Qualquer modelo de volume tem um portfólio recheado de versões, para atrair os mais variados públicos. Nem sempre o intuito delas é somar vendas à linha: é preciso também apostar em configurações “de vitrine”, também conhecidas como aspiracionais, que sirvam de chamariz para atrair consumidores às outras variantes e até outros modelos da marca. No caso do Sandero, cujo desempenho surpreendeu em junho e fechou o mês como o terceiro carro mais vendido do Brasil, a Renault lançou em maio a edição especial Racing Spirit, da linha RS do hatch. A esportividade é a mesma em movimento, mas o apelo visual foi reforçado com adereços estéticos exclusivos, com direito até a numeração da série no console central. 

O Sandero RS Racing Spirit traz de série pneus Michelin PS4 associados a rodas de 17 polegadas, com pinças de freio e a parte central pintadas em vermelho. A cor vermelha está também no contorno inferior do para-choque específico com desenho das lâminas em estilo F1, espelhos retrovisores, difusor e nova faixa lateral com a inscrição “Racing Spirit”.

Renault Sandero RS

Por dentro, uma placa numerada, localizada perto do câmbio, identifica o número de série da edição Racing Spirit, que é limitada a 1.500 unidades. O revestimento do teto é preto e a cor vermelha está nos aros dos difusores de ar laterais e no contorno do velocímetro, além das costuras e faixas dos bancos. Com acabamento “black piano”, o painel central e as maçanetas internas complementam a linha de adereços chamativos – destacada pela intensa combinação das cores preta e vermelha.

Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport Cars, em conjunto com as equipes do estúdio Renault Design América Latina e do centro Renault Tecnologia Américas, o Sandero R.S. tem motor 2.0 aspirado que descarrega 150 cv e 20,9 kgfm quando abastecido com etanol. O câmbio manual tem seis velocidades e relações curtas, para aumentar a esportividade. Com isso, a velocidade máxima fica em 202 km/h e o zero a 100 km/h se dá em apenas 8,0 segundos. Chama atenção ainda a instigante relação peso/potência: 7,74 kg/cv.

Renault Sandero RS

Há três modos de direção para que o condutor escolha. O “Standard” é o mais seguro para uso diário, com os controles de estabilidade e tração ligados e sem exigirem intervenções do motorista. No “Sport”, o pedal do acelerador entrega respostas mais rápidas, o ronco do motor fica mais agressivo e a desaceleração é mais lenta. Já o “Sport+” desliga os controles dinâmicos de estabilidade e tração e permite desfrutar ao máximo a condução esportiva. Para acioná-lo, é preciso pressionar longamente o botão R.S., localizado no console central. O modelo, no entanto, mostra-se um brinquedo de adulto um tanto caro: o preço sugerido é de R$ 66.400. Mas a sua exclusividade no segmento de hatches compactos vale alguma coisa. Afinal, a esportividade do segmento atualmente vem sendo inserida, quando não apenas esteticamente, a partir de motores 1.0 turbinados – que não chegam a entregar o mesmo desempenho do Sandero RS. 

Ponto a ponto

Desempenho – Os 150 cv máximos do 2.0 que movimenta o Sandero RS Racing Spirit são mais que suficientes para entregar um desempenho instigante. O próprio zero a 100 km/h do carro, cumprido em apenas 8,0 segundos com etanol, comprova isso. O torque máximo de 20,9 kgfm só dá as caras aos 4 mil giros, mas bem antes disso a versão RS do hatch compacto já esbanja vigor. É possível escolher ainda entre três modos de condução: Standard, Sport e Sport+ e a união do motor com o câmbio manual de seis marchas é boa, mas os engates não são tão precisos. Nota 8.

Estabilidade – A suspensão esportiva e exclusiva da versão, associada tanto à direção eletro-hidráulica tunada pela Renault Sport Cars quanto ao sistema de freios a disco nas quatro rodas, garante esse aspecto. A configuração RS ainda traz controle eletrônico de estabilidade, o que garante uma dose extra de segurança. Nota 8.

