O Honda HR-V é um verdadeiro fenômeno no Brasil. O modelo foi lançado há quase três anos, no primeiro trimestre de 2015, e desde então é o líder das vendas de SUVs compactos do país. Chegou a ser o melhor em vendas entre todos os utilitários esportivos disponíveis, mas perdeu o posto para o Jeep Compass, que não é seu rival direto, já que atua entre os SUVs médios. Na época, a expectativa da marca japonesa era vender 4 mil unidades mensais, meta que foi superada na maior parte dos meses pelo modelo. Hoje, com quatro versões disponíveis, é nessa média que ele se encontra, ainda distante de seus principais concorrentes. Para tanto, o modelo ostenta uma lista de itens de série que, apesar de não ser a mais completa, é boa. E um visual moderno, esportivo e elegante. Traços que se materializam mesmo na configuração topo de linha, a Touring, que peca mesmo é no custo/benefício desfavorável, já que os preços da Honda são tradicionalmente altos, uma espécie de prêmio cobrado pela marca em função da sua confiabilidade.

Honda HR-V Touring

Todas as versões do SUV são movimentadas pelo mesmo motor, um 1.8 litro de 140 cv, que trabalha em conjunto com uma transmissão CVT. Para aplacar um pouco a falta de uma pegada mais esportiva, há “paddle shifts” junto ao volante para as trocas entre as sete marchas simuladas pelo câmbio. O torque chega a 17,3 kgfm em 4.800 giros com gasolina e 17,4 kgfm a 5 mil rpm com etanol no tanque. 

O crossover da Honda é mais baixo e tem linhas mais agudas do que as que se notam em um SUV normal. Os vincos deixam o carro “musculoso” e, ao mesmo tempo, transmitem uma imagem de velocidade. A frente tem conjunto ótico pontiagudo e esticado, para-choques encorpados e, de lado, a linha de cintura alta e o teto com um caimento forte, como o de um cupê, identificam o HR-V. Para reforçar essa semelhança, as maçanetas das portas de trás são “ocultas” na coluna traseira.

Honda HR-V Touring

O HR-V Touring não chega a ser mal equipado, mas também não se trata do SUV compacto mais bem recheado no Brasil. Freio de estacionamento elétrico, volante multifuncional, revestimento em couro, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva e sistema multimídia com Bluetooth, câmara de ré e até GPS estão entre os itens disponíveis. Mas o preço é bem salgado, ultrapassando a barreira dos seis dígitos: parte de R$ 107.900. Essa conta ainda pode chegar a R$ 109.400, caso seja escolhida a cor branca perolizada da unidade testada, que acrescenta R$ 1.500 à conta.

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 1.8 do HR-V Touring é o mesmo utilizado em todas as versões, que entrega 140 cv e tem torque de 17,3 kgfm com gasolina. São números até bons, mas a versão topo de linha recebe transmissão CVT que anestesia demais o propulsor. O trem de força é agradável na cidade, favorecendo a economia de combustível, mas deixa a desejar quando são necessárias retomadas mais urgentes, por exemplo, em ultrapassagens. Nota 7.

Estabilidade – A suspensão é firme o suficiente para garantir um comportamento seguro em curvas – com rolagens de carroceria quase imperceptíveis – e não há sensação de insegurança. O SUV compacto se mostra o tempo todo equilibrado e, além disso, seu trem de força não instiga tanto uma tocada mais esportiva. De maneira geral, nesse quesito, o carro se sai muito bem. Nota 9.

Honda HR-V Touring

Interatividade – Todos os comandos são fáceis de serem entendidos e um dos principais destaques do HR-V Touring é seu sistema multimídia. Ele tem tela sensível ao toque, GPS e até wi-fi, ou seja, está bem alinhado com a tendência de conectividade que reina no universo automotivo. Freio de estacionamento elétrico é mais um ponto a favor do HR-V Touring, além da direção elétrica extremamente suave em manobras. Mas a ausência de chave presencial é notável, visto que alguns modelos de categoria e preços inferiores já contam com esse recurso. Nota 7.

Consumo – O Honda HR-V Touring foi testado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e registrou médias de 7,7/11 km/l em trânsito urbano e 8,6/12,3 km/l na estrada, com etanol/gasolina no tanque. Conquistou “A” em sua categoria e “B” na classificação geral, com consumo energético de 1,87 MJ/km. Nota 8.

Honda HR-V Touring

Conforto – A posição de dirigir é boa, assim como o isolamento acústico. O espaço é condizente com a categoria e garante a viagem de quatro ocupantes sem problemas de apertos. Ser “altinho” contribui ainda mais para a sensação de espaço e conforto. Os bancos têm a densidade correta e os corpos dos passageiros são bem recebidos. Nota 8.

Tecnologia – Motor e câmbio do HR-V são modernos e a plataforma do crossover é uma evolução da utilizada no monovolume Fit. O SUV é recheado de itens tecnológicos, com ABS de última geração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica progressiva e sistema de entretenimento completo e prático. Por outro lado, não tem acesso ao carro e partida do motor por botão, algo que surpreende diante dos R$ 107.900 cobrados pela configuração. Nota 7.

Honda HR-V Touring

Habitabilidade – O HR-V se assemelha bastante aos concorrentes nesse aspecto. O habitáculo garante espaço para passageiros – inclusive de estatura mais alta – e o porta-malas se destaca com 431 litros de capacidade. É fácil entrar e sair do modelo e há bons nichos para carregar objetos pessoais que precisam ficar mais à mão do motorista, como carteira, celular e chaves. Nota 8.

