A Saveiro, quem diria, acabou se tornando o modelo mais sofisticado da linha BX da Volkswagen, que inclui ainda o sedã Voyage e o hatch Gol. A picape é a única que dispõe do motor 1.6 16V de até 120 cv, além do tradicional 1.6 8V, de até 104 cv, presente nos demais modelos da linha, e também de recursos como controle de estabilidade e tração. O distanciamento, que já vinha sendo estabelecido pela lista de equipamentos disponíveis, agora ficou explicitado no desenho da frente, elemento que até aqui a unia visualmente ao hatch e ao sedã. Farol, para-choque, capô e grade agora são exclusivos da picape nessa nova fase da atual geração da Saveiro – chamada de G6, mas é apenas a terceira em termos de plataforma em 34 anos de fabricação. Além disso, a frente ainda muda de acordo com a versão. Um visual mais simples para a básica Robust, outro com algum requinte para as intermediárias Trendline e Highline e um terceiro mais bem trabalhado para a Cross.

Nova Volkswagen Saveiro

A lógica para este tratamento VIP que a Volkswagen resolveu dispensar à Saveiro é a de mercado. Relativamente, o segmento de picapes vem crescendo. Em 2014, a Saveiro representou 24% das vendas da família BX, com média próxima a 7 mil unidades mês. Em 2015, as 56 mil unidades da picape, ou 4.800 mensais, significaram 31% das vendas. Nos dois primeiros meses de 2016, foram perto de 3 mil por mês e 33% de participação na família. Mas além das vendas relativas crescentes, o segmento tem ótima rentabilidade. Picapes sofrem uma taxação menor, embora os preços ao consumidor sejam até mais altos que os de Gol e Voyage.

Nova Volkswagen Saveiro

A Saveiro começa em R$ 43.530, com a versão Robust, que só tem cabine simples. Esta versão é destinada ao trabalho e só recebe ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas como opcional. A Robust manteve o painel antigo, mais simples, enquanto as demais configurações ganharam o mesmo interior de Gol e Voyage. A versão Trendline fica em R$ 47.970 na cabine simples, R$ 52.739 na estendida e R$ 56.270 na dupla. Nela, o ar-condicionado é mantido como opcional ao lado de inúmeros itens, como travamento remoto, rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro e sistema de som com suporte para celular.

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A Highline, que começa em R$ 63.070, só tem cabine dupla e traz um inventário de equipamentos mais completo. Mas ainda ficam na lista de opcionais o sistema multimídia com espelhamento de celular, rodas de liga leve e capota marítima, por exemplo. A Volkswagen reservou para a versão de topo Cross os itens mais interessantes, mas que reforçam a visão de que segurança é item de luxo. Somente nela estão disponíveis o assistente de partida em rampa e os controles de tração e de estabilidade, por exemplo. De série, ela ainda traz rodas de liga leve e volante multifuncional. Ainda assim, itens como sensores de obstáculos dianteiros e traseiros ou sensores de chuva e de luminosidade só figuram na lista de opcionais e fazem engordar o preço inicial de R$ 66.110 para a cabine estentida e R$ 69.250 para a cabine dupla.

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Neste preço está incluído também o motor 1.6 16V MSI. A potência máxima é de 120 cv com etanol e 110 cv gasolina. O torque fica em 16,8/15,8 kgfm com etanol/ gasolina. As demais versões trazem o propulsor 1.6 8V que rende 104 cv com etanol e 101 cv com gasolina. O torque é de 15,6 kgfm com etanol e de 15,4 kgfm com gasolina.

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O visual também reflete esta maior sofisticação da versão Cross. Ela traz conjunto ótico com dupla parábola e luzes de seta quadrangulares. A grade é no estilo colmeia com detalhes em cromado. Nas entradas de ar sob o para-choque, o mesmo padrão em colmeia se repete e nas laterais os faróis auxiliares também são quadrangulares, enquanto a saia dianteira é pintada em prata. Highline e Trendline seguem um mesmo padrão visual. As duas repetem o farol da Cross, mas a grade é composta por finas barras horizontais. A entrada de ar sob o para-choque é trapezoidal, o que modifica o formato das luzes auxiliares. A básica traz o mesmo para-choque das versões intermediárias, mas sem pintura e sem janela para os faróis auxiliares. Os faróis são de uma só parábola, conjugados com luzes de estacionamento e de seta.

Primeiras impressões

Teste sob medida

Tudo que uma montadora quer é que se impregne por toda a linha a imagem da versão de topo. Mesmo quando os equipamentos mais interessante ficam restritos somente à configuração mais completa. Foi por isso que, na apresentação da Saveiro, a Volkswagen “bolou" um roteiro para pôr à prova os melhores recursos da picape compacta. No caso, sistema de tração e de estabilidade presentes na versão Cross. Mesmo porque, a Saveiro não passou por nenhuma mudança mecânica ou estrutural nessa nova fase. Mudou apenas o visual e o sistema multimídia, que ficou mais completo e amigável.

Nova Volkswagen Saveiro

Na bateria de testes dinâmicos, um remetia ao famoso “Teste do Alce”, em que o motorista é obrigado a fazer um desvio abrupto, como para evitar a colisão com um quadrúpede parado no meio de uma estrada. Este era para colocar o controle de estabilidade em ação. Outro incluía um slalom a 70 km/h seguido por um trajeto entre cones bem apertado e avaliava o controle de tração. Um terceiro, com teste para o ABS, foi só para tirar melhor proveito da estrutura da pista de testes da fabricante de pneus Bridgestone, em São Pedro, interior de São Paulo.

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Antes disso, porém, foi cumprido um trajeto de quase 200 km, que incluía um trecho de terra, para colocar em ação o diferencial com bloqueio eletrônico, também exclusivo da Cross. Em todo o percurso, a picape se mostrou sólida, estável e impressionantemente silenciosa. Além de ter a maneabilidade de um carro de passeio – até por ser derivada de um –, a Saveiro mostra qualidades capazes de seduzir consumidores de outros tipos de automóvel. Conforto, espaço e comportamento dinâmico para isso ela tem.

Nova Volkswagen Saveiro

Ficha técnica

Volkswagen Saveiro

Motor 1.6Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico
Potência máxima101 cv com gasolina e 104 cv com etanol a 5.250 rpm
Torque máximo15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm
Diâmetro e curso76,5 mm x 86,9 mm
Taxa de compressão12,1:1
Aceleração de 0 a 100 km/h10,7 segundos (CS e ES) e 10,9 segundos (CD)
Velocidade máxima172 km/h (CS e CE) e 174 km/h (CD)
PesoEntre 1.025 kg e 1.117 kg
TransmissãoCâmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
Motor 1.6 (Cross)Bicombustível, 1.598 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico
Potência máxima110 cv e 120 cv a 5.750 rpm com gasolina e etanol
Torque máximo15,8 kgfm e 16,8 kgfm a 4 mil rpm com gasolina e etanol
Diâmetro e curso76,5 mm X 86,9 mm
Taxa de compressão11,5:1
Aceleração de 0 a 100 km/h10 segundos
Velocidade máxima181 km/h
PesoEntre 1.119 kg e 1.129 kg
TransmissãoCâmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Controle eletrônico de tração
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira interdependente com braços longitudinais. Controle eletrônico de estabilidade
Pneus205/60 R15
FreiosDiscos ventilados na frente e discos atrás. Oferece ABS com EBD de série e ABS off-road
Carroceria cabine simples e estendidaPicape compacta em monobloco com cabine simples, duas portas e dois lugares. Com 4,47 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,52 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Airbags frontais
Carroceria cabine duplaPicape compacta em monobloco com cabine dupla, duas portas e cinco lugares. Com 4,49 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,56 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Airbags frontais. 
Capacidade da caçamba924 litros (CS), 734 litros (CE) e 580 litros (CD)
Tanque de combustível55 litros
ProduçãoSão Bernardo do Campo, São Paulo

Preços

Versão Robust R$ 43.530 (CS)
Versão Trendline R$ 47.970 (CS), R$ 52.739 (CE) e R$ 56.270 (CD)
Versão Highline R$ 63.070 (CD)
Versão Cross R$ 66.110 (CE) e R$ 69.250 (CD)

Autor: Eduardo Rocha (Auto Press)
Fotos: Divulgação