Qualquer produto que se pretenda vender tem sua imagem valorizada. Mesmo quando o que se vê não é necessariamente condizente com a realidade. No mercado automotivo não é diferente. A aposta em versões de segmentos de entrada com visual esportivo são boas provas. A Volkswagen, por exemplo, sempre tratou de embutir uma ideia de robustez e esportividade em sua gama. E isso vale também – até com uma atenção especial – para os projetos mais antigos e que poucas atenções recebem da marca alemã no Brasil. Caso do Fox, que segue em sua primeira geração há 13 anos. O hatch “altinho” já tinha em seu portfólio a configuração apimentada Pepper, com motor 1.6 de 120 cv – o propulsor de entrada do médio Golf – e tecnologias como controle eletrônico de estabilidade de série. Mas, recentemente, adotou uma nova variante, mais em conta. Com ela, o marketing da marca alemã quer atrair consumidores que são seduzidos pela imagem esportiva, porém não têm poder aquisitivo para investir em motorizações mais potentes. Trata-se do Fox Run.

Volkswagen Fox Run

Na nova série especial do Fox, a ideia de esportividade passa longe do trem de força. O Fox Run utiliza o veterano motor 1.6 de 104 cv com etanol oferecido nas configurações de entrada com motorização 1.6 da marca no Brasil. O torque máximo é de 15,6 kgfm em 2.500 rpm e a transmissão, sempre manual de cinco velocidades. Controles de estabilidade ou tração não entram sequer na lista de opcionais e não há qualquer mudança dinâmica em relação às outras versões com o mesmo motor.

A série é oferecida, segundo a fabricante, por tempo limitado – mas não há uma data certa para o encerramento. Baseada na intermediária Comfortline 1.6, ela acrescenta itens estéticos esportivos diferenciados, com foco no público jovem. Externamente, se diferencia por faixas laterais com a inscrição “Run”, grade dianteira tipo “colmeia” em preto brilhante, faróis e lanternas escurecidos, adesivo preto na região da placa traseira, retrovisores pintados em preto e rodas de liga leve de 15 polegadas. Por dentro, a cabine tem revestimento do teto e painel escurecidos, volante e alavanca de câmbio revestidos de couro e tapetes de carpete. Os bancos também trazem revestimento exclusivo, com apliques nas laterais e faixa central com material refletivo, além da inscrição “Run” nos encostos dianteiros.

Volkswagen Fox Run

A lista de itens de série é extensa, mas bem mais dedicada ao entretenimento e conforto do que à esportividade. Contempla ar-condicionado, sistema multimídia capaz de espelhar telefones celulares com tela de 5 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alarme, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo e faróis e lanternas de neblina. Opcionalmente, dá para adicionar câmara de ré, teto-solar elétrico, dois modelos de centrais multimídia superiores, rodas de liga leve aro 16”, controlador eletrônico de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular. Mas nada que sirva, de fato, para acelerar com mais vigor o compacto da Volkswagen. 

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 1.6 do Fox Run não chega a expressar esportividade, mas movimenta o hatch de forma satisfatória. Os 15,6 kgfm de torque máximo com etanol surgem integralmente já em 2.500 giros, proporcionando alguma agilidade e desenvoltura. O câmbio manual tem engates precisos e, de maneira geral, o Fox Run se dá bem tanto na estrada quanto na cidade. Nota 8.

Estabilidade – O Fox tem a típica suspensão firme da Volkswagen. Mas o fato de ser levemente mais alto faz com que as rolagens de carroceria chamem mais atenção do que em outros hatches. A direção, no entanto, tem relação mais direta com as rodas e peso correto em velocidades altas. Nota 8.

Volkswagen Fox Run

Interatividade – Todos os comandos ficam bem localizados no Fox. O interior, aliás, segue a linha racional comum aos modelos dos segmentos de entrada em que a marca alemã atua. Há duas opções de centrais multimídias para a versão Run, a mais cara delas com navegador GPS. A lista ainda inclui a possibilidade de contar com sensor crepuscular e de chuva e câmara de ré para manobras. É fácil lidar com o Fox Run, principalmente quando completo, com todos os opcionais. Nota 8.

Consumo – O InMetro não testou nenhuma unidade do Volkswagen Fox com motor 1.6 litro de 104 cv. No entanto, o instituto avaliou o mesmo trem de força no Volkswagen Voyage, que pesa cerca de 3% menos que o Fox. No sedã, a média foi de 7,5/9,4 km/l e 11/13 km/l na cidade/estrada com etanol e gasolina no tanque, respectivamente. O resultado rendeu nota B tanto no geral quanto na categoria. Nota 7.

Volkswagen Fox Run

Conforto – O espaço interno é favorecido pela boa altura do Fox. Quatro adultos conseguem se acomodar no interior sem apertos. O isolamento acústico é eficiente em velocidades de cruzeiro na casa dos 110 km/h e condiz com a proposta do carro. A suspensão, apesar de ser um pouco mais firme, consegue absorver boa parte das irregularidades do asfalto. Nota 8.

