No início dos anos 90, quando os primeiros Hyundai e Kia desembarcaram no Brasil, muita gente “torceu o nariz”. Na época, os produtos automotivos importados da Coreia do Sul eram, em muitos aspectos, inferiores aos produzidos no mercado brasileiro – e o padrão automotivo nacional na época estava bem abaixo do atual. Duas décadas depois, os carros sul-coreanos são considerados de alto padrão e bastante respeitados por aqui. Desde 2009, quando a Chery lançou no Brasil o SUV Tiggo, as marcas chinesas ocuparam o mesmo “degrau” onde os sul-coreanos estavam nos anos 90. Traziam veículos de qualidade questionável e, para ter competitividade, tinham de oferecer preços mais baixos que os nacionais e um volume maior de equipamentos. Com o lançamento do T5, que chega em março às concessionárias nacionais, a JAC Motors mostra que esta disposta a mudar de status. Com fornecedores globais de peças, sistemas e até de design, o utilitário esportivo chinês pretende encarar os concorrentes “made in Brazil” de frente. E já está definido como o primeiro JAC a ser produzido na fábrica brasileira da cidade baiana de Camaçari.
Depois de debutar no Brasil no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2014, o novo SUV da JAC chega para se posicionar abaixo do médio T6, que começou a ser importado para o Brasil em abril do ano passado. O estilo ressalta a robustez, como é típico dos utilitários esportivos, com um design bem contemporâneo. Na frente, a grade cromada em forma de trapézio é formada por grossas travessas. O capô ressaltado e o para-choques envolvente, que traz integradas as luzes de neblina, reforçam a percepção de força. As luzes diurnas de leds ressaltam os farois trapezoidais e agregam algum requinte estético. Na lateral, a cintura alta e as linhas fluidas dão continuidade à sensação dinâmica inspirada pelo capô. A coluna C mais larga reforça o aspecto “parrudo”. E na traseira, a tampa do porta-malas é “bojuda” e se harmoniza bem com o conjunto ótico horizontalizado, com formas assimétricas. O pequeno aerofólio na extremidade do teto se encarregada de dar uma pitada a mais de esportividade. Frisos cromados sobre o para-choque e nas molduras de saídas de escape buscam “enobrecer” o visual.
Por dentro, o T5 cumpre o “dever de casa”. O destaque é kit multimídia, item de série no “pack 3”, com “mirror link” e tela de 8 polegadas. O sistema incorpora uma câmara de ré, também incomum em carros dessa categoria, além de conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card. A função “Link” permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablets através do touchscreen da tela. O sistema opera aplicativos como o Waze e ainda permite verificar e-mails, acessar o Facebook ou visualizar o álbum de fotos do celular. Além do multimídia, também se destaca no interior o quadro de instrumentos com seus dois grandes mostradores hexagonais – velocímetro e contagiros. O volante é multifuncional e permite comandar as funções do rádio e atender o celular sem tirar as mãos do volante. O ar-condicionado é digital e automático. Tomadas USB e HDMI podem utilizadas para espelhamento do telefone celular no kit multimídia. O porta-malas, com generosos 600 litros, é um dos destaques do T6.
Os preços do T6 variam de acordo com o nível de equipamentos, já que o trem de força é sempre com o motor flex 1.5 16V VVT acoplado ao câmbio manual de seis marchas – a versão com transmissão CVT está prevista apenas para agosto. Começam em R$ 59.990 na versão básica, passam pelos R$ 64.990 da intermediária e chegam aos R$ 69.990 da atual versão “top”, batizada pela JAC Motors de “pack 3” – que, pelo menos até abril, será a única disponível. Nessa faixa abaixo dos R$ 70 mil, os concorrentes escolhidos pela JAC são as versões básicas dos utilitários esportivos Renault Duster e Ford Ecosport. Mas a marca chinesa acredita que possa também roubar clientes de modelos urbanos com pretensões “aventureiras”, como Citroën Aircross, Renault Sandero Stepway, Hyundai HB20X e Volkswagen CrossFox. É provável que o T5 também incomode os compatriotas Chery Tiggo e Lifan X60. Segundo informações do Grupo SHC, que representa a marca no Brasil, o T5 lidera o segmento de SUVs compactos no mercado chinês, com 15 mil unidades mensais. Por aqui, as ambições são mais modestas – esperam vender em 2016 cerca de 200 unidades/mês.
