O Fiat Uno já teve vendas bem expressivas no Brasil. Mas diversos lançamentos automotivos – da própria Fiat – no segmento de hatches compactos acabaram enfraquecendo o desempenho do modelo nos emplacamentos mensais. E a Fiat sabe que dificilmente o carro chegará aos patamares de antes. Mesmo assim, foi ele o escolhido para estrear a nova linha de motores da marca italiana, fabricada em Betim, no interior de Minas Gerais. E uma das configurações que mais se beneficiou com a mudança, sem dúvidas, foi a Sporting. Antes 1.4 de 88 cv, agora a versão chega aos 109 cv com o 1.3 Firefly. Um ganho de cerca de 24% de potência que, para uma variante que carrega a esportividade no nome, faz toda a diferença. E chega acompanhado de itens de segurança normalmente vistos em modelos de categorias superiores.

Fiat Uno Sporting 2017

A outra evolução que o Uno Sporting – e todas as demais configurações com motor 1.3 – traz está nos controles dinâmicos de estabilidade e tração, além da assistência de partida em rampas. Quem adquire o Uno Sporting com câmbio automatizado – aquele com botões no lugar da alavanca –, leva as novidades de série. No caso da transmissão manual, como da unidade testada, elas fazem parte de um pacote tecnológico que inclui ainda alarme, rádio integrado ao painel com RDS, entradas USB e auxiliar, Bluetooth, volante com comandos do rádio e telefone, sensores traseiros e vidros elétricos traseiros. Tudo por R$ 3.764, somados aos R$ 50.330 iniciais pedidos pelo Uno Sporting. 

O novo motor, com bloco em alumínio, pesa sete quilos a menos que o anterior. Além disso, ele utiliza um sistema que faz parte dos gases do escape recircularem na câmara de combustão quando a potência não é solicitada. Dependendo da situação, o eixo de comando com variador de tempo de abertura atrasa ou adianta o movimento das válvulas. O resultado, de acordo com a marca, pode ser uma economia de até 7% no consumo de combustível.

Fiat Uno Sporting 2017

O visual, no entanto, mudou muito pouco. De mais impactante, só a adoção de uma grade mais robusta e semelhante à utilizada no subcompacto Mobi. Assim como antes, a versão Sporting traz adesivos laterais com a inscrição da configuração. Mas agora foi adotado ainda um friso vermelho na grade e detalhe também avermelhado na moldura dos faróis de neblina. Tudo para dar uma “cara” mais “nervosa” ao compacto.

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 1.3 adotado na linha 2017 do Uno Sporting é mais forte que o antigo 1.4. Os 101 e 109 cv e torque de 13,7 a 14,9 kgfm com gasolina e etanol no tanque, respectivamente, são suficientes para movimentar com certa esperteza o hatch. Apesar desse torque máximo só dar as caras em 3.500 giros, antes disso o propulsor já dá sinais de vigor. Arrancadas são boas e ultrapassagens e retomadas são realizadas com eficiência, sem que se tenha de reduzir demais as marchas. Nota 8.

Estabilidade – O Uno sempre foi bom de curvas. Agora, na linha 2017, a versão Sporting já conta com controle eletrônico de estabilidade opcional, o que garante segurança extra aos motoristas mais arrojados. A mudança libera o condutor a explorar um pouco mais o hatch e fazer com que a esportividade vá um pouco além dos adereços estéticos da configuração. A carroceria rola pouco e não são necessárias correções na direção em velocidades altas. Nota 8.

Fiat Uno Sporting 2017

Interatividade – O Uno sempre foi um carro simples. Botões são bem localizados e com uso intuitivo. O sistema de som opcional é básico, mas bastante funcional. O volante traz 12 botões, seis de cada lado, para facilitar o uso do celular – quando conectado via Bluetooth – e o computador de bordo guarda dados de consumo e distância percorrida de duas viagens distintas. Nota 8.

Consumo – O Fiat Uno Sporting manual foi avaliado pelo Programa de Etiquetagem do InMetro e registrou médias de 9,2 e 10,1km/l com etanol no tanque na cidade e na estrada, respectivamente. Abastecido com gasolina, essa média sobe para 12,9 e 14,0 km/l. Tal resultado garantiu classificação “A” tanto em sua categoria quanto no geral e um consumo energético de 1,58 MJ/km. Nota 10.

Fiat Uno Sporting 2017

Conforto – Quatro adultos de estatura mediana conseguem se acomodar no Uno Sporting sem grandes apertos, mas há modelos bem mais espaçosos na categoria de hatches compactos. A suspensão garante uma absorção razoável dos impactos causados por buracos nas ruas e o isolamento acústico fica dentro da média esperada para um modelo deste segmento e categoria. Nota 7.

