A General Motors resolveu atirar para todos os lados. Na apresentação da linha 2016 da Chevrolet S10, a montadora americana decidiu atacar de forma sistemática todos os subnichos possíveis do segmento de picapes médias. A marca criou nada menos que quatro novas configurações, sem que nenhuma das três já existentes fosse aposentada: Advantage, Chassis Cab, Freeride e High Country, sendo que LS, LT e LTZ continuam em linha. Freeride e High Country, sempre com cabine dupla, chegam imediatamente ao mercado e são voltados à parte superior da gama. Já as versões Advantage, de cabine dupla, e Chassis Cab, sem caçamba, que só chegam ao mercado a partir de agosto, estão na outra extremidade.

Linha 2016 da Chevrolet S10

A versão High Country é baseada na versão com o mesmo nome que costuma indicar a versão de topo entre as picapes da Chevrolet no mercado norte-americano. Ela focada no mercado do luxo e se torna bem oportuna porque é no andar de cima que a crise é menos aguda. A partir da LTZ, o Centro de Design da marca desenvolveu alguns acessórios para sacudir o visual da S10. O santantônio integrado aos trilhos  da capota marítima, que corre toda a borda da área de carga, nivelou capô e caçamba e emprestou mais robustez ao conjunto. Ela ainda ganhou um aplique frontal, como se o para-choque fosse de impulsão, rodas aro 18 e maçaneta cromada na tampa traseira. Os demais detalhes são todos originados na versão LTZ.

Chevrolet S10 High Country

Além de valorizar o porte, a ideia era ressaltar o lado requintado da picape. Daí trazer um acabamento interno idêntico ao da Trailblazer LTZ. Revestimento em couro preto nas portas, apoio de braço e base dos bancos e em couro marrom com pesponto amarelo nas áreas de assento e encosto. A lista de equipamentos é bem completa. Tem ar digital, sistema multimídia com GPS, câmara e sensor de ré, controle de estabilidade, tração e descida de rampa. A High Country é sempre cabine dupla com motor turbodiesel de 200 cv, câmbio automático de seis marchas e tração 4X4 com reduzida. Ela custa R$ 163.800, exatos R$ 9.250 a mais que a versão LTZ.

Chevrolet S10 High Country

A Freeride segue a lógica de incluir os equipamentos mais óbvios para quem quer uma picape com algum conforto e estilo, mas com preço mais em conta. A rigor, ela é uma LT incrementada com alguns recursos, como capota marítima, santantônio, sensor e câmara de ré. Ela sai a R$ 95.340, ou R$ 4.450 a mais que o modelo básico com a mesma motorização 2.5 litros com injeção direta de gasolina, 206 cv e transmissão manual de seis marchas.

Chevrolet S10 High Country

Individualmente, as versões High Country e Freeride devem responder por até 7% da linha S10. Atualmente isso significaria cerca de 200 unidades por mês, já que no primeiro semestre, a média de vendas da S10 foi de pouco menos que 3.200 unidades mensais. Esse volume é quase 25% inferior à média do ano passado, que ultrapassou as 4.200 unidades mensais. E é essa queda que explica essa movimentação da GM. Mesmo que sua picape média esteja em uma posição confortável em relação às rivais – a Toyota Hilux vende 15% menos e a Ford Ranger, a terceira colocada, quase a metade.

Chevrolet S10 High Country

Esse cenário pode ser alterado – a favor da Chevrolet – com os dois modelos prometidos para agosto/setembro e que chegam para fazer volume na linha. Eles não têm preços definidos, mas a seguir a tradição das versões Advantage, o preço deve ser fixado perto dos R$ 75 mil – entre 8 e 10% menos que a versão básica, a LS com cabine dupla e motor 2.4 flex. A Chassis Cab, cabine simples sem caçamba, deve ficar em torno de R$ 65 mil. Com estas quatro novas configurações, junto com as três já existentes, a S10 deve cobrir os sete cantos do segmento de picapes médias e reafirmar a liderança que já ostenta há 20 anos.

Chevrolet S10 High Country

Primeiras impressões

Indaiatuba/São Paulo – Enquanto a High Country é pensada para o dono da fazenda, a Freeride é direcionada para o capataz. Mas nem a pompa com que foi apresentada a nova versão top da linha ofuscou o fato  que a S10 não mudou na essência. O que não é necessariamente ruim. Tanto que a nova versão top da S10 só tem a mais o visual, mais robusto e moderno. Além do visual, o investimento da GM foi na vida a bordo. O acabamento em couro abrange, inclusive, o apoio de braços entre os bancos dianteiros, o que ampliou as superfícies macias no interior – que, para um carro acima de R$ 160 mil, recorre demais a plástico duro no acabamento.