Acabamento – Os materiais têm boa qualidade e encaixes perfeitos, mas não há uma preocupação com luxo no interior do Honda HR-V Touring. De maneira geral, as superfícies superiores são suaves ao toque, mas os plásticos rígidos estão espalhados pela cabine. O apelo é mais racional do que estético. Nota 7.

Honda HR-V Touring

Design – Quando foi lançado, em 2015, o HR-V chamava atenção pelas linhas extremamente contemporâneas e, ao mesmo tempo, esportivas. Hoje, quase três anos depois, o desenho com o caimento acentuado do teto na parte traseira ainda se destaca, mas já é um tanto comum nas ruas. Uma característica bem marcante e que adiciona boa dose de charme é a maçaneta da porta traseira, disfarçada. A dianteira ostenta faróis grandes, esticados e pontiagudos, que dão um ar mais elegante ao carro. Nota 8.

Custo/benefício – A Honda cobra pelo HR-V Touring R$ 107.900, um tanto alto para o que o modelo oferece. Versões intermediárias de modelos concorrentes trazem mais recursos e por preço inferior e as de topo dos rivais diretos a gasolina conseguem ser mais atraentes. O problema é que custo/benefício nunca foi uma realidade nos modelos da Honda no Brasil – eles são mais caros mesmo, em função da alta credibilidade da marca no mercado. E, a julgar pelas boas vendas do HR-V, isso não chega mesmo a ser um obstáculo. Nota 6.

Total – O Honda HR-V Touring obteve 75 de 100 pontos possíveis.

Impressões ao dirigir

O Honda HR-V é um modelo que, apesar de muito vendido e já ter quase três anos de vida no Brasil, ainda se destaca nas ruas nacionais. O visual moderno e com linha de teto característica de cupê – a maçaneta escondida das portas traseiras ajuda bastante nisso – chama atenção e as rodas de liga leve de 17 polegadas com detalhes em preto, aliadas aos vincos bem marcados, emprestam uma ideia de esportividade que nem condiz muito com o trem de força, mas agrada.

Honda HR-V Touring

A altura do SUV compacto é boa o suficiente para garantir conforto no interior, mas não exige grande esforço para entrar no carro. O porta-malas é espaçoso tanto para uma viagem quanto para as compras de supermercado e alguns itens tecnológicos facilitam a vida do motorista na hora de lidar com o trânsito das grandes metrópoles. Outros, porém, têm sua ausência sentida e de fato fazem falta para melhorar a experiência a bordo. Caso, por exemplo, de um acabamento mais condizente com a etiqueta de preço acima de R$ 100 mil e a chave-canivete adotada, comum em modelos que custam menos da metade desse valor. Uma chave presencial que possibilitasse a abertura das portas e a partida do motor pelo toque de um botão seria esperável. 

O motor 1.8 de 140 cv é forte o suficiente para movimentar o modelo com certo vigor na cidade. A transmissão CVT, porém, desanima um pouco na hora de exigir mais força do SUV. Retomadas e ultrapassagens ficam um tanto insossas e, mesmo ao recorrer ao modo esportivo do câmbio, que simula sete marchas, não há sobras. A única diferença é que a transmissão cria pontos fixos em uma relação que é contínua, mas seu desempenho não chega a ser substancialmente alterado.

Honda HR-V Touring

A direção elétrica é digna de elogios. Seu comportamento se adequa a cada situação: nas manobras de estacionamento, é tão leve que se gira o volante com apenas um dedo, mas conforme a velocidade aumenta, se torna mais firme para garantir a precisão. Nas curvas, o HR-V se sai bem com seu acerto de suspensão mais para rígido. As rolagens de carroceria até aparecem, mas são tão sutis que chegam a passar despercebidas pelos passageiros. Porém, convém lembrar que a proposta do modelo não é a esportividade e também que não se trata de um trem de força que instigue tanto o motorista a levar o carro aos seus limites.

Ficha técnica

Honda HR-V Touring

MotorGasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.799 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável de válvulas e comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio tipo CVT. Tração dianteira com controle eletrônico de tração
Potência máxima139 cv a 6.300 rpm com etanol e 140 cv a 6.500 giros com gasolina
Torque máximo17,3 kgfm a 4.800 rpm com gasolina e 17,4 kgfm a 5 mil giros com etanol
Diâmetro e curso81 mm x 87,3 mm
Taxa de compressão11,5:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson. Traseira com barra de torção. Oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus215/55 R17
FreiosDiscos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD
CarroceriaUtilitário em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos. Tem airbags frontais, laterais e de cortina de série
Peso1.279 kg
Capacidade do porta-malas431 litros
Tanque de combustível51 litros
ProduçãoSumaré, São Paulo
Lançamento no Brasil2015
Itens de sérieLuzes diurnas, lanternas em led, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro, câmara de ré, farol de neblina, retrovisores elétricos com indicador de direção, rebatimento elétrico dos retrovisores e função tilt down no lado do passageiro, rack de teto, ar-condicionado digital, freio de estacionamento elétrico, banco traseiro reclinável e bipartido, display multimídia com tela de 7 polegadas touchscreen com navegador GPS, entrada HDMI e duas conexões USB, computador de bordo, controle de cruzeiro, revestimento dos bancos em couro, sistema de áudio AM/FM com CD player CD/MP3/WMA, volante multifuncional, retrovisor interno com antiofuscamento, alarme, controle remoto na chave para travamento das portas e fechamento dos vidros elétricos, assistente de partidas em aclive, sistema de fixação de cadeirinha de bebê
PreçoR$ 107.900
Opcional da unidade testadacor branca perolizada (R$ 1.500)
Preço totalR$ 109.400

Honda HR-V Touring

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/CZN