Primeiras Impressões
Bertioga/SP - Desde que a JAC Motors começou a operar no Brasil, há cinco anos, o marketing da empresa sempre buscou valorizar a qualidade de seus produtos. Mas, algumas vezes, os primeiros produtos trazidos pela marca não ajudavam muito o departamento de marketing. Não é o caso do T5. O novo SUV da JAC não deixa a desejar em relação aos concorrentes principais, que são as versões básicas – abaixo dos R$ 70 mil – dos modelos Renault Duster, Ford Ecosport e Citroën Aircross. Por fora, o visual é moderno e simpático. No habitáculo, os plásticos são duros, sem “soft-touch”. Mas não é possível perceber queda de padrão em relação aos que aparecem no Ford Ecosport ou no Renault Duster. O padrão de acabamento também é similar aos concorrentes – sem requinte, mas sem avareza explícita. Nessa versão “top”, por enquanto a única disponível, os bancos são revestidos em couro. E os equipamentos oferecidos são bastante funcionais, principalmente em termos de conectividade.
Dinamicamente, o carro oferece um comportamento honesto. Não chega a permitir arroubos de esportividade, mas também não parece sofrer de anemia. Com três passageiros e sem bagagem, cumpriu sem resfolegar demais o circuito de ida e volta entre as cidades paulistas de Guarulhos e Bertioga, com direito à descida e subida da serra. O isolamento acústico não chega a ser nenhum primor, mas nada que incomode. Ao contrário do que sempre foi comum aos veículos chineses, a suspensão não é excessivamente “molenga” e o T5 consegue fazer curvas velozes sem meter medo. O consumo, segundo a JAC, é “Nota A” no Inmetro. No geral, a impressão é que o novo SUV pode até se mostrar uma alternativa interessante para o consumidor brasileiro. Independentemente de se tornar ou não um sucesso de vendas, o T5 pelo menos quebra um paradigma dos carros chineses no mercado nacional – ser mais barato que a concorrência não é seu maior atributo.
Ficha técnica
JAC T5
Motor | A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.499 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas na admissão. Injeção multiponto sequencial |
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Transmissão | Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira |
Potência máxima | 125 cv e 127 cv a 6 mil rpm com gasolina e etanol |
Diâmetro e curso | 75 mm X 84,8 mm |
Taxa de compressão | 10:1 |
Aceleração 0-100 km/h | 10,8 segundos |
Velocidade máxima | 194 km/h |
Torque máximo | 15,5 kgfm e 15,7 kgfm a 4 mil rpm com gasolina e etanol |
Suspensão | Dianteira independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade |
Pneus | 205/55 R16 |
Freios | Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS e EBD |
Carroceria | Utilitário em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,32 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,62 m de altura e 2,56 m de distância entre-eixos. Oferece airbag duplo de série |
Peso | 1.210 kg |
Capacidade do porta-malas | 600 litros |
Tanque de combustível | 45 litros |
Produção | Hefei, China |
Lançamento no Brasil | 2016 |
Itens de série e Preços
Pack 1 | Ar-condicionado digital e automático, vidros das quatro portas, trava central e retrovisores elétricos, alarme antifurto, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema Isofix, sensores de estacionamento, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, computador de bordo, faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático, banco traseiro bipartido 60/40 e banco do motorista com ajuste de altura |
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Preço | R$ 59.990 |
Pack 2 | Pack 1 + rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina dianteiros e traseiros, rack no teto, assistente de partidas em rampas e controle eletrônico de estabilidade |
Preço | R$ 64.990 |
Pack 3 | Pack 1 e 2 +bancos revestidos em couro, kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas e câmara de ré |
Preço | R$ 69.990 |
Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Carta Z Notícias