Quando surgiram, os utilitários esportivos se baseavam em picapes. Hoje, as picapes médias é que trazem características dos SUVs. Elas mostram que também podem ser confortáveis para uso diário sem perder suas identidades funcionais. É nesse ponto que a Ssangyong Actyon Sports se enquadra, e muito bem. Em sua versão 2017, o modelo segue buscando novos adeptos, ainda mais depois da renovação mecânica: agora, a picape tem um novo motor 2.2 litros que atende às normas do Euro 4, suspensão com elementos mais robustos e melhorias nos equipamentos interiores.
A Actyon Sports deriva de dois SUVs da Ssangyong: o Kyron e o Actyon tradicional – que foram substituídos pelo Korando, Tivoli e XLV. Na nova picape, o que se vê é uma frente mais integrada à parte da cabine e uma área de carga que também busca uma “harmonia” com o restante do carro. Na versão Deluxe, as rodas de 18 polegadas de cor preta dão uma aparência mais esportiva. A grade, renovada em 2012, tradicional e sóbria, tem estilo pouco defasado de comparada, por exemplo, à nova Rexton 2018 que já carrega a nova identidade visual da marca.
Em relação às dimensões, o tamanho da Actyon Sports compreende 4,99 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,79 m de altura e uma distância entre-eixos de 3,06 m – a caçamba pode carregar até 800 kg. Com essas medidas, a picape compete com outros modelos médios que carregam 1 mil kg, como a Mitsubishi L200, por exemplo.
Por dentro, a Actyon Sports parece estar mais próxima ao mundo dos SUVs do que das picapes. Ao longo de suas renovações, foram melhorados alguns polímeros e acabamentos que, hoje, configuram um estilo diferenciado, especialmente na zona central do cluster, que está disposto de forma cursiva. Os retoques cromados nas saídas de ar condicionado e alguns acabamentos em alumínio estabelecem um visual agradável dentro do habitáculo.
Mecanicamente, o modelo 2017 da picape traz, no lugar do antigo 2.0, um novo motor 2.2 litros turbodiesel com injeção direta e turbina de geometria variável. Entrega 178 cv de potência e 40,79 kgfm de torque – o motor anterior tinha 154 cv e 31,71 kgfm. O novo propulsor pode ser associado a uma transmissão manual de seis velocidades ou a uma automática que também tem seis marchas.
De série, todas as Actyon vêm com vidros elétricos, comandos do rádio no volante, espelhos elétricos com calefação, travas centralizadas com comando a distância, computador de bordo e apoio de braços traseiros. Além disso, tem ainda airbags e fixação Isofix.
Primeiras impressões
Perfil padrão
Santiago do Chile – Como em toda picape, a suspensão feita para carregar peso não colabora muito com a estabilidade. A carroceria da Actyon Sports rola caso haja um “abuso” nas curvas. As trocas de marcha são cômodas, mas percebe-se certo trabalho voltado para uso em carga, com marchas que precisam de algum tempo para entrar.
Com respeito à suspensão Heavy Duty, há qualidade no amortecimento. Isso se percebe melhor nas interações da Actyon com terrenos acidentados, já que esse sistema eleva a altura em 1 cm. A Ssangyong declara o consumo da picape perto dos 9,7 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.
Autor: Jorge Beher/Auto Press - Colaboração: Victor Alves/Auto Press
Fotos: Divulgação