No caminho da Volkswagen Saveiro sempre esteve a Fiat Strada. Em números: esse ano, de janeiro a outubro, a picape compacta da marca alemã vendeu pouco mais de 64 mil unidades. Desempenho muito bom, mas o problema é que a rival emplacou o dobro de veículos no mesmo período. Em setembro último, a Volkswagen apresentou a sua versão cabine dupla, para tentar diminuir o “placar” bastante adverso – mas sem porta atrás, como a principal concorrente. Os primeiros resultados mostram uma evolução do “jogo”. Antes da cabine dupla, a Saveiro registrou uma média de 6.300 carros mensais. Em outubro, primeiro mês cheio nas vendas com a nova variante, a picape chegou quase a 8.500 emplacamentos e a cabine dupla já responde por um terço dessas vendas – cerca de 2.800 veículos. E nesse crescimento, a configuração “top” Cross aparece como grande destaque. Ela acumula 1.500 unidades/mês.

Nova Saveiro Cabine Dupla

Além do espaço extra para passageiros no banco de trás, algo que também pode ajudar a atrair novos compradores para a Saveiro Cross Cabine Dupla é a lista de equipamentos. Sai de série com volante multifuncional, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, rádio com MP3, Bluetooth e entradas USB e auxiliar e sensor de estacionamento traseiro. Destaque ainda para os dispositivos de segurança como controle de estabilidade, ABS off-road, que reforça os freios em terrenos sem pavimentação, sistema de assistência à frenagem, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistência de partida em rampa, que mantém o veículo estável por até 2 segundos depois de soltar o pedal do freio em aclives de mais de 5%.

Outro fator importante é que, ao longo de 2014, as versões topo de linha da Saveiro – Cross –, do Gol – Rallye – e mais recentemente a do Fox – Highline –, já exibem uma novidade sob o capô. Trata-se do novo motor 1.6 16V da família EA211 – a mesma do Up. Com duas válvulas a mais por cilindro em relação ao EA111, que ainda equipa as variantes Trendline e Highline da picape, o propulsor entrega 110 cv e 15,8 kgfm de torque quando abastecido com gasolina e 120 cv e 16,8 kgfm com etanol. A transmissão é sempre manual de cinco marchas.

VW Saveiro Cross

As versões com cabine dupla foram parte de um investimento de R$ 300 milhões da Volkswagen na fábrica de Anchieta, em São Paulo. A primeira fase do processo foi anunciada em 2013, no valor de R$ 250 milhões, para a ampliação e fabricação da nova Saveiro nas versões cabine simples e estendida. A segunda fase totalizou R$ 50 milhões adicionais na linha de montagem para a chegada da Saveiro cabine dupla e expandiu em mais 20% o total de produção. O montante é justificado nas alterações feitas no projeto para a Saveiro receber a cabine dupla. Uma delas é a elevação do teto em relação às demais configurações da linha Saveiro – alteração que fica “escondida” pelo novo rack no teto. Na Cross, são 1,72 m de largura, 1,55 m de altura – 4 cm a mais do que a Cross Cabine Estendida – e 4,51 metros de comprimento.

A Volkswagen também tentou abrir espaço no habitáculo. O espaço interno para a cabeça fica em 1,01 metro no banco dianteiro – 2,3 cm a mais do que nas configurações com cabine simples – e 94,5 cm no traseiro. O assento traseiro fica ainda em posição elevada em relação ao dianteiro em 9,5 cm. Atrás, há espaço para cinco ocupantes – cada um devidamente com seu cinto de segurança. Na Strada, são apenas quatro. Quem vai na traseira da Saveiro Cross CD ainda conta com vidros laterais basculantes, dois porta-garrafas de 500 ml, um porta-lata e até uma saída de 12V adicional. Já a caçamba tem 1,10 m de comprimento no assoalho e seu estepe fica posicionado embaixo do veículo – o que deixa livre um espaço total de 580 litros. As boas vendas da Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla impressionam ainda mais quando se descobre o preço: parte de R$ 61.150 e chega a R$ 65 mil com todos os opcionais.

Traseira da Saveiro Cross

Ponto a ponto

Desempenho – Na versão Cross, o motor 1.6 16V da família EA211 é, junto da cabine dupla, um dos destaques. O propulsor de máximos 120 cv – com etanol – tem um bom fôlego e movimenta a picape sem grandes esforços. Com 85% do torque já disponível logo a 2 mil rpm, a Saveiro embala e ganha velocidade com facilidade. Nas saídas de sinal e em trechos de subida, a picape de VW também mostra bastante vigor. Nota 8.