Tecnologia – O Fox chegou ao mercado em 2003 e, desde então, usa a mesma plataforma oriunda do Polo, de 2001. O motor 1.6 da versão Run também é antigo – versões mais caras ganham o propulsor 1.6 de 16V e 120 cv. Mas a lista de opcionais contempla itens como sensores crepuscular e de chuva e o modelo já traz de série central multimídia com espelhamento de celulares. Nota 7.

Volkswagen Fox Run

Habitabilidade – A cabine tem bons porta-objetos que facilitam o dia a dia. Há também uma gaveta sob o banco do motorista, boa para esconder itens mais valiosos. O porta-malas, no entanto, leva apenas 270 litros. Há compactos com capacidade maior. Nota 7.

Acabamento – O interior do modelo é simples, mas correto. Há plástico rígido abundante, porém com encaixes e arremates bons. Os tecidos são de boa qualidade – na versão Run, são exclusivos –, mas parecem aquém do alto valor cobrado pelo modelo. Nota 6.

Design – O desenho do Fox pouco mudou desde seu lançamento, há longínquos 13 anos. A edição especial Run adiciona alguns detalhes que a diferencia das demais, principalmente as faixas laterais, grade dianteira tipo colmeia em preto brilhante e os faróis e lanternas escurecidos. Nota 6.

Volkswagen Fox Run

Custo/benefício – A Volkswagen cobra iniciais R$ 53.740 pelo Fox Run. Com itens como teto solar, câmara de ré, controle de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve de 16 polegadas, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular, vai a R$ 61.312. A cor metálica da unidade avaliada ainda adiciona mais R$ 1.351 à conta, o que resulta em R$ 62.663. Ultrapassar a faixa dos R$ 60 mil é um tanto demais para um projeto tão antigo. Nota 6.

Total – O Volkswagen Fox Run somou 71 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir

Foco aspiracional

Criar uma série de versões de um mesmo modelo é uma estratégia típica de fabricantes que querem aumentar o potencial de vendas de determinado carro. No caso do Volkswagen Fox, no entanto, a configuração Run tem duas funções extras: embarcar no sucesso que a estética esportiva sempre fez entre os compactos e ajudar a amenizar a intensa sensação de “déjà vu” que o hatch carrega. Não resolve, mas “maquia” um pouco o visual datado que o carro tem no mercado – afinal, são 13 anos de “vida” sem qualquer grande mexida no design.

Volkswagen Fox Run

É bem fácil encontrar a melhor posição para o motorista, graças ao eficiente ajuste de altura do banco. Os comandos estão todos à mão e têm leitura simples. A visibilidade traseira poderia ser melhor, em função do vidro um tanto reduzido, mas a câmara de ré opcional – a R$ 674 – melhora a vida do condutor. Nas manobras de estacionamento, a direção elétrica é outro trunfo do carro: extremamente leve em baixa velocidade e, conforme o velocímetro sobe, ganha a firmeza necessária para transmitir segurança.

Volkswagen Fox Run

O motor 1.6 de 104 cv com etanol e 8V é antigo, mas isso não se traduz necessariamente em um desempenho que decepciona. Ao contrário. O bom torque de 15,6 kgfm com o mesmo combustível fica disponível por completo já em 2.500 rpm. Isso significa que não é necessário “esgoelar” o Fox Run para extrair dele todo o vigor que ele pode entregar. Mas, apesar da ideia de velocidade que a alcunha “Run” tenta empregar ao hatch, está longe de apresentar um comportamento de fato arisco. Esportividade, nesse caso, é apenas para os olhos. 

Ficha técnica

Volkswagen Fox Run

MotorBicombustível, 1.598 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico. 
Potência101 cv e 104 cv a 5.250 rpm com gasolina e etanol. 
Torque15,4 kgfm e 15,6 kgfm a 2.500 rpm com gasolina e etanol. 
Diâmetro e curso76,5 X 86,9 mm
Taxa de compressão12,1:1
Aceleração de 0 a 100 km/h10,6 segundos
Velocidade máxima181 km/h
Peso1.094 kg
TransmissãoCâmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Traseira por barra de torção e amortecedores hidráulicos
CarroceriaHatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,87 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 1,55 m de altura e 2,47 m de distância entre-eixos
Pneus195/55 R15
Porta-malas270 litros
Tanque de combustível50 litros
ProduçãoSão José dos Pinhais, Paraná
Itens de sérieComputador de bordo, sistema de alarme com comando remoto, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, ar-condicionado, chave tipo "canivete" com comando remoto, coifa e manopla da alavanca de transmissão em couro sintético, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, faróis e lanternas de neblina, gaveta sob o banco do motorista, porta-luvas com iluminação, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, porta-malas com abertura por controle remoto, tomada 12V no console central, vidros e travas elétricos, direção elétrica, banco traseiro rebatível (encosto e assento), volante multifuncional revestido em couro, aerofólio traseiro na cor do veículo, retrovisores pintados em preto, rodas de liga leve aro 15", sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema de entretenimento com espelhamento de celulares. 
Preço básicoR$ 53.740
Opcionais da unidade avaliadaCor azul metálica, rodas de liga leve aro 16" com pneus 195/50 R16, teto solar, câmara de ré, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular. 
PreçoR$ 62.663

Volkswagen Fox Run

Autor: Márcio Maio (Auto Press)
Fotos: Isabel Almeida/Carta Z Notícias