No final de 2015, quando lançou no Brasil a terceira geração do furgão médio Vito, a Mercedes-Benz buscava expandir sua participação no mercado de veículos comerciais. E o porte do veículo era parte importante dessa estratégia. Suas medidas compactas – 5,14 m de comprimento, 2,25 m de largura (incluindo retrovisores), 3,20 m de distância entre-eixos e 1,91 m de altura – são semelhantes às das em picapes médias de cabine dupla. Além do tamanho, a versatilidade também é reforçada pelo peso. Por ter PBT menor que 3.500 kg, o Vito pode ser dirigido por motoristas habilitados na categoria “B”, ao contrário das vans maiores de 3.500 kg, caso da Sprinter, que exigem categoria “C”.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo

Sua versão topo de linha, a Tourer 119 Luxo, incorpora tecnologias automotivas incomuns no segmento. Entre elas, sistemas de monitoramento de cansaço – Attention Assist –, de assistência de partida em rampa – Hill Start Assist – e de assistência em caso de ventos laterais – Crosswind Assist. Além deles, o Vito traz o programa eletrônico de estabilidade ESP – que inclui ABS, sistema de controle de tração, servofreio de emergência e sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem. A direção eletricamente assistida de série também é inédita no segmento no Brasil.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo

Em termos de segurança passiva, o Vito também não faz feio. Quando há uma frenagem mais abrupta, as luzes de freio adaptativas entram em ação e piscam em ritmo acelerado para alertar os veículos que vêm atrás. Além de airbags frontais, há cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis em altura em todos os bancos. Em quatro assentos da van, é possível prender as cadeiras de criança com fixações Isofix. De acordo com a Mercedes, a célula de sobrevivência do Vito é fabricada com ligas de aço de grande resistência, e que as amplas zonas de deformação controlada, na dianteira e traseira, absorvem parte das forças de impacto, protegendo os passageiros.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo

A Vito topo de linha Tourer 119 Luxo 7+1 é movida por um motor 2.0 turbo flex de 184 cv e torque de 30,6 kgfm acoplado a um câmbio manual de seis marchas, de série em todas as versões. Os bancos são revestidos em courino e contam com inclinação individual. Além disso, a van incorpora volante multifuncional, painel de instrumentos mais completo, farol de neblina, rodas de liga leve e para-choque na cor do veículo, assentos com encosto reclináveis para passageiros, banco para motorista e acompanhante com regulagem de altura, profundidade e inclinação do encosto. Produzida em Gonzales Catan, na Argentina, a versão Tourer 119 Luxo 7+1 do Vito é oferecida nas concessionárias de caminhões da Mercedes-Benz por R$ 162 mil.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo

Primeiras impressões

Furgão de passeio

São Bernardo do Campo/SP - Achar uma boa posição para dirigir o Vito Tourer 119 Luxo é fácil. Há regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção. A visibilidade é favorecida pela ampla área envidraçada da van. A direção elétrica de série, que varia a assistência de acordo com a velocidade, facilita bastante as manobras de estacionamento. Apesar do tamanho da Vito, motoristas de carros comuns precisam de pouco tempo ao volante para se acostumar com ela. No compartimento de passageiros da versão topo de gama da nova van, o padrão de acabamento é alto para o segmento. Os seis bancos são removíveis, o que permite flexibilidade de utilização – se necessário, é possível aumentar o espaço disponível para transporte de bagagens.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo

Em termos de desempenho dinâmico, o motor 2.0 turbo flex dá contas do recado, sem deixar nada a desejar. No trânsito urbano de São Bernardo do Campo, o furgão se mostrou agradável e descomplicado de dirigir. As mais de duas toneladas do veículo parecem absolutamente imperceptíveis. O bom torque de 30,6 kgfm ajuda a acelerar facilmente e pode ser bem rentabilizado com a utilização correta do câmbio de seis marchas, que tem engates precisos. Dá para circular com desembaraço pela cidade e encarar com conforto as estradas. Para os que buscam ainda mais conforto, faz falta apenas uma versão com transmissão automática. Aguardada desde o lançamento, em 2015, ainda não teve sua chegada confirmada pela Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz Vito 119 Tourer Luxo

Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira (Auto Press)
Fotos: Estúdio Malagrine