Estabilidade – A inserção de uma cabine maior e mais alta não alterou a boa dinâmica da Saveiro Cross. Sem mudanças no conjunto suspensivo, a picape permanece com a sensação de segurança de antes – mesmo em maiores velocidades. Não há dificuldade do modelo seguir a direção apontada. Acima dos 120 km/h é possível sentir uma pequena flutuação e a direção fica menos precisa. Nota 8.

Interatividade – Se acostumar com a Saveiro Cross é fácil e rápido. Os comandos mais importantes estão ao alcance do condutor e são de entendimento bem simples. O volante multifuncional agrega funções do rádio e do painel, fazendo o condutor ficar focado na estrada. O “co-piloto” Eco Comfort dá instruções ao condutor, com mensagens do tipo “ar-condicionado ligado: fechar as janelas” ou “não acionar o pedal do acelerador na partida do motor”. Ou seja, apesar de um tanto didático, dá dicas a quem dirige e ajuda a melhorar o consumo de combustível. Já os porta-objetos são justos, sem espaços exagerados, mas com capacidade suficiente para alojarem carteiras, chaves e telefones celulares. Nota 8.

Interior da Saveiro Cross

Consumo – O InMetro não aferiu nenhuma unidade da Volkswagen Saveiro Cross cabine dupla, com motor 1.6 16V. O computador de bordo acusou uma média de 8 km/l em trecho predominantemente urbano, com etanol. Um índice apenas aceitável para um motor 1.6. Nota 6.

Conforto – O acerto suspensivo da Saveiro Cross é bem justo para os ocupantes. Não há sacolejos e pancadas secas. Quem vai na frente também não sofre de falta de espaço. O que poderia melhorar é o apoio lateral dos bancos. Em curvas mais fechadas, o corpo escorrega. O isolamento acústico é eficiente e o ruído do motor só é ouvido em altas rotações. Nota 7.

Tecnologia – É na configuração Cross que reúne o que há de melhor na Volkswagen Saveiro. O motor 1.6 16V de 120 cv, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios ABS off-road, bloqueio do diferencial, sistema de som com Bluetooth, volante multifuncional e assistência de partida em rampa. Os itens podem servir tanto para quem vai usar o carro apenas para ir ao shopping ou quem realmente vai “jogar” o modelo em um “amistoso” trecho de lama. Nota 8.

Detalhe da traseira modificada

Habitabilidade – Levar cinco pessoas em uma Saveiro Cross CD não é uma alternativa das mais indicadas. Há até cintos de segurança para três passageiros traseiros, mas o espaço é reduzido. Pessoas com mais de 1,80 metro de altura vão depender bastante da boa vontade de quem se senta nos bancos dianteiros. O espaço para a cabeça é até razoável, mesmo com os bancos de trás sendo 9,5 cm mais altos que os da frente. O ocupante do meio também não terá grandes espaços para as pernas. Pelo menos quem viaja atrás tem porta-copos e tomada de 12V. E o diferencial de ser a única picape compacta que leva cinco pessoas é considerável. Ainda por cima, a caçamba ainda engole bons 580 litros. Nota 8.

Acabamento – A Saveiro Cross preserva o interior antiquado dos compactos da Volkswagen. Os plásticos se alternam entre lisos e rugosos e estão por toda parte. A unidade também não ostentava encaixes perfeitos e algumas partes do forro do habitáculo estavam descoladas. A moldura preta brilhante e o acabamento prateado do volante multifuncional ajudam no equilíbrio do interior. Nota 6.

Design – O visual da Saveiro Cross não mudou com a adição da versão com cabine dupla. O “apelo” estético aventureiro está lá com para-choques mais encorpados e caixas de rodas dianteiras em um preto fosco texturizado. O nome “Cross” está localizado sobre a grade do tipo colmeia com acabamento em preto brilhante e friso cromado. Mas o que chama bastante atenção na dianteira da picape são os enormes faróis de neblina, que ainda são envoltos em um anel cromado. Nota 7.

Visão lateral da Saveiro Cross

Custo/benefício – A Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla parte de R$ 61.150 e vem “quase” completa. De fora, só cores especiais ou metálicas, bancos em couro sintético e alguns itens, como espelho retrovisor interno eletrocrômico, limpador do para-brisa com temporizador e sensores de chuva e crepuscular. No total, a conta pode ultrapassar os R$ 64 mil. Não é possível apontar outro concorrente senão a Fiat Strada Adventure CD. Ela começa em R$ 60.780. A favor, o motor 1.8 litro de máximos 132 cv e a terceira porta para facilitar o acesso. Mas rádio com Bluetooth, volante multufuncional e bloqueio do diferencial são opcionais – e de série na Saveiro Cross. Com esses itens o valor chega a R$ 65 mil. Nota 5.

