entre os carros mais vendidos. E embora a terceira porta tenha sido a principal novidade da Strada, aproximadamente 30% desse resultado provém da única configuração disponível com cabine simples, a Working. Como o próprio nome evidencia, é indicada para uso profissional.

Algumas mudanças foram cruciais para aumentar a competitividade da Working cabine simples. A linha de cintura foi elevada, o que modificou não apenas seu design, mas também a funcionalidade. Em todas as versões, a caçamba ganhou oito centímetros de altura e, com eles, sua capacidade de carga foi ampliada. Agora, a cabine simples leva 120 litros a mais que antes. E embora seja um veículo planejado para o trabalho, um item de conforto foi emprestado do hatch Bravo: o sistema de abertura da tampa de combustível, que agora pode ser feito eletricamente.

Cai bem, em um carro pensado para ser de trabalho, um visual mais robusto e até agressivo. Na Strada Working, a Fiat optou por inserir um novo para-choque dianteiro, na cor preta. A vocação profissional é ainda reafirmada pelas novas molduras para as caixas de rodas, pela tampa e pelo para-choque traseiros, redesenhado e mais encorpado. Mais volume também foi a estratégia para as lanternas traseiras do modelo, que foram elevadas e passam a invadir a lateral. Desta forma, além de trazer alguma modernidade à traseira e ao perfil da Strada, causam certa impressão de se tratar de uma picape ligeiramente maior. 

Sob o capô, permanece o motor 1.4 Fire bicombustível, capaz de entregar a potência máxima de 85/86 cv com gasolina/etanol no tanque. Já seu torque chega a 12,4/12,5 kgfm quando abastecida com os mesmos combustíveis, respectivamente. Nesta configuração, o trem de força é sempre completado pela transmissão manual de cinco velocidades. O câmbio automatizado, também de cinco marchas, só está disponível para as configurações Adventure.

Outro detalhe importante na nova Strada foi a oferta dos acessórios da Mopar. A linha foi desenvolvida pela Chrysler, recentemente incorporada pelo Grupo Fiat, e apresenta opções interessantes e funcionais. Como o extensor de caçamba que permite levar motocicletas na traseira da picape – para isso, é preciso circular com a tampa de trás abaixada e exibir uma segunda placa de identificação do veículo. O acessório funciona ainda como divisor de espaço ou rampa de acesso para motos. Um opcional que amplia as possibilidades de uso da picape e certamente ajuda a versão Working a garantir cerca de 50% do mix das vendas, somando a configuração cabine simples com a estendida e a dupla.

Impressões ao dirigir

Um carro com vocação profissional normalmente não tem a obrigação de ser generoso com seu motorista. Na verdade, seu lado funcional importa bem mais do que o conforto ou a atmosfera criada em seu habitáculo. Mas a Fiat Strada está longe de tratar mal seu condutor, mesmo na versão cabine simples. É verdade que não há farto espaço interno. Mas o acabamento, apesar de simples, transmite a robustez que se espera de um carro de carga e seus plásticos não têm rebarbas aparentes. A posição de dirigir é facilmente encontrada. Pelo menos quando se conta com o opcional ajuste de altura da coluna de direção e do banco. 

O motor 1.4 litro movimenta a picape sem grandes problemas quando a caçamba não leva carga. As retomadas exigem reduções de marchas constantes e ultrapassagens devem ser feitas com mais cautela. Em ambos os casos, o isolamento acústico não é dos mais eficazes. Como na maioria das picapes, as trepidações em função das irregularidades no asfalto são frequentes. Mas a Strada Working se mantém bem sob controle em curvas acentuadas realizadas em velocidades mais altas. E alia uma dose equilibrada de robustez e racionalidade

Um ponto de destaque do modelo é a opção de adquirir o extensor de caçamba desenvolvido pela Mopar. Com a peça, a vocação profissional da Strada ganha força com a função de divisor de espaço. Mas, ao mesmo tempo, abre-se a possibilidade de uma aposta mais esportiva na picape. Isso porque o acessório permite o transporte até de duas motocicletas na traseira – há ainda uma rampa facilitadora de acesso. Ou seja, um casamento perfeito entre o desejo de aventura sob duas rodas sem a necessidade de enfrentar longas viagens em uma moto.

Ficha técnica

Fiat Strada Working CS

MotorA gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. 
Potência máxima85/86 cv a 5.750 rpm com gasolina/etanol
Aceleração de 0 a 100 km/h12,7/12,5 segundos com gasolina/etanol
Velocidade máxima163/164 km/h com gasolina/etanol
Torque máximo12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm com gasolina/etanol
Diâmetro e curso 72,0 mm X 84,0 mm
Taxa de compressão10,3:1
SuspensãoDianteira do tipo McPherson com rodas independentes, com braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora. Traseira com rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora
Pneus175/65 R14
FreiosDiscos ventilados na frente e tambor atrás
CarroceriaPicape em monobloco com duas portas e dois lugares. Com 4,44 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,59 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos
Peso 1.084 kg com 705 kg de capacidade de carga
Capacidade da caçamba1.220 litros
Tanque de combustível58 litros
ProduçãoBetim, Minas Gerais
Itens de sérieAlertas de limite de velocidade e manutenção programada, computador de bordo, ganchos para amarração de carga na caçamba, grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas, protetor de caçamba, relógio digital e tampa da caçamba removível e com chave
PreçoR$ 36.120
OpcionaisAbertura elétrica do tanque de combustível, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, capota marítima, direção hidráulica, rádio com MP3, USB e WMA, travas e vidros elétricos com antiesmagamento, volante com regulagem de altura, brake light, faróis de neblina, extensor de caçamba e janela traseira corrediça
Preço completaR$ 44.170

Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias

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