Renault Sandero RS

Interatividade – A essência do Sandero é a de um modelo popular. É claro que por se tratar de sua configuração de vitrine, alguns comandos aparecem exclusivamente nela, mas nada que atrapalhe a convivência com o veículo. O sistema multimídia é bom e traz GPS. O que incomoda um pouco é o posicionamento no painel central dos comandos do piloto automático e dos vidros elétricos traseiros. A alavanca satélite localizada atrás do volante, para controlar as músicas, rádio e áudio do Media Nav, pode parecer estranha em um primeiro momento, mas com o uso cotidiano se mostra mais funcional até que botões no próprio volante, já que facilita o uso em curvas longas, por exemplo. Nota 8.

Consumo – No caso do Renault Sandero, desempenho definitivamente não combina com eficiência energética. A configuração RS foi testada pelo Programa de Etiquetagem Veicular do InMetro, que aferiu médias de 5,9/7,6 km/l com etanol na cidade/estrada e 8,3/10,8 km/ com gasolina, nas mesmas condições. Sobrou as notas “E” na categoria e “D” no geral. Mas, para garantir esse resultado, nada de ativar modo de direção esportivo e pisar demais no acelerador, ou o computador de bordo pode assustar o condutor. Nota 3.

Renault Sandero RS

Conforto – O espaço interno é um dos trunfos do Sandero, isso em qualquer uma de suas configurações. O conjunto suspensivo, apesar de mais rígido, aguenta até bem o dia a dia da buraqueira das ruas. Os bancos sustentam o corpo de forma eficaz e cinco passageiros conseguem viajar sem grandes apertos em trajetos curtos. Nota 8.

Tecnologia – O Sandero RS é o primeiro modelo da Renault Sport, divisão esportiva da marca francesa, fabricado no Brasil. Para ganhar desempenho, sua suspensão é esportiva e o motor é um 2.0 importado da França, mas com um detalhe: trata-se do mesmo propulsor que empurra as versões superiores do SUV Duster, só que calibrado para render 150 cv máximos. A central multimídia é boa, mas também equipa o modelo com o trem de força 1.0, ou seja, não é uma exclusividade da variante topo de linha. Nota 6.

Renault Sandero RS

Habitabilidade – Como o Sandero é um carro “altinho”, apesar dos apetrechos esportivos, entrar e sair do habitáculo não é um problema. Os espaços oferecidos para objetos pessoais também agradam e o porta-malas, que recebe até 320 litros, é grande para o segmento em que o modelo atua, de hatches compactos. Nota 8.

Acabamento – O Sandero RS Racing Spirit ganha uma personalidade mais esportiva não só no desempenho, mas também em detalhes do interior. Uma placa numerada, localizada perto do câmbio, identifica o número de série da edição Racing Spirit – são 1.500 unidades ao todo. O revestimento do teto é preto e a cor vermelha aparece nos aros dos difusores de ar laterais e no contorno do velocímetro, além das costuras e faixas dos bancos. Painel central e as maçanetas internas recebem plástico preto brilhante e, de maneira geral, a cabine é toda decorada na combinação rubro-negra. Nota 8.

Renault Sandero RS

Design – O “hot hatch” traz de série rodas de 17 polegadas com pinças de freio e a parte central pintadas em vermelho. A cor vermelha está ainda no contorno inferior do para-choque, espelhos retrovisores, difusor e na nova faixa lateral, que carrega a inscrição “Racing Spirit”. É de longe o Sandero mais chamativo. Nota 8.

Custo/benefício – O Renault Sandero RS Racing Spirit atua em um nicho um tanto sem concorrentes no Brasil, principalmente após o fim das vendas do Fiat Punto T-Jet. O preço, de R$ 66.400, não é baixo. Mas o toque de exclusividade da configuração e a boa relação de 7,74 kg/cv se tornam bons apelos. Nota 6.

Total – O Renault Sandero RS Racing Spirit somou 71 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Para ver e sentir

Ao lado de um Sandero “convencional”, o RS já se destaca pelo visual inspirado na ideia de esportividade. A versão Racing Spirit exacerba ainda mais essa característica, inspirado no tal “espírito esportivo” que a edição especial defende. Na cor de carroceria preta da unidade testada, o contraste de tons rubro-negros dá um charme imponente ao hatch e o afasta da imagem de modelo popular que o Sandero carrega fortemente em suas variantes de entrada – que são as mais vistas pelas ruas.

Renault Sandero RS

Motor, câmbio, suspensão, bancos e assistência dinâmica são capazes de entregar, de fato, um comportamento esportivo. O escalonamento das marchas é progressivo e até a sexta é de aceleração – é nela que se dá a velocidade máxima do Sandero RS, de 202 km/h com etanol. O motor foi retrabalhado, mas é o mesmo 2.0 16V que equipa modelos da marca francesa há cerca de 20 anos no Brasil. No Sandero RS, no entanto, é capaz de entregar zero a 100 km/h de 8,0 segundos, uma média extremamente impactante entre os hatch compactos nacionais.

Renault Sandero RS

Acelerações e retomadas são vigorosas, assim como as arrancadas. Um detalhe que instiga o motorista é o ronco do propulsor, um convite a tentar levar o modelo aos seus limites o tempo todo. E o comportamento dinâmico impressiona. O Sandero RS se mantém extremamente neutro em curvas e retas e, mesmo com a suspensão mais firme, os ocupantes não sofrem com os desníveis das ruas brasileiras. O Sandero RS é uma boa combinação de hatch espaçoso com garantia de diversão a bordo. 

Ficha técnica

Renault Sandero RS Racing Spirit

MotorA gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial com dois mapeamentos: normal e esportiva
TransmissãoCâmbio manual de seis velocidades a frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração
Potência máxima145 cv e 150 cv com gasolina e etanol a 5.750 rpm
Aceleração de zero a 100 km/h8,4 e 8,0 segundos com gasolina/etanol
Velocidade máxima200 km/h e 202 km/h com gasolina/etanol
Torque máximo20,2 kgfm e 20,9 kgfm com gasolina/etanol a 4 mil rpm
Diâmetro e curso82,7 mm X 93,0 mm
Taxa de compressão11,2:1
SuspensãoDianteira McPherson com triângulos inferiores, molas, amortecedores e barra estabilizadora. Traseira: Tipo eixo de torção, com amortecedores e molas helicoidais. Oferece controle de estabilidade
FreiosDiscos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e 240 mm de diâmetro na traseira. Oferece ABS com assistência de partida em subidas
Pneus205/55 R17
DireçãoEletro-hidráulica com diâmetro de giro de 10,6 m
CarroceriaHatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,07 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,50 m de altura e 2,59 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal
Peso1.160 kg
Capacidade do porta-malas320 litros
Capacidade do tanque de combustível50 litros
ProduçãoSão José dos Pinhais, Paraná
LançamentoSetembro de 2015
Itens de série4 alto-falantes (3D Sound By Arkamys), sistema multimídia Media NAV Evolution com tela touchscreen 7", navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth e USB, ar-condicionado automático, banco do motorista com regulagem em altura, bancos esportivos com design exclusivo, comando de abertura das portas por radiofrequência, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, retrovisores com regulagem elétrica, travas elétricas, vidros dianteiros e traseiros elétricos e verdes, abertura interna do reservatório do combustível, abertura interna do porta-malas, banco traseiro rebatível, computador de bordo, indicador de troca de marcha e de temperatura externa, relógio, iluminação do porta-malas, indicador do reservatório de combustível da partida a frio, iluminação do porta-luvas, controlador e limitador de velocidade, sensor de estacionamento, arcos de proteção nas caixas de rodas dianteiras e traseiras na cor preta, cano de escapamento duplo, difusores de ar laterais com detalhes na cor vermelha, extrator de ar traseiro, puxador de porta na cor preto brilhante, luzes diurnas em leds, grade dianteira inferior esportiva, para-choque dianteiro exclusivo R.S., pinças de freios e calotas centrais pintadas em vermelho, placa do câmbio numerada da edição especial, proteção de soleira nas portas dianteiras, retrovisores na cor vermelha, teto interno preto, volante revestido em couro com inscrição R.S., pneus Michelin PS4, alarme perimétrico, controle eletrônico de tração, barras laterais de proteção nas portas, brake-light, controle eletrônico de estabilidade, três modos de condução e assistente de arrancada em subida. 
PreçoR$ 66.400

Renault Sandero RS

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN