A Euro NCAP divulgou recentemente os resultados de mais uma bateria de testes com carros lançados nos últimos meses na Europa, incluindo a nova geração da Dacia Duster. E o resultado acabou sendo bem negativo, com o veículo tendo uma avaliação de apenas 3 estrelas, de 5 possíveis.
O relatório completo dos testes de segurança que foram feitos com o veículo indica um aproveitamento de 70% na proteção de ocupantes adultos e foi penalizado pelo peito do motorista severamente afetado na simulação de impacto frontal contra barreira deformável
Outros dados que constam no relatório indicam 84% na proteção dos ocupantes infantis, 60% na proteção de pedestres e 57% nos sistemas de assistência.
No quesito de proteção oferecida para os adultos em situações de impacto frontal, o carro conseguiu um total de 11,4 pontos. Já quando a batida for lateral, a nota obtida foi de 12 pontos. Em ambos os casos a nota máxima é de 16 pontos. No caso de resgate e extração de passageiros em caso de acidentes, o veículo conseguiu 1,2 pontos dos 4 possíveis.
Desta nova bateria de testes, além do Duster, o modelo Swift da Suzuki também acabou tendo um desempenho considerado baixo, recebendo apenas 3 estrelas.
Já os modelos Mercedes-Benz Classe E, Volkswagen Passat, Skoda Superb, Skoda Kodiaq, BMW X2 e os Renault Espace e Rafale alcançaram nota máxima de 5 estrelas.