As picapes estão em um momento excelente. E nem se trata de um segmento novo. Entre as médias, quase todas ganharam novas gerações recentemente ou, pelo menos, reestilizações profundas, com ganhos tecnológicos consideráveis. E outros modelos se preparam para chegar às ruas. Caso da Mercedes-Benz Classe X e da Renault Alaskan, ambas construídas sobre a mesma plataforma da Nissan Frontier. A representante da marca francesa chegará ao Brasil em 2018. A produção que vai suprir os mercados ao redor do mundo ficará por conta de três fábricas, na Espanha, no México e na Argentina. Desta última, virão os modelos para o mercado brasileiro.

Renault Alaskan

Para pegar pesado, a capacidade de carga é de uma tonelada e pode rebocar até 3,5 toneladas. Para atrair um número maior de clientes, a expectativa é ter a produção modelos com cabine simples e dupla, chassi-cabine e chassi alongado. Visualmente, as mudanças externas em relação à Frontier não são muitas. Exceto pelas rodas de liga leve diamantadas e as barras de teto. Por dentro, as diferenças aparecem no volante, painel de instrumentos e padrão do acabamento. Atrás, o design é igual, exceto pela distribuição interna das luzes da lanterna. Na frente, a Renault adotou sua grade tridimensional com o losango da marca evidenciado ao centro. O desenho dos faróis também muda.

Renault Alaskan

São 5,32 metros de comprimento, ou 7 centímetros a mais que a Frontier, em função de sua frente ser mais inclinada – isso também diferencia o ângulo de ataque, de 30°, 3° a menos que na picape da Nissan. Tem ainda 1,85 m de largura, 1,86 m de altura e 3,15 m de entre-eixos. A Alaskan tem suspensão independente de braço duplo na dianteira e eixo rígido na traseira, com cinco braços e molas helicoidais, e também um seletor para configurar a tração entre 4X4 e 4X2.

Renault Alaskan

O motor é um motivo de orgulho para a Renault, porque a marca francesa forneceu o propulsor de entrada para a marca japonesa. Trata-se de um turbodiesel de quatro cilindros 2.3 litros e que, na versão de entrada da picape média, rende 158 cv e 41,1 kgfm de torque, disponíveis entre 1.500 e 2.500 giros. Com dois turbos, ele passa a render 190 cv e 45,9 kgfm. Há ainda uma opção a gasolina, um 2.5 litros também de 158 cv, mas com 23,8 kgfm de torque. As transmissões são manual ou automática de seis relações e existem opções de tração traseira ou 4X4.

Primeiras impressões

Buenos Aires/Argentina – As cabines das picapes evoluíram bastante nos últimos anos. A Nissan Frontier seguiu esse movimento também, mas o contato com a Renault Alaskan mostra que o modelo da Nissan ainda aposta em um visual mais rústico e focado nas atividades profissionais. A Renault deu à sua primeira picape média uma aparência melhor e um toque um pouco mais charmoso, apesar do desenho ser praticamente o mesmo. A mudança está nos materiais, mais refinados.

Renault Alaskan

Partida sem chave, ar-condicionado de duas zonas, central multimídia com tela sensível ao toque sensores crepuscular e de chuva, câmara de ré, controles dinâmicos de segurança controle de cruzeiro, luzes automáticas, sensores com câmara de ré, vidros e retrovisores elétricos e a presença do couro nos revestimentos dá ao modelo um interior bem parecido com o de um SUV familiar. O sistema de tração garante a segurança em terrenos irregulares e inclusive em neve. Ao mesmo tempo, o sistema de suspensão foge um pouco do padrão adotado em picapes e faz os passeios se tornarem mais confortáveis.

Renault Alaskan

É claro que seu tamanho avantajado não deixa o motorista esquecer que se trata de uma picape média. A arrancada é boa e mais suave do que normalmente se tem em uma picape média a diesel. O motor move com competência a picape e, exceto pelas dimensões e pela necessidade de uma vaga maior para estacionar, a Renault Alaskan pode muito bem cumprir o papel de um utilitário esportivo familiar. Mas a marca francesa precisa fazer um bom trabalho de marketing em cima do modelo, já que não possui tradição nesse tipo de segmento.

Autor: Marcelo Palomino (Autocosmos.com) e Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Divulgação