Tecnologia – A linha 2017 do Uno estreou o novo motor 1.3 da marca italiana. Além disso, a versão Sporting tem sistema start/stop, que desliga o motor quando o veículo é freado em sinais de trânsito ou paradas rápidas. A lista de itens de série não chega a ser farta, mas os opcionais contemplam tecnologias como controle eletrônico de estabilidade e tração, presentes apenas em poucos modelos desta faixa de preço. Nota 8.

Fiat Uno Sporting 2017

Habitabilidade – Há bons porta-objetos no Uno, inclusive no teto. O modelo tem também um espelho auxiliar para visualizar os ocupantes traseiros – bom para quem tem filhos pequenos, por exemplo. As formas quadradas da carroceria ajudam na acomodação de todos e o porta-malas está na média do segmento, com 280 litros. Nota 8.

Acabamento – Os plásticos têm boa aparência e transmitem alguma qualidade. Não há luxos, mas está longe de fazer feio. A cor vermelha está presente em detalhes do volante, painel, maçanetas e costura dos bancos, adicionando certo charme ao habitáculo. Porém, a parte onde estão localizados os comandos do ar- condicionado destoa um pouco do resto, pelo aspecto mais antiquado. Nota 7.

Fiat Uno Sporting 2017

Design – As mudanças estéticas com o face-lift do novo Uno foram bem leves, mas suficientes para trazerem benefícios ao modelo. A grade adotada se assemelha à do subcompacto Mobi e a variante Sporting ganha detalhes estéticos exclusivos – como o vermelho presente na própria grade e na moldura dos faróis de neblina, por exemplo.  Transmite, além da ideia de esportividade, boa dose de jovialidade e descontração. Nota 8.

Custo/benefício – A Fiat pede R$ 50.330 pelo Uno Sporting manual, mas completo – com alarme, assistente de partida em subidas, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema de som com RDS, entrada USB e Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro e função Tilt Down, que promove o rebatimento automático do retrovisor direito ao acionar a ré, regulagem de altura no banco do motorista e apoio de braço central dianteiro, a conta pula para R$ 54.999. Com todas as tecnologias que carrega, é difícil encontrar um concorrente com a mesma lista de itens disponível. Principalmente pelos controles de estabilidade e tração. Nota 7.

Total – O Fiat Uno Sporting manual somou 79 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Novo tempo

O Uno Sporting está bem distante de ser considerado um carro realmente esportivo. Mas é inegável que a troca do antigo 1.4 pelo novo motor 1.3 deu fôlego extra à configuração, que evoca esportividade em seu nome. O Firefly de quatro cilindros tem um ganho de velocidade progressivo e é capaz de levar o Uno Sporting do zero aos 100 km/h m 10,1 segundos. As reações não chegam a ser tão agressivas, mas o “carrinho” se sai bem tanto em ambiente urbano quanto na estrada.

Fiat Uno Sporting 2017

Além do novo motor, a adoção dos controles eletrônicos de estabilidade e tração no Uno Sporting é uma excelente novidade da linha 2017. Não que o modelo precisasse tanto dessas tecnologias, mas a verdade é que essa medida dá uma liberdade maior para o motorista se permitir alguns excessos com o carro. E sem se arriscar demais, já que o hatch – que já se mostrava bem estável – agora é capaz de auxiliar o motorista com uma ou outra correção necessária.

Fiat Uno Sporting 2017

Ficha técnica

Fiat Uno Sporting 2017

MotorGasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.332 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro. Injeção multiponto e acelerador eletrônico
Potência101 cv a 6 mil rpm com gasolina e 109 cv a 6.250 rpm com etanol
Torque13,7/14,9 kgfm com gasolina/etanol a 3.500 rpm
0-100 km/h9,8 segundos
Diâmetro e curso70,0 mm X 86,5 mm
Taxa de compressão13,2:1
Velocidade máxima177 km/h
TransmissãoManual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores transversais e molas helicoidais. Traseira com barra de torção e rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. Controle eletrônico de estabilidade opcional
Pneus185/60 R15
FreiosDiscos sólidos na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EBD de série
CarroceriaHatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,81 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 m de altura e 2,38 m de distância entre-eixos. Airbags frontais de série
Peso1.055 kg
Capacidade do porta-malas280 litros
Tanque de combustível48 litros
ProduçãoBetim, Brasil
PreçoR$ 50.330
Preço completoR$ 54.999

Fiat Uno Sporting 2017

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/CZN