Total – A Volkswagen Saveiro Cross CD somou 71 pontos em 100 possíveis.

Saveiro com grade mais robusta

Impressões ao dirigir

Prova dos cinco

A primeira impressão da Volkswagen Saveiro Cross CD não foi atrás do volante – como o de costume. A novidade da cabine dupla instiga a andar atrás. Mas a excitação pode dar lugar a uma certa frustração. A versão cabine dupla efetivamente amplia o leque de pessoas que a Saveiro Cross consegue levar. Agora, três passageiros podem viajar na parte traseira, pois há cintos de segurança para todos.

Por não ter um acesso à traseira como a Fiat Strada CD, entrar na parte de trás da Saveiro exige um certo esforço. Uma vez instalado nos bancos traseiros, a primeira sensação que aparece é de se estar mais “altinho” que os ocupantes da frente – já que o banco é 9,5 cm mais elevado. Uma situação estranha, mas que se acostuma com o tempo. Atrás, o espaço das pernas é um tanto exíguo. Dependendo do acerto de distância do passageiro da frente ou do motorista, quem vai nos lugares traseiros pode levar a pior – situação semelhante a alguns hatches compactos. Três tripulantes adultos atrás é até possível. Mas, dependendo da compleição física dos passageiros, é preciso abrir mão do conforto. Se na traseira forem apenas crianças ou adultos magros e de baixa estatura, se acomodam sem grandes problemas.

Passada a experiência no “fundão”, chegou a hora de assumir a direção. Aí a Saveiro Cross CD não decepciona. O novo motor 1.6 16V de 110/120 cv com gasolina/etanol tem bastante vigor e com a transmissão manual com engates quase sempre precisos, é possível extrair o melhor do propulsor. A “animação” em baixas rotações ainda deixa a picape “espertinha”. Outro ponto de destaque é a estabilidade. A Saveiro Cross CD não oscila muito e, em velocidades baixas e médias, as curvas são bem contornadas. Em manobras mais sinuosas, a falta de peso sobre o eixo traseiro se faz sentir. Com a caçamba vazia, melhor mesmo é reduzir a velocidade antes de entrar nas curvas, para manter o veículo sob controle e sem sustos. Exclusividade da configuração Cross, os aparatos eletrônicos – como controle de estabilidade e tração – estão lá para garantir a “ordem”.

Volkswagen Saveiro Cross Cabine Dupla

Ficha técnica

Volkswagen Saveiro Cross CD

MotorBicombustível, 1.598 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico
Potência máxima110 cv e 120 cv a 5.750 rpm com gasolina e etanol
Torque máximo15,8 kgfm e 16,8 kgfm a 4 mil rpm com gasolina e etanol
Diâmetro e curso76,5 mm X 86,9 mm
Taxa de compressão11,5:1
Aceleração de 0 a 100 km/h10,6 segundos e 10,1 segundos com gasolina e etanol
Velocidade máxima174 km/h e 177 km/h com gasolina e etanol no tanque
Peso1.133 kg
TransmissãoCâmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Controle eletrônico de tração
SuspensãoDianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira interdependente com braços longitudinais. Controle eletrônico de estabilidade
Pneus205/60 R15
FreiosDiscos ventilados na frente e discos atrás. Oferece ABS com EBD de série e ABS off-road
CarroceriaPicape compacta em monobloco com cabine dupla, duas portas e cinco lugares. Com 4,49 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos
Capacidade da caçamba580 litros
Tanque de combustível55 litros
ProduçãoSão Bernardo do Campo, São Paulo
Lançamento1982
Lançamento da versão com cabine dupla2014
Itens de sérieABS com função off-road, controle eletrônico de estabilidade, sistema de assistência à frenagem, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistência de partida em rampa, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, travamento das portas com controle remoto, rádio com CD, MP3, Bluetooth, USB e entrada auxiliar, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador traseiro, direção hidráulica, sinalização de frenagem de emergência, ar-condicionado, alarme, travas elétricas com controle remoto e retrovisores elétricos
PreçoR$ 61.150
Opcionaisespelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, piloto automático e cores especiais amarelo e laranja
Preço completoR$ 64.106

Motor da Saveiro Cross

Autor: Raphael Panaro (Auto Press)
Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias