O cientista Tony Stark, interpretado pelo ator Robert Downey Jr. nos filmes da série cinematográfica “Homem de Ferro”, é um bilionário pernóstico e egocêntrico, que esbanja poder e força. Mas tem duas fraquezas comuns à maioria dos homens: mulheres belíssimas e carros sensacionais. Em “Homem de Ferro 3” – o mais recente filme da série, lançado em 2013 –, além de jogar charme para beldades enquanto tentava salvar o mundo, o protagonista ainda apresentou ao mundo uma joia da indústria automotiva mundial: o Audi R8 Coupé V10 plus, o produto mais parecido com um carro de corrida oferecido pela marca das quatro argolas. Agora, a nova geração do modelo de alta performance acaba de chegar ao Brasil. Segundo a Audi, o superesportivo foi “redesenvolvido do zero”. A versão de topo de R8 vem equipada com um motor V10 5.2 FSI de brutais 610 cv e 57,1 kgfm, capaz de acelerar o carro de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h. “Esse é o modelo de produção mais rápido e potente já criado pela nossa marca, oferecendo alto desempenho e emoção para quem dirige”, afirma Johannes Roscheck, o novo presidente e CEO da Audi do Brasil. Por aqui, o preço é tão imodesto quanto Tony Stark – parte de R$ 1.170.990.
Com 10 cilindros em V, o motor central-traseiro 5.2 FSI do R8 Coupé V10 plus, além de arrancar suspiros dos apreciadores da tecnologia automotiva, é um dos mais bonitos produzidos pela indústria mundial. Ciente desses atributos estéticos do “powertrain”, o R8 o deixa exposto, sob uma tampa de vidro transparente, logo atrás do habitáculo. A transmissão é uma S tronic de sete velocidades e o sistema de tração integral Quattro, tradicional da marca, aparece em uma versão recém-aprimorada, de última geração. A distribuição de torque se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro. A carroceria é composta por mistura de diversos materiais, como alumínio e polímeros reforçados de fibra de carbono. O R8 V10 plus tem peso em ordem de marcha de 1.580 kg – é 50 kg mais leve que seu antecessor, apesar da dose extra de equipamentos e da maior rigidez torcional, que aumentou 40%. E a suspensão duplo A é do tipo utilizado em carros de corrida.
Em termos de design, o novo R8 Coupé V10 plus não faz feio. Muito pelo contrário. O capô é extenso e o perfil tem linhas fluidas, com um entre-eixos relativamente curto. A linha de cintura musculosa conecta as caixas de rodas. Na traseira, as lanternas e as entradas de ar se conectam. As duas saídas de escapamento têm design trapezoidal e o vidro traseiro oferece uma clara visão do compartimento do motor iluminado. O R8 traz ainda um aerofólio traseiro fixo feito de CRFP – um polímero de fibra de carbono reforçado. Com 4,42 metros de comprimento, 1,24 m de altura e distância entre-eixos de 2,65 m, as dimensões mudaram muito pouco em relação à geração anterior. A largura tem agora 1,94 m, apenas 4 cm a mais que no antecessor. As proporções e as formas do R8 se assemelham às de um carro de corrida e ficaram ainda mais pronunciadas. As quatro argolas enfeitam a ponta do capô e a grade com design estilo colmeia é ampla. As luzes diurnas trazem elementos verticais que replicam as estruturas das entradas de ar e enfatizam a largura do carro. Os faróis a laser são equipamento de série do modelo e, segundo a Audi, iluminam duas vezes mais que faróis de leds comuns. A marca garante que os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro. A iluminação a laser é ativada a partir de 60 km/h, para complementar a atuação dos altos fachos de leds. Uma câmera inteligente, com sistemas de sensores, detecta outros motoristas e ajusta os padrões de iluminação para não ofuscá-los.
Por dentro, a proposta é que quem se sente atrás do volante do novo R8 se sinta como um piloto de corridas. Todas as funções são direcionadas para o motorista e permitem uma operação simples mesmo em condições extremas – sem que seja preciso tirar as mãos do volante. Os bancos esportivos com apoio de cabeça integrado oferecem excelente suporte lateral. O botão start-stop e o seletor do drive select ficam no volante multifuncional. Há ainda um botão para controlar o sistema de escape, deixando o esportivo com um ronco ainda mais poderoso, e um seletor que ajusta o coeficiente de atrito para três diferentes condições de rodagem: seco, molhado ou neve. O virtual cockpit apresenta todas as informações ao motorista em sua tela de 12,3 polegadas com gráficos elaborados. O motorista pode alternar entre diferentes modos de tela e ainda ajustar o painel de instrumentos digitais de acordo com suas preferências. No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque. A operação do sistema é feita por meio do volante multifuncional ou pelo seletor sensível ao toque no console central. O design tridimensional das saídas de ar também remete aos carros de corrida. O console sobre o túnel central traz o terminal do MMI, bem como o renovado seletor de marchas da transmissão S tronic. O MMI Touch concentra sistema de navegação, Bluetooth e interface para smartphones. E o Audi connect ainda permite conectar um smartphone ou tablet pelo sistema integrado de Wi-Fi.
Em termos de equipamentos de série, o R8 Coupé V10 plus também ostenta. Por dentro, além do ar-condicionado automático, oferece bancos dianteiros esportivos elétricos com ajuste pneumático, aquecíveis e revestidos de couro Napa fina com costuras padrão diamante, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, volante esportivo multifuncional com base plana, sistema keyless go, pedaleiras e descansa pé de alumínio e detalhes de carbono brilhante. E o sofisticado sistema de som Bang & Olufsen também é de série. Já o exterior traz side blades, acabamento das soleiras das portas e capas dos retrovisores de carbono brilhante, espelhos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecíveis e rodas de alumínio de 20 polegadas calçadas com pneus 245/30 R20. Para quem esbanja potência, segurança é fundamental. O R8 é equipado com airbags frontais, laterais e de cabeça, alarme, cinto de segurança com sensor de afivelamento, assistente para luz alta, faróis a laser, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, freios de cerâmica na dianteira e na traseira, direção dinâmica, rodas com parafusos antifurto, sistema start-stop, monitoramento de pressão dos pneus e o sistema Audi magnetic ride, que ajusta a rigidez da suspensão por meio de campos magnéticos.
Para que não se diga que tudo é de série no R8 Coupé V10 plus, a lista de opcionais existe – mas inclui apenas bancos estilo concha, costuras contrastantes dos bancos e a pintura Azul Arara, como no modelo das fotos. Juntos, os três opcionais disponíveis acrescentam R$ 36 mil ao preço final, que chega então aos inacreditáveis R$ 1.206.990.
Primeiras impressões
Ligeiras impressões
Indaiatuba/SP - Para testar um carro de corrida, nada como um autódromo. Ciente disso, a Audi apresentou o novo R8 Coupé V10 plus no Autódromo Fazenda Capuava, na cidade paulista de Indaiatuba, distante 70 km da capital paulista. A apresentação incluiu apenas três voltas no circuito travado, de cerca de 3 quilômetros de extensão. Depois de breves instruções dadas por pilotos de corrida profissionais contratados pela marca, chega a hora de colocar a balaclava e o capacete e entrar no carro. Além de orientações sobre o correto tangenciamento das curvas em pistas de corrida, as dicas dos pilotos incluíram uma sugestão preciosa: pisar de forma progressiva no acelerador e no freio. Afinal, com tanto torque e potência em um veículo tão leve, as reações a qualquer pisada afobada nos pedais podem ser inesperadas.
Ainda que o motorista tenha toda a informação sobre o torque e a potência oferecidos pelo motor 5.2 FSI V10, é impossível não se surpreender com a sensação quando se pisa pela primeira vez até o fundo do acelerador. O som do propulsor V10 aspirado é poderoso e a impressão é que se está em um foguete. As costas do motorista se afundam profundamente no banco. Para quem está atrás do volante, a percepção é de que se está em um videogame. A forma com que o R8 Coupé V10 plus acelera é tão absurdamente rápida que nem parece o mundo real – e o uso do capacete reforça a falsa impressão de virtualidade. Mas a experiência na pista da Fazenda Capuava é real – e a realidade pode ser perigosa. Por isso, depois de ultrapassar os 200 km/h na reta dos boxes sem que o carro faça menção de reduzir a intensidade da aceleração, é necessário acionar os freios progressivamente para conseguir fazer a curva seguinte. Hora dos freios a disco de cerâmica nas quatro rodas mostrarem serviço. Felizmente o “foguete” se mostra bem controlável nas curvas e permite sair de forma acelerada na próxima reta, como convém quando se pilota em um autódromo.
Dirigir um veículo tão instigante em via pública – com regras de trânsito, outros veículos ao lado e sem “zebras” ou áreas de escape nas curvas – deve ser bem menos divertido. O R8 Coupé V10 plus nem tenta ser um carro racional, a começar pelo preço de R$ 1.170.990. Mas, sem dúvida, é um brinquedo divertidíssimo para milionários extravagantes.
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Bruno Guerreiro