A adoção de motores menores com turbocompressores para ganhar potência e economia de combustível – o chamado “downsizing” – tem se popularizado cada vez mais no Brasil. No segmento de hatchs médios, o próprio Golf foi o precursor da prática ao adotar o 1.4 TSI, enquanto seus concorrentes utilizavam motores maiores e aspirados. Dessa vez, o hatch da VW incorpora o motor 1.0 TSI, semelhante ao do Up, mas reajustado para render 125/116 cv com etanol/gasolina e 20,4 kgfm de torque com ambos os combustíveis. Disponibilizada apenas com câmbio manual de seis velocidades, a versão Comfortiline 1.0 TSI torna-se uma variante intermediária entre as já existentes Comfortline 1.6 MSI – a versão de entrada da linha – e a Highline 1.4 TSI.
A mágica dos números do motor tricilíndrico com injeção direta e turbo é bem mais complexa do que parece. Para extrair 21% a mais de torque e 19% mais de potência em relação ao Up, a Volkswagen executou diversas mudanças em seus componentes. O turbo trabalha com maior pressão, totalizando 1,3 bar. Para suportar a pressão extra, foi preciso adotar uma nova carcaça, feita agora de liga de aço. O rotor da turbina também foi revisto e agora é feito de níquel e cromo. O ponto de combustão do motor foi ligeiramente atrasado, passando a render mais torque em baixas rotações. A junta de cabeçote passou a ser tripla. Além disso, as válvulas de exaustão também mudaram e passam a ser preenchidas de sódio, que dissipa melhor o calor e as velas passam a ser de irídio para melhorar a mistura ar/combustível. A maior diferença fica por conta do sistema de arrefecimento, o principal empecilho para o Up desenvolver essa potência por conta do seu limitado espaço no cofre do motor. O radiador principal e o auxiliar do Golf 1.0 TSI são 68% e 170% maiores, respectivamente, para dar conta do calor gerado pelos 125 cv.
Com inicial de R$ 74.990, a versão Comfortline 1.0 TSI é bem recheada de série. Há sete airbags, alarme, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, central multimídia, vidros elétricos, direção elétrica, faróis de neblina, Isofix, rodas de liga aro 16” e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O modelo ainda conta com quatro pacotes de opcionais. O teto solar custa R$ 4.573, enquanto o pacote Conforto (ar digital e bancos de couro) sai por R$ 4.632. O Elegance incorpora sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor eletrocrômico, piloto automático, volante multifunção e rodas aro 17” por R$ 3.200, enquanto o Exclusive (com os mesmos equipamentos mais central multimídia com GPS e tela de 6,5” com Android Auto e CarPlay) custa R$ 9.549. Quando completo, o Golf 1.0 TSI pode custar R$ 96.944. Vale lembrar que, enquanto um carro 1.6 paga 13% de IPI, o 1.0 tem apenas 7% de tarifação, mesmo com turbo. Não fica claro se a Volkswagen repassou esse desconto aos compradores ou se aproveitou para aumentar sua margem de lucro.
Primeiras impressões
Parado na garagem de casa ou na rua, é dificílimo diferenciar o novo Golf 1.0. Tarefa para os mais atentos, que notam a saída única no escapamento e o logo TSI apenas com a letra I em vermelho, como acontece no Up. Tirando isso, trata-se apenas de um Golf de sétima geração. A litragem pequena do motor 1.0 pode criar um certo preconceito no início, mas o desenvolvimento do carro impressiona. Os 20,4 kgfm de torque, já disponíveis aos 2 mil giros, empurram com disposição os 1.223 kg do Golf.
A relação mais curta até a quinta marcha, em relação ao Up, ajuda na sensação de rapidez com que o veículo pede a próxima. Os engates são sempre macios e precisos, típicos da fabricante. O desempenho lembra bastante o do subcompacto, com suas devidas proporções. As acelerações são vigorosas e deixam qualquer um atrás do volante se esquecer de que se trata de um veículo 1.0. O comportamento é surpreendente, melhor até do que o Golf equipado com motor 1.6 MSI.
Além da maior sensação de potência, o motor 1.0 TSI proporciona suavidade e economia de combustível. O modelo já foi avaliado pelo Inmetro e obteve nota A em todos os quesitos, com médias de até 14,3 km/l, com gasolina e na estrada. Ao volante, a dinâmica afiada segue a mesma, com boas entradas e saídas de curva. A direção é leve em manobras e exibe uma precisão em movimento que impressiona. O Golf 1.0 TSI parece preparado para quebrar paradigmas. Seu motor 1.0 se revela mais que suficiente para se movimentar com destreza e ainda proporciona uma economia acima da média.
Ficha técnica
Volkswagen Golf Comfortline 1.0 TSI
Motor | Bi-combustível, dianteiro, transversal, 999 cm³, com três cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbocompressor. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível |
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Transmissão | Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira e possui controle eletrônico de tração |
Potência máxima | 125/116 cv a 5.500 rpm com etanol/gasolina |
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,7 segundos |
Velocidade máxima | 194 km/h |
Torque máximo | 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Suspensão | Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade. |
Freios | Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira |
Pneus | 205/55 R16 |
Carroceria | Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,25 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista de série. |
Peso | 1.223 kg em ordem de marcha |
Capacidade do porta-malas | 313 litros |
Tanque de combustível | 50 litros |
Produção | São José dos Pinhais (Paraná) |
Itens de série | 7 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), alerta de perda de pressão dos pneus, ar-condicionado com regulagem mecânica “Climatic”, banco traseiro com 3 apoios de cabeça, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível (1/3 e 2/3), bancos dianteiros com ajuste de altura e lombar, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros automáticos de 3 pontos (inclusive o central), coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, aquecíveis, com luzes indicadoras de direção integradas e função “Tilt down”, faróis de neblina com luz de conversão estática, fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX, freio de estacionamento mecânico com função para assistência de subida “Hill Assist”, lanterna de neblina, porta-luvas iluminado e refrigerado, rodas de liga leve aro 16”, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de entretenimento com rádio CD-Player, tela touchscreen de 6.5”, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card, conexão USB, 8 alto-falantes e comando de voz e vidros dianteiros e traseiros elétricos, com função “one touch” |
Preço | R$ 74.990 |
Opcionais | Sensores de chuva e crepuscular, espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico), controle automático de velocidade com limitador de velocidade, volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, roda de liga leve 17" com pneus 225/45 R17, sistema Infotainment "Discover Media" com rádio CD-Player, tela touchscreen de 6.5", teto solar elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas e bancos e revestimento interno em couro |
Preço completo | R$ 96.944 |
Autor: Fabio Perrotta Junior (Auto Press)
Fotos: Fabio Perrotta Junior/CZN