Chevrolet S10 High Country

Outra melhora perceptível foi no isolamento acústico. Dinamicamente, a única alteração notável são as novas rodas aro 18, com pneus 265/60. Ajuda um pouco na estabilidade do modelo, principalmente nas retas, mas transmite mais trepidações no habitáculo. Ela fica mais à vontade no asfalto liso, quando os 200 cv do motor turbodiesel podem ser melhor explorados.

Chevrolet S10 High Country

Durante o teste, feito no Campo de Provas de Cruz Alta, da GM, a caçamba vazia facilitava as saídas de traseira nas curvas mais fortes. Tratava-se da pista D1, que reproduz, de forma crítica, as rodovias brasileiras. Ali, o controle eletrônico de tração foi bastante demandado. Uma outra parte do teste foi feita na pista off-road, no mesmo complexo, que estava um tanto “ensaboada” pela chuva dos três dias anteriores. Ali, os mesmos pneus de uso misto que ajudam no asfalto, atrapalham na hora de enfrentar a lama. Rapidamente eles ficam com os sulcos preenchidos, o que logo cria dificuldade no off-road.

Chevrolet S10 High Country

A outra versão apresentada pela GM foi a Freeride, animada pelo motor 2.5 litros, com injeção direta de combustível e 206 cv. Com esta potência, certamente faz falta o controle eletrônico de estabilidade. Apesar de os pneus que calçam as rodas sejam 245/70 R16, a Freeride quase não flutua. O novo acerto de suspensão se mostrou bem eficiente no modelo – ela é cerca de 300 kg mais leve que a High Country, que tem 2.139 kg em ordem de marcha.

Chevrolet S10 Freeride

O interior da Freeride parece um tanto despojado, ainda mais depois de visitar o habitáculo da High Country. Os plásticos rígidos estão lá em profusão e os tecidos do revestimento é um tanto rústico. A rigor, tem tudo que se espera de uma picape média intermediária: ar, trio, direção, mas sem qualquer glamour.  

Ficha técnica

Chevrolet S10 2016

Motor (High Country)Diesel, dianteiro, longitudinal, 2.776 cm³, turbo, com intercooler, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira com 4X4 e reduzida com acionador eletrônico. Controle eletrônico de tração e assistente de partida em rampas. 
Potência máxima200 cv a 3.600 rpm
Aceleração 0-100 km/h10,3 s
Velocidade máxima180 km/h
Torque máximo51 kgfm a 2 mil rpm
Diâmetro e curso94,0 mm X 100,0 mm
Taxa de compressão16,5:1

Chevrolet S10 High Country

Motor (Freeride)Gasolina e etanol, dianteiro, longitudinal, 2.457 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando variavel de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível
TransmissãoCâmbio manual de seis marchas à frente e uma a ré. Tração traseira
Potência máxima197 cv a 6.300 rpm com gasolina e 206 cv a 6 mil rpm com etanol
Torque26,3 kgfm com gasolina e 27,3 kgfm com etanol a 4.400 rpm
Aceleração 0-100 km/h9,5 s com gasolina e 9,1 s com etanol
Velocidade máxima163 km/h
Diâmetro e curso88 mm X 101 mm
Taxa de compressão11,3:1
SuspensãoDianteira independente, com braços articulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e pressurizados e barra estabilizadora. Traseira com feixe de molas semielípticas de dois estágios e amortecedores hidráulicos e pressurizados. Possui controle de estabilidade na versão High Country. 
Pneus245/70 R16 (Freeride) e 265/60 R18 (High Country)
FreiosDianteiros por discos ventilados e traseiros a tambor. ABS com EBD de série
CarroceriaPicape montada sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares. Com 5,35 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,80 m de altura (1,90 m na versão High Country) e 3,10 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série
Peso1.828 kg (2.139 kg na versão High Country)
Capacidade da caçamba1.570 litros
Tanque de combustível80 litros
ProduçãoSão José dos Campos, Brasil
Lançamento da geração no Brasil2012. 

Itens de série e Preços

Freeridear-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico, piloto automático, capota marítima, santantônio e central multimídia com câmera de ré
PreçoR$ 95.340
High Countryadiciona faróis em cromo escurecido, aplique no para-choque dianteiro, estribos laterais, rodas de liga leve de 18 polegadas, frisos cromados na base dos vidros das portas, lanternas em leds, rack de teto com barras longitudinais e transversais, banco do motorista com regulagem elétrica, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento e volante multifuncional. 
PreçoR$ 163.800.  

Autor: Eduardo Rocha (Auto Press)
Fotos: Eduardo Rocha/Carta Z Notícias e Divulgação