Certos confortos antes disponibilizados apenas em versões de topo de categorias superiores estão ganhando cada vez mais espaço entre os modelos de entrada. Por isso, a Toyota tratou de incrementar o hatch Etios, em sua linha 2017, com a adoção de câmbio automático de quatro marchas em todas as suas configurações. E se deu muito bem. O modelo conseguiu crescer 7,2% nas vendas entre janeiro e novembro deste ano, diante de um mercado que registrou queda geral de 20,8% no mesmo período. Boa parte desse crescimento se deve à boa relação custo/benefício do carro – principalmente na variante 1.5 XLS, que traz vasta lista de itens de série, sem grandes apelos estéticos comuns às versões mais caras. No caso do Etios, tais “adereços” ficam para a configuração Platinum.

Toyota Etios XLS automático

Mas as mudanças inseridas no Etios 1.5 XLS vão bem além da retirada da embreagem. O motor – assim como o 1.3, exclusivo da versão X – deixou de ser importado e agora é produzido em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Ganhou ainda duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, balancins roletados, que substituem os antigos tuchos hidráulicos, e cabeçote redesenhado. Na mudança, a taxa de compressão foi de 12,1:1 para 13:1 e a montadora japonesa conseguiu elevar potência e torque. O 1.5 rendia de 92/96,5 cv com gasolina/etanol no tanque, mas na linha 2017 passou a entregar 102/107 cv com os mesmos combustíveis. Já o torque foi de 13,9 kgfm – tanto com gasolina quanto com etanol – para 14,3/14,7 kgfm.

O tanquinho de gasolina para as partidas foi abolido e a direção elétrica e molas e amortecedores foram recalibrados. Batentes da suspensão passaram a ser hidráulicos e, por dentro, a adoção do painel digital mudou a experiência do condutor. Trata-se de uma tela de 4,2 polegadas em TFT, dividida em duas partes. Do lado esquerdo ficam o velocímetro, mostrador de combustível e os hodômetros digitais. Do direito, as informações são configuráveis, entre dois tipos de tacômetro – em barra ou simulando um mostrador analógico –, informações sobre consumo e outros dados do computador de bordo.

Toyota Etios XLS automático

A lista de itens de série é farta. Ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos garantem o conforto do condutor. O entretenimento fica por conta da central multimídia capaz de espelhar celulares, de fábrica na configuração XLS. Por fora, rodas de liga-leve, faróis de neblina e aerofólio traseiro estão presentes, mas sem qualquer outro instrumento que favoreça a aparência. O câmbio automático ainda adiciona ao modelo controle de velocidade de cruzeiro. O preço é de R$ 60.550. Diante da concorrência com desempenho similar e sem pedal de embreagem, se mostra atraente. O próprio crescimento de 2.910 emplacamentos mensais em 2015 para 3.120 em 2016, mesmo diante da incansável retração do mercado, favorece essa interpretação. 

Ponto a ponto

Desempenho – Esse é um dos pontos altos do modelo. O câmbio automático se comunica extremamente bem com o propulsor 1.5, capaz de gerar 107 cv e 14,7 kgfm com etanol no tanque. São apenas quatro marchas, mas a transmissão é bem escalonada e não aparecem buracos na aceleração ou mesmo trancos nas trocas. Não há um arroubo de força – o torque máximo só surge em longas 4 mil rpm –, mas é difícil sentir qualquer falta de fôlego em pisos planos e sem que o carro esteja muito cheio. Nota 8.

Estabilidade – O Etios se mostra bem firme e equilibrado nas curvas e esse comportamento se estende aos momentos em que se exige mais velocidade do hatch. Apesar de bem leve, a direção é precisa e o automóvel entrega uma consistência acima da média no segmento de compactos no Brasil. Nota 8.

Toyota Etios XLS automático

Interatividade – O painel de instrumentos centralizado até já foi um problema nesse quesito. Mas ao se tornar digital passou a contar com uma visualização agradável e fácil das principais informações do veículo. A direção elétrica é bastante suave nas manobras de estacionamento e a transmissão automática tornou os passeios ainda mais confortáveis para o condutor. O câmbio tem trocas de marchas suaves e os comandos estão bem situados, todos de uso intuitivo. Nota 8.

Consumo – O Etios hatch com motor 1.5 litro e câmbio automático registrou consumo de 8,1/9,2 km/l na cidade/estrada com etanol e 11,9/13,2 km/l nas mesmas condições com gasolina no tanque. Ganhou nota A em sua categoria e B no geral na avaliação do InMetro, com  1,74 MJ/km de consumo energético. Nota 8.

Toyota Etios XLS automático

Conforto – O Etios é um hatch compacto. Ou seja, não dá para esperar tanto de seu espaço interno. Quatro ocupantes viajam com alguma tranquilidade se houver generosidade da parte dos ocupantes dianteiros. A suspensão é firme, mas as imperfeições do piso não chegam a afetar o bem-estar do habitáculo. O isolamento acústico deixa um pouco a desejar em ultrapassagens e retomadas repentinas, mas isso é um pouco comum no segmento. Nota 7.

Tecnologia – O Etios é montado em uma plataforma criada especialmente para o carro, em 2010. A central multimídia é bem moderna e o painel digital, além de estiloso, utiliza a mesma tecnologia de alta resolução aplicada nos modelos da Lexus e no híbrido Toyota Prius. Mas itens de segurança como controles eletrônicos de estabilidade e tração, que estão cada vez mais ganhando espaço entre os compactos, não estão no pacote nem como opcionais. Nota 7.

Toyota Etios XLS automático

Habitabilidade – Não existem tantos porta-objetos na cabine, mas há espaço suficiente para guardar objetos que normalmente precisam estar próximos do condutor. O porta-luvas é espaçoso e com abertura superior e o porta-malas, de 270 litros, está na média do segmento. Nota 7.

Acabamento – O Etios XLS não chega a ser requintado, mas detalhes em preto brilhante e o estofado em couro com costura clara transmitem certo charme à cabine. A disposição das saídas de ar-condicionado é um tanto confusa e até inadequada: há uma localizada à esquerda, mas em função da centralização do painel de instrumentos, três estão à direita. Esteticamente, não é tão interessante. E nem funcional. Nota 7.

Toyota Etios XLS automático

Design – O visual é antiquado e esse nunca foi um chamariz do modelo. Tem certo ar de década de 1990, mas sem qualquer apelo vintage. Nem há qualquer intenção aparente de deixar a versão XLS com um aspecto mais contemporâneo. Até as rodas de liga leve, prateadas e com oito raios, parecem velhas. Nota 4.

Custo/benefício – O Etios XLS é vendido por R$ 60.550, já com transmissão automática de quatro marchas. Brigam com ele poucos hatches compactos de volume com transmissão automática. Caso do Nissan March 1.6 SL CVT, por R$ 59.220, o Chevrolet Onix LTZ a R$ 59.990. Os valores são bem semelhantes e, nessa hora, a Toyota acaba levando vantagem pela forte credibilidade que já conquistou no mercado nacional. Nota 8.

Total – O Toyota Etios XLS somou 72 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

O Toyota Etios XLS causa reações bem distintas para quem conduz e apenas observa o modelo. O visual – que já chegou cansada e antiquado mesmo em seu lançamento no Brasil, em 2012 – decepciona demais pela total ausência de aspectos contemporâneos ou mais atraentes aos olhos de quem valoriza questões estéticas nos automóveis. Em contrapartida, basta analisar sua lista de equipamentos e seu desempenho em movimento para se deparar com uma racionalidade que faz dele uma boa opção entre os hatches compactos vendidos no país.

Toyota Etios XLS automático

Não se trata da configuração topo de linha – esse posto fica com a Platinum, que adiciona cerca de R$ 4 mil a mais na conta por adereços visuais. Mesmo assim, o Etios XLS já se mostra bem equipado na comparação direta com o segmento. A central multimídia é eficiente, capaz de espelhar celular, e o painel digital centralizado se destaca não só pela beleza, mas também por sua funcionalidade. É bem fácil verificar a velocidade do veículo e a iluminação é bem charmosa.

Na rua, o Etios 1.5 XLS se sai bem tanto em tráfego urbano quanto no rodoviário. Na cidade, o fato do torque máximo só estar disponível em 4 mil giros faz com que ele se mostre menos ágil na cidade. Nada que o prejudique tanto, mas definitivamente não é o compacto mais instigante nesse quesito. Na estrada, ultrapassagens e retomadas são favorecidas pela boa relação entre o câmbio automático de quatro marchas e o propulsor. Mas, nessas horas, a cabine é invadida pelo ruído do motor, um pouco incômodo.

Toyota Etios XLS automático

O Etios se dá bem nas curvas. As rolagens de carroceria não são sentidas e a suspensão, um pouco mais firme, ajuda a mantê-lo em equilíbrio. A direção é bem leve em velocidades baixas, mas sua firmeza aparece conforme o velocímetro sobe. Decepciona um pouco a ausência de controle de estabilidade e tração no carro, apesar de se posicionar acima dos R$ 60 mil. Mas uma coisa é certa: o Etios XLS não instiga muito a vontade do motorista de pisar fundo no acelerador.

Ficha técnica

Toyota Etios XLS automático

MotorA gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.496 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico
TransmissãoCâmbio automático de quatro marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração
Potência máxima102 cv com gasolina e 107 cv com etanol a 5.600 rpm
Torque máximo14,3 kgfm com gasolina e 14,7 kgfm com etanol a 4 mil rpm
Diâmetro e curso75 mm X 84,7 mm. 
Taxa de compressão13,0:1
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com rodas semi-independentes, com eixo de torção e molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade
Pneus185/60 R15
FreiosDiscos ventilados na frente e tambores atrás
Carroceriahatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares, com 3,78 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série
Peso965 kg
Capacidade do porta-malas270 litros. 
Tanque de combustível45 litros
ProduçãoSorocaba, Brasil
Lançamento mundial2010
Lançamento no Brasil2012
Itens de sérieaerofólio traseiro, retrovisores elétricos, painel digital, abertura interna do tanque de combustível, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, trava elétrica com comandos na chave, computador de bordo, direção e vidros elétricos, Isofix, controle de velocidade de cruzeiro, desembaçador do vidro traseiro, volante multifuncional, abertura elétrica do porta-malas, retrovisores com luzes de direção integradas, grade dianteira com acabamento cromado, rodas de liga-leve de 15 polegadas, volante revestido em couro, faróis de neblina e sistema de áudio com função MP3, entrada USB, bluetooth e espelhamento de smartphone. 
PreçoR$ 60.550

Toyota Etios XLS automático

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/CZN