A fama de carro de trabalho não foi conquistada à toa. A nova família do Fiorino italiano, além de trazer a versatilidade já conhecida das gerações anterior, incorpora novidades, apesar de não ter crescido em tamanho. A capacidade continua sendo de até 2,8 metros cúbicos e até 660 kg de carga. O design do exterior e o do interior foram renovados. Há também novas opções de motorização e sistemas tecnológicos e de segurança.

As linhas externas estão mais modernas e dinâmicas do que nunca. Os faróis estão localizados na parte superior, para obter uma melhor iluminação, e o para-choque dianteiro foi redesenhado seguindo o padrão da linha de veículos comerciais da Fiat. A área de carga é quadrada e é acessível através de duas portas que se abrem até 180° e são equipadas com alças verticais. O assento do passageiro pode ser dobrado completamente para baixo, resultando em um espaço para carga objetos até 2,5 metros de comprimento.

Nova Fiat Fiorino

O interior ficou mais moderno e confortável. Os raios do volante agora abrigam os controles de rádio e podem ser revestidos em couro. O sistema de entretenimento é equipado com um rádio com tela de colorida de cinco polegadas. Também estão disponíveis o navegador, Bluetooth, USB e entrada AUX e MP3 player.

Nova Fiat Fiorino

A gama de motores no mercado europeu é composta por dois movidos a diesel, de 80 cv ou 95 cv, e dois a gasolina de 70 cv ou 77 cv. Todos são equipados com uma série de dispositivos como o Start/Stop e óleo com viscosidade mais fina, permitem uma melhor eficiência energética. O câmbio é automatizado de cinco marchas. Com esse conjunto, o veículo alcança médias de até 25 km/l, desempenho de acordo com o que o segmento necessita.

Nova Fiat Fiorino

O novo Fiorino também está disponível em duas variantes: a de carga e a de passageiros, com três níveis de equipamentos cada. O modelo custa a partir de 12 mil euros, aproximadamente R$ 41 mil. Não há previsão de a nova geração ser vendida no Brasil, pois se trata de um carro exclusivo para o mercado europeu. Por aqui, o modelo comercial da Fiat é baseado no Uno. 

Primeiras impressões

Versatilidade agradável

Turim/Itália – O trecho de estrada impressionou positivamente pela qualidade e conforto que o Fiorino proporciona. Lembra muito o modo de condução do Fiat 500L, guardadas as proporções. A visibilidade é excelente, assim como o espaço, independentemente da versão ser de carga ou passageiros. Em perímetro urbano, não há qualquer desconforto com o tamanho do carro, mesmo em ruas mais apertadas. O Fiorino é esguio e muito ligeiro, mesmo para um veículo comercial.

Nova Fiat Fiorino

Tudo parece ter sido muito bem estudado antes de ser aplicado no modelo. O conjunto de motor/câmbio parece que vive o casamento perfeito, assim como o sistema de direção, preciso e progressivo quando necessários. Os freios são adequados para o desempenho do carro – mas, em situações extremas, poderia ser um pouco mais eficiente. O isolamento acústico é exemplar e nem parece que se trata de um veículo com foco em trabalho, tamanho o cuidado nesse aspecto.

Nova Fiat Fiorino

O novo Fiorino mostra como um carro pode evoluir de geração em geração. Em algumas ocasiões, ele consegue proporcionar momentos em que o motorista esquece que se trata de um carro de trabalho. É excelente de ser guiado, bem-acabado e recheado de acessórios que facilitam a convivência por períodos longos. Uma das melhores opções para veículos de trabalho. 

Autor: Carlo Valente (do infomotori.com/Itália)
Fotos